Relato da corrida

Ticktum é punido e Ilott herda vitória da F2 em Monza; Samaia é 14º em dia difícil para brasileiros

Na F3, Enzo Fittipaldi chegou a estar na liderança, mas um furo de pneu comprometeu sua corrida, terminando apenas em 20º

Race Winner Dan Ticktum, Dams crosses the finish line

Race Winner Dan Ticktum, Dams crosses the finish line

Mark Sutton / Motorsport Images

Neste domingo, o grid da Fórmula 2 voltou à pista de Monza para a segunda corrida do final de semana na Itália e a vitória ficou com Dan Ticktum, sua segunda na temporada, com Callum Ilott em segundo.

Entretanto, a direção de prova desclassificou Ticktum por não ter a quantidade mínima de combustível para análise dos comissários. Assim, Ilott herdou a vitória. 

Entre os brasileiros, Guilherme Samaia foi o melhor, em 14º, mas o dia não foi fácil para os pilotos, tanto da F2 quanto da Fórmula 3.

Ticktum, largando em segundo, conseguiu ultrapassar o pole Louis Délétraz já na entrada da primeira chicane e começou a construir uma vantagem sólida sobre os rivais, abrindo dois segundos de frente na volta 10 de 21.

Leia também:

Mesmo com mudanças nas posições atrás, nenhum dos rivais conseguiu chegar no piloto britânico. O único susto que ele teve ao longo da corrida foi quando Felipe Drugovich parou na saída da primeira chicane após uma rodada causada por Roy Nissany. Havia a possibilidade da entrada do safety car, mas a direção de prova optou pelo safety car virtual.

Ilott se manteve em segundo apesar de Lundgaard chegar colado nele na última volta da prova. Vencedor da corrida do sábado, Mick Schumacher terminou em quarto, mesmo após cair para sexto após uma disputa contra Guanyu Zhou. Todos ganharam um posto com a desclassificação de Ticktum.

Entre os brasileiros, Guilherme Samaia foi o melhor colocado, terminando em 14º, enquanto Pedro Piquet foi o 17º. Já Drugovich abandonou após o incidente com Nissany.

Cla   # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo Mph Pits Abandono Pontos Bônus
1   4 United Kingdom Callum Ilott United Kingdom RUSSIAN TIME 21 34'12.598     212.822     15  
2   6 Denmark Christian Lundgaard France ART Grand Prix 21 34'13.234 0.636 0.636 212.756     12  
3   20 Germany Mick Schumacher Italy Prema Powerteam 21 34'14.550 1.952 1.316 212.619     10 2
4   11 Switzerland Louis Deletraz Czech Republic Charouz Racing System 21 34'15.007 2.409 0.457 212.572     8  
5   21 Russian Federation Robert Shwartzman Italy Prema Powerteam 21 34'15.273 2.675 0.266 212.545     6  
6   8 India Jehan Daruvala United Kingdom Carlin 21 34'18.924 6.326 3.651 212.168     4  
7   9 United Kingdom Jack Aitken Spain Campos Racing 21 34'24.897 12.299 5.973 211.554     2  
8   24 Russian Federation Nikita Mazepin United Kingdom HitechGP 21 34'26.717 14.119 1.820 211.368     1  
9   1 Estonia Jüri Vips France DAMS 21 34'27.620 15.022 0.903 211.275        
10   22 Israel Roy Nissany Italy Trident 21 34'38.779 26.181 11.159 210.141        
11   14 Japan Nobuharu Matsushita Netherlands MP Motorsport 21 34'39.014 26.416 0.235 210.117        
12   17 France Giuliano Alesi Germany HWA AG 21 34'40.266 27.668 1.252 209.991        
13   23 Japan Marino Sato Italy Trident 21 34'41.047 28.449 0.781 209.912        
14   10 Brazil Guilherme Samaia Spain Campos Racing 21 34'49.701 37.103 8.654 209.043        
15   25 Italy Luca Ghiotto United Kingdom HitechGP 21 35'07.989 55.391 18.288 207.229 1      
16   16 Russian Federation Artem Markelov Germany HWA AG 20 34'33.713 1 Lap 1 Lap 200.598        
17   12 Brazil Pedro Piquet Czech Republic Charouz Racing System 20 34'34.291 1 Lap 0.578 200.542 1      
18   5 New Zealand Marcus Armstrong France ART Grand Prix 20 34'59.152 1 Lap 24.861 198.167 1      
  dq 2 United Kingdom Dan Ticktum France DAMS 21 34'07.935     213.306        
  dnf 15 Brazil Felipe Drugovich Netherlands MP Motorsport 16 5 laps         Abandono    
  dnf 7 Japan Yuki Tsunoda United Kingdom Carlin 15 6 laps       2 Abandono    
  dnf 3 China Guan Yu Zhou United Kingdom RUSSIAN TIME 13 8 laps       1 Abandono  
 

Fórmula 3

Já na Fórmula 3, a vitória ficou com Jake Hughes, que assumiu a ponta da prova em uma corrida dramática onde os líderes Oscar Piastri e Logan Sargeant abandonaram devido a incidentes separados. Enzo Fittipaldi chegou a estar na liderança, mas ficou para trás após um furo de pneu devido a um incidente com Lirim Zendeli.

No início da prova, Zendeli conseguiu pular para a ponta após largar em quarto, com Enzo se mantendo em segundo. Na volta cinco, o brasileiro conseguiu ultrapassar o alemão do lado de fora da segunda chicane e eles ficaram trocando posições em alguns momentos.

Porém, na sexta volta, a asa dianteira de Zendeli acertou o pneu traseiro esquerdo de Fittipaldi, causando um furo e colocando o brasileiro no fundo do grid.

O atual líder da F1, Oscar Piastri, abandonou depois de um incidente com Clement Novalak na saída da curva 1, que acabou envolvendo David Schumacher sem querer. Já Logan Sargeant teve um toque com Frederick Vesti na entrada da Variante Ascari mais tarde na prova, causando um furo no pneu que levou ao seu abandono.

Com isso, a vitória ficou com Jake Hughes, sua segunda na temporada. Completaram o pódio Liam Lawson e Théo Pourchaire, que havia terminado em segundo na corrida do sábado. Igor Fraga foi o 18º enquanto Enzo Fittipaldi terminou em 20º após o incidente no início da prova.

A F3 encerra sua temporada na próxima semana, com as duas últimas provas de 2020 em Mugello. No momento, Oscar Piastri segue na liderança, com 160 pontos, enquanto Logan Sargeant tem 152. Liam Lawson e Théo Pourchaire vêm um pouco mais atrás, com 135 e 134 pontos respectivamente, mas, com 40 pontos em jogo em Mugello, ainda têm chances na luta pelo título. 

Q4: Confira toda a repercussão do treino de classificação para o GP da Itália de Fórmula 1

PODCAST: O que será da F1 no Brasil em 2021, sem Globo, pilotos e corrida?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F2: Schumacher vence a primeira corrida em Monza; Piquet é 12º
Próximo artigo TV: Confira todos os horários do inédito GP da Toscana de F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil