Relato de classificação

F2: Crawford é pole na Holanda em classificação com três bandeiras vermelhas; prejudicado, Fittipaldi é 19º

Principal categoria de acesso à F1 chega à décima etapa da temporada 2023 de 13 previstas

Jak Crawford, Hitech GP

Red Bull Content Pool

Acompanhando a Fórmula 1 neste fim de semana na Holanda, a Fórmula 2 realiza a décima etapa da temporada 2023. E na classificação, encerrada mais cedo após três bandeias vermelhas Jak Crawford foi o mais rápido, garantindo a pole position da prova do domingo, com Dennis Hauger ao seu lado na primeira fila.

Líder do campeonato, Theo Pourchaire foi o décimo, enquanto o vice-líder, Fréderik Vesti, foi o terceiro. Já Enzo Fittipaldi não teve uma boa sessão, largando apenas em 19º nas duas provas. No sábado, teremos Pourchaire na pole position devido à inversão do top 10, com Isack Hadjar na primeira fila.

Leia também:

Na temporada 2023 da F2, são disputadas duas provas ao longo do fim de semana. Assim, o resultado do treino classificatório define o pole position da disputa principal, a última, realizada no domingo, chamada de Feature Race. Além disso, o primeiro posto da classificação rende 2 pontos.

Enquanto isso, a corrida do sábado, chamada de Sprint Race, tem seu grid definido com a inversão dos dez primeiros colocados na classificação.

A bandeira vermelha deu as caras a pouco mais de sete minutos do fim da sessão, após Daruvala perder o controle do carro e ficar parado no setor intermediário da pista. E, logo após a retomada, a classificação foi interrompida novamente, a pouco menos de 04min do fim, por causa de Correa, que rodou e ficou preso na brita.

E quando parecia que os pilotos teriam uma última tentativa, uma terceira bandeira vermelha, causada por Novalak, encerrou a sessão mais cedo. Com isso, Jak Crawford foi o mais rápido, garantindo a pole do domingo, à frente de Dennis Hauger. 

Completaram o top 10: Fréderik Vesti, Zane Maloney, Jack Doohan, Oliver Bearman, Juan Manuel Correa, Victor Martins, Isack Hadjar e Theo Pourchaire. Já Enzo Fittipaldi não conseguiu registrar uma boa volta, ficando apenas em 19º.

Aplicando a inversão das dez posições, Pourchaire é o pole position da corrida do sábado, tendo ao seu lado na primeira fila Hadjar, enquanto Fittipaldi sai da 19ª posição em ambas as corridas.

A F2 volta à pista de Zandvoort no sábado, para a primeira das duas corridas do fim de semana. A largada está marcada para 08h15, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports e da F1TV Pro.

VÍDEO: Enzo Fittipaldi abre o jogo sobre Red Bull 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias? 

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F2: Fittipaldi disputa etapa da Holanda após vitória e pódio em Spa
Próximo artigo F2 encerra corrida em Zandvoort após três voltas por chuva e acidente sem distribuição de pontos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil