Sette Câmara diz estar negociando com "todas as categorias de monoposto" para 2020

Piloto negou que o prosseguimento na Fórmula 2 esteja mais encaminhado do que outras alternativas
Sérgio Sette Câmara fez mais uma temporada consistente na Fórmula 2 e conquistou a pontuação necessária para se postular à superlicença da Fórmula 1, de modo que estará apto a correr na categoria máxima do automobilismo em breve.
Entretanto, o mineiro ainda não tem futuro definido para o ano que vem. Sua equipe na F2 em 2019, a DAMS, contratou outros dois pilotos para 2020. Sette Câmara, portanto, precisaria de outro time para seguir na categoria. Mas o campeonato de acesso à F1 não é sua única opção.
Leia também:
O brasileiro teve seu nome relacionado à uma ida para a IndyCar no carro da Dale Coyne, mas a equipe optou pela contratação de Alex Palou. De todo modo, Sette Câmara disse que mantém as portas abertas para diversas categorias de fórmula.
"Não tenho nada sólido ainda, mas é claro que olhei minhas opções na IndyCar. Também vi o que posso fazer na F2. Enfim, em todos as categorias maiores de monopostos, até a Fórmula E e F1", disse o piloto com exclusividade ao Motorsport.com.
"Estamos olhando tudo, mas, em algum momento, vamos ter que focar em alguma linha e decidir por uma alternativa ou outra. Espero que a gente possa fazer isso o quanto antes", afirmou Sette Câmara.
"Ainda não há negociações encaminhadas. A gente começou tratativas em vários caminhos diferentes, mas nada se concretizou de forma definitiva ainda. Tenho alguns prazos e não vem ao caso falar agora, mas espero que saia o mais breve possível".
Questionado pela reportagem sobre os campeonatos em que está de olho, o mineiro não foi restritivo. "Todas as categorias de monoposto. Super Fórmula um pouco menos, mas nunca se sabe. Eu não fecharia uma porta", sentenciou Sette Câmara. Veja-o em ação abaixo:
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Nobuharu Matsushita, Carlin, Race winner Mick Schumacher, Prema Racing and Sergio Sette Camara, Dams on the podium with the trophy

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: FIA Formula 2
Luca Ghiotto, UNI Virtuosi Racing Guanyu Zhou, UNI Virtuosi Racing and Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: FIA Formula 2
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: FIA Formula 2
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: FIA Formula 2
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: FIA Formula 2
Sergio Sette Camara, Dams Luca Ghiotto, UNI Virtuosi Racing and Nyck De Vries, ART Grand Prix

Foto de: FIA Formula 2
Sergio Sette Camara, Dams Luca Ghiotto, UNI Virtuosi Racing and Nyck De Vries, ART Grand Prix

Foto de: FIA Formula 2
Sergio Sette Camara, Dams

Foto de: FIA Formula 2
O Motorsport.com ainda questionou o mineiro sobre um eventual objetivo na F2 caso se mantenha na categoria. "Se eu não estou confirmado, não faz muito sentido dizer antecipadamente, mas é claro que seria estar no pelotão da frente para tentar disputar o título e tal", respondeu.
"Só que ainda não é um negócio que esteja mais encaminhado, então não vejo sentido em falar mais detalhadamente, porque não é mais provável do que eventualmente outro caminho", afirmou Sette Câmara.
O competidor ainda foi questionado sobre o futuro como piloto de testes e desenvolvimento da McLaren na F1. "Já tenho contrato para o ano que vem, mas a expectativa é que eu não ande muito no carro, porque o Lando [Norris] e o Carlos [Sainz] vão ficar lá por muitos anos", ponderou.
"Eles não têm interesse, por enquanto, de colocar outro piloto para correr com o novo carro. Além disso, o regulamento dos pilotos de testes ficou ainda mais restrito para o ano que vem", afirmou o mineiro.
"E o único teste de novatos é em Abu Dhabi, em dezembro. Ou seja, em timing completamente 'nada a ver'. É mais um trabalho de simulador e, quem sabe, fazer um dia de testes no fim do ano, mas nada certo. Mas, a princípio, a minha permanência está confirmada", completou.
GALERIA: Relembre todos os carros da McLaren na história da F1
1966: McLaren-Ford M2B

Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B

Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A

Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A

Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C

Foto de: LAT Images
1969: McLaren-Ford M9A

Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D

Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Ford M14D

Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A

Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C

Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23

Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26

Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28

Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F

Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30

Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1

Foto de: LAT Images
1982: McLaren-Ford MP4/1B

Foto de: LAT Images
1983: McLaren-Porsche MP4/1E

Foto de: LAT Images
1984: McLaren-Porsche MP4/2

Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B

Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C

Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3

Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4

Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B

Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6

Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B

Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A

Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8

Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9

Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12

Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13

Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14

Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16

Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19

Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20

Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21

Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22

Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23

Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24

Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25

Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27

Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28

Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29

Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31

Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34

Foto de: McLaren

Artigo anterior
Pedro Piquet fala de expectativa na F2 e nega interesse na Indy
Próximo artigo
Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 , FIA F2 , IndyCar , Fórmula E , Super Fórmula |
Pilotos | Sergio Camara |
Autor | Carlos Costa |