Esteban Gutierrez, promessa mexicana para a F-1, fala ao TR sobre sua carreira
Piloto revela que deseja chegar à Fórmula 1 como titular, mas quer manter seu foco neste ano somente na GP2
O México começa a retomar tempos gloriosos quando tinha a dupla de irmãos Rodriguez. Com um piloto do nível de Sergio Perez, que inclusive já pegou doois pódios nesta temporada, e de Esteban Gutierrez, uma promessa para o futuro e que corre de GP2, o país começa a olhar com outros olhos o automobilismo.
Em entrevista exclusiva ao TotalRace, o mexicano da Lotus GP, que já ganhou três corridas nesta temporada, falou se é realmente fundamental conseguir grandes resultados logo no início de uma carreira na GP2. "Creio que o mais importante a considerar é o cálculo da proporção de experiência com resultados", disse Gutierrez, que compete na categoria desde o ano passado.
O piloto comentou a temporada de Felipe Nasr, que já em seu ano de estreia conseguiu grandes resultados: "Obviamente Felipe é um piloto muito bom, tem feito uma ótima temporada, o que é algo ótimo para a equipe. Sempre é bom dois pilotos ganharem prêmios", completou Gutierrez, referindo-se ao companheiro de Nasr, Davide Valsecchi, que briga pelo título com o brasileiro Luiz Razia.
"Felipe tem conseguido fazer grande corridas, como em Hockenheim. Basicamente sua temporada tem sido muito forte. Creio que isso dá uma motivação extra aos pilotos que vem entrando na GP2", disse referindo-se que é possível se sair bem desde o início. "Em meu caso, esse é meu segundo ano, tenho experiência do ano passado, mas estou competindo contra quem já tem quatro anos na categoria, como Valsecchi e Razia, e isso é um balanço a se considerar", revelou.
Questionado sobre a ausência de pilotos mexicanos no grid por tantos anos, Esteban não soube explicar ao certo o que aconteceu para a situação ter mudado.
"Não sei qual é a razão precisa para dizer, mas basicamente hoje temos uma base de mexicanos muito boa, por isso temos de aproveitar. Em meu caso, já tenho um pé dentro na Fórmula 1. Estar lá daqui a dois anos seria magnifico. Para aproveitarmos esse gás, ter êxito lá (F-1) é muito importante".
Quando indagado se vê na Fórmula 1 como seu próximo passo, o mexicano desconversa e diz que seu foco hoje é somente a GP2: "Quero me manter focado aqui. Tenho corridas pela frente na categoria, pois isso não penso muito no próximo ano", finalizou.
Esteban Gutierrez é o terceiro colocado no campeonato da GP2 com 150 pontos ganhos. Apesar da diferença de 46 pontos para o líder Razia, ainda é forte candidato ao título.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.