Sem transmissão de provas no país, confira quem são brasileiros da F2 e F3
Pedro Piquet, Felipe Drugovich e Guilherme Samaia na F2, além de Enzo Fittipaldi e Igor Fraga na F3 recheiam grids das principais categorias de acesso à F1
Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil não terá representantes no grid da Fórmula 1. Mas isso não quer dizer que nenhum piloto esteja próximo da categoria ou que a safra não seja promissora. Perto dela, o país tem Pietro Fittipaldi e Sérgio Sette Câmara como pilotos reservas da Haas e Red Bull e AlphaTauri, respectivamente.
Além deles, nas Fórmula 2 e Fórmula 3 o Brasil tem ao todo cinco representantes, todos estreantes em suas categorias. Ambas acompanham a F1, fazendo com que tenham experiência de ver de perto como todo o circo mais famoso do mundo funciona, mesmo com as restrições impostas para evitar a Covid-19.
Mas, os fãs brasileiros não terão como acompanhar as provas do futuro do Brasil na F1, pelo menos por enquanto. Até o ano passado, as transmissões eram feitas pelo SporTV, mas, pelo menos no início dos campeonatos, elas não terão cobertura televisiva.
Conheça cada um dos pilotos e suas respectivas opiniões sobre os desafios que irão encarar em 2020.
Fórmula 2:
Guilherme Samaia
Guilherme Samaia
Photo by: Diederik van der Laan / Dutch Photo Agency
23 anos – São Paulo – SP
Equipe: Campos Racing
Campeão de 2015 da F3 Brasil Light e de 2017 da F3 Brasil
“A comunicação com a equipe é boa e isso tem sido fundamental no processo. Espero continuar aprendendo e vou buscar sempre extrair o máximo de mim e do equipamento. É no que quero pensar primeiro. Os resultados para um estreante, em uma categoria tão difícil e competitiva como a Fórmula 2, vão vir como consequência de um bom trabalho de adaptação.”
Felipe Drugovich
Felipe Drugovich, Carlin
Photo by: FIA F3
20 anos – Maringá - PR
Equipe: MP Motorsport
Campeão da MRF Challenge, Euroformula Open e F3 Espanhola, todas em 2018
“Eu ainda estou conhecendo a equipe e o carro, bem como os pneus novos, e até o momento tudo tem ido muito bem. Eu sei que ainda preciso melhorar em muitas áreas e estou me dedicando a isto.”
Pedro Piquet
Pedro Piquet, Trident
Photo by: FIA F3
21 anos – Brasília – DF
Equipe: Charouz Racing System
Bicampeão da F3 Brasil, 2014 e 2015, e vice da Toyota Racing Series em 2017
“Estou muito animado para voltar às pistas e à competição. É tudo muito novo para nós ainda, com esse regulamento dos pneus aro 18, então será um grande desafio para todos. Mas temos uma base boa do Bahrein, no começo do ano. Será um grande aprendizado, é uma categoria bem diferente do que eu era acostumado, mas quero sempre andar melhor a cada corrida, sempre evoluindo. Quero ter fins de semana limpos e marcar muitos pontos."
Fórmula 3:
Enzo Fittipaldi
Enzo Fittipaldi
Photo by: Divulgacao
18 anos – Miami – EUA
Equipe: HWA
Campeão da F4 Italiana em 2018 e vice da Fórmula Regional Europeia em 2019
“É uma nova fase especial na minha carreira, correndo nos mesmos finais de semana e nas mesmas pistas da F1. Conquistei muitas vitórias e pódios nos últimos anos, mas sei que o tamanho desse próximo desafio será ainda maior na F3. Nas últimas semanas fiz diversos treinos no simulador, além de treinos físicos e mentais com Academia da Ferrari, então estou bem preparado para essa estreia.”
Igor Fraga
Igor Fraga em Menfeild
Photo by: Divulgacao
21 anos – Kanazawa – Japan
Equipe: Charouz Racing System
Campeão da F3 Brasil de 2017, vice da F4 NACAM em 2018 e campeão da Toyota Racing Series de 2020
“Teremos um ano de muito trabalho contra equipes tradicionais e forte do automobilismo mundial. Mas estamos confiantes de que vamos alcançar bons resultados dentro das nossas perspectivas. Apesar da sua importância, a Fórmula 3 FIA é ao mesmo tempo uma categoria-vitrine e uma escola. E neste primeiro ano minha maior meta será aprender ao máximo. Eventuais bons resultados serão consequência disso.”
Direto do Paddock: 'acampamento' de Vettel, bronca de Hamilton e mistério de Mercedes e Renault
PODCAST: A F1 está de volta! Saiba tudo sobre 'novo normal' da categoria
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.