Pietro Fittipaldi defende mudança de categoria visando F1

De saída da Fórmula 3 europeia para correr na World Series, piloto brasileiro vê possibilidade de vencer corridas e terminar no top-3: “andei bem com o carro”

Pietro Fittipaldi, Fortec Motorsports Dallara Mercedes-Benz
Pietro Fittipaldi
Pietro Fittipaldi, Fortec Motorsports Dallara F312 - Mercedes-Benz
Pietro Fittipaldi
Pietro Fittipaldi, Fortec Motorsports Dallara F312 - Mercedes-Benz
Race 1 winner Pietro Fittipaldi, second place Harrison Newey, third place Mick Schumacher
Pietro Fittipaldi, Fortec Motorsports Dallara F312 - Mercedes-Benz
Pietro Fittipaldi
Podium: Winner Alessio Picariello, second place Pietro Fittipaldi, third place Nikita Troitskiy
Pietro Fittipaldi
Pietro Fittipaldi
Pietro Fittipaldi
Pietro Fittipaldi

Terminando em 17º lugar a temporada de 2015 da Fórmula 3 europeia, Pietro Fittipaldi resolveu dar um passo à frente na carreira. Ele irá se transferir em 2016 para a Fórmula 3.5 V8. Em um carro por volta de 300 cv mais rápido e com uma dinâmica de corrida mais próxima do que se tem na Fórmula 1, ele enxerga uma melhor possibilidade de se desenvolver.

Para ele, a mudança foi natural e o deixará mais próximo de uma vaga dentro do paddock da F1.

“Tivemos uma boa oportunidade de correr com a Fortec, que ganhou o campeonato no ano passado”, disse ao Motorsport.com.

“Fiz dois treinos no fim de 2015 com a Carlin, andei nos dois dias no top-5. Andei bem com esse carro. É um campeonato mais próximo da Fórmula 1. Tem pit stop no meio das corridas. Juntou tudo, não podia falar não. É uma boa oportunidade.”

Chateado com algumas críticas que recebeu em sua decisão de sair da Fórmula 3, ele lembrou: “o pessoal gosta de falar. Mas quantos pilotos da 3.5 foram para a Fórmula 1 nos últimos anos e quantos foram direto da Fórmula 3? Da F3 foi um só, o Max Verstappen. É só falar para esses caras que falam isso olharem essas estatísticas”. Os pilotos da Fórmula 3.5 V8 que chegaram à F1 logo após serem campeões de 2005 até hoje foram Kevin Magnussen, Carlos Sainz Jr e Robert Kubica.

“Não estou falando que a F3 não é competitiva, mas ter a oportunidade com a equipe campeã em um campeonato que levou vários para a F1 me aproxima de lá.”

“Para este ano minha meta é ganhar corridas. Acho difícil sair ganhando no início porque tem muita gente experiente. Vai ser meu primeiro ano em um carro grande e mais potente. Então, as primeiras provas vai ser tentar terminar no top-5 e depois de algumas corridas começar a tentar ganhar. Minha meta é tentar chegar entre os três melhores do campeonato e ser novato do ano.”

Título no MRF Challenge

Antes de iniciar seu trabalho na Fórmula V8 3.5, Pietro foi o campeão do MRF Challenge, um campeonato de verão no oriente. 45 pontos à frente do restante dos pilotos, ele se vê mais confiante para 2016 após a conquista.

“Foi bem legal. Obviamente ganhar um campeonato ajuda muito. É um campeonato fora das temporadas normais, então você já fica mais preparado para os campeonatos de verão.”

“Fomos e ganhamos no primeiro final de semana. Estava confiante, mas tive de me concentrar em todas as provas. Consegui ganhar, o que me deu um boost para começar a temporada da World Series 3.5.”

Para Pietro, o campeonato ajudou bastante a manter o ritmo nas férias. “Correr não é o mesmo que treinar. O MRF me convidou para a primeira corrida e acabei continuando. A primeira prova era em Abu Dhabi, uma pista importante de aprender porque a Fórmula 1 corre lá. Estive no Bahrein também. Corri com pilotos bons, e uma competição sempre te deixa mais focado.”

In this article
Gabriel Lima
Fórmula V8 3.5
Pietro Fittipaldi
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Chefe da Mercedes vê Manor com potencial de pontuar
Próximo artigo Apesar de otimista, Crutchlow se preocupa com ritmo da Honda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros