Buemi vence em NY; Di Grassi é 5º e se mantém vivo na disputa pelo título da F-E
Brasileiro viu Jean-Eric Vergne ter problemas no início e no fim da prova. Massa foi o 16º
Sebastien Buemi conquistou sua primeira vitória da temporada da Fórmula E, ao se manter na frente do início ao fim em Nova York. O piloto suíço, que também foi o pole position, teve que se defender em alguns momentos da corrida, mas soube garantir o triunfo. Mitch Evans e Antonio Felix da Costa completaram o pódio.
Mais atrás, a briga no pelotão intermediário pegava fogo, com os envolvidos pelo título do campeonato. Jean-Eric Vergne se envolveu em um acidente no início e no fim da prova, o deixando apenas na 15ª posição, sem pontuar. Lucas di Grassi, fez corrida de recuperação, e conseguiu garantir a quinta colocação, se mantendo ainda vivo na disputa pelo bicampeonato.
Com os resultados, o brasileiro tem 108 pontos, contra 130 de Vergne, que ainda tem situação confortável para o título.
Felipe Massa também vinha fazendo boa prova de recuperação, mas se envolveu em um acidente com Vergne na última volta e acabou em 16º.
A Corrida
Buemi manteve a liderança, seguido de Lynn e Sims. Di Grassi perdeu uma posição, mas se recuperou.
Nos primeiros minutos, um acidente envolvendo Andre Lotterer, após toque dos carros da Dragon, prejudicou seu companheiro, Vergne, que foi obrigado a entrar nos pits para trocar o bico. Massa se aproveitou e subiu para o 12º posto, após a confusão.
Faltando 36 minutos, di Grassi utilizou o primeiro modo ataque da corrida, na busca da zona de pontuação. E isso aconteceu cinco minutos depois, após superar Frijns pelo 10º posto. A esta altura, Vergne era apenas o 19º.
A primeira metade da corrida foi marcada pelo pega entre Buemi, líder, e Lynn, com o britânico tentando se aproveitar do modo ataque, mas sem sucesso.
Restando 25 minutos, foi divulgado os contemplados com o FanBoost: Buemi, Abt, Di Grassi, Félix da Costa e Vandoorne.
Lynn teve problemas de bateria e parou na pista quando faltavam 22 minutos, trazendo a bandeira amarela local e o safety car depois.
Na relargada, faltando 15 minutos, Sims pressionou Buemi pela liderança, com o suíço prevalecendo. Já seu companheiro, Abt, se complicou, após perder o terceiro posto e caiu para o oitavo lugar. A esta altura, di Grassi já era o oitavo, utilizando o modo ataque novamente.
Evans ganhava a segunda posição quando restavam 10 minutos, após bela ultrapassagem sobre Sims, que perdia outra posição para Félix da Costa, em seguida.
Massa se envolveu em um toque com Mortara, com o suíço levando a pior. Di Grassi continuava sua escalada, chegando à sexta colocação que poderia a quinta, já que Bird havia sido punido em 10 segundos pela direção de prova.
Com a ajuda do modo ataque, Vergne conseguiu entrar no top-10 nos minutos finais, o que o faria somar um ponto na tabela. Di Grassi conseguia efetivamente a quinta posição ao superar Bird.
Na última volta, uma grande confusão envolvendo os dois pilotos da Techeetah e Felipe Massa deixou o líder do campeonato com o carro destruído e o fazendo cruzar a linha em 15º. O brasileiro caiu para 16º.
Buemi cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Evans e Félix da Costa. Di Grassi foi o 5º.
A grande final da temporada 2018/2019 da Fórmula E acontece neste domingo, às 17h.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 23 | Sébastien Buemi | Nissan e.dams | 36 | 46'16.399 | 25 | ||||||
2 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 36 | 46'17.331 | 0.932 | 0.932 | 18 | ||||
3 | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 36 | 46'17.615 | 1.216 | 0.284 | 15 | ||||
4 | 27 | Alexander Sims | Andretti Autosport | 36 | 46'19.370 | 2.971 | 1.755 | 12 | ||||
5 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 36 | 46'19.936 | 3.537 | 0.566 | 10 | ||||
6 | 66 | Daniel Abt | Audi Sport Team Abt | 36 | 46'20.779 | 4.380 | 0.843 | 8 | ||||
7 | 94 | Pascal Wehrlein | Mahindra Racing | 36 | 46'22.942 | 6.543 | 2.163 | 6 | ||||
8 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 36 | 46'30.228 | 13.829 | 7.286 | 4 | ||||
9 | 64 | Jérôme d'Ambrosio | Mahindra Racing | 36 | 46'35.118 | 18.719 | 4.890 | 2 | ||||
10 | 16 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 36 | 46'41.437 | 25.038 | 6.319 | 1 | ||||
11 | 17 | Gary Paffett | HWA AG | 36 | 46'44.230 | 27.831 | 2.793 | |||||
12 | 7 | Jose Maria Lopez | Dragon Racing | 36 | 46'51.128 | 34.729 | 6.898 | |||||
13 | 5 | Stoffel Vandoorne | HWA AG | 36 | 47'06.963 | 50.564 | 15.835 | |||||
14 | 22 | Oliver Rowland | Nissan e.dams | 36 | 47'40.361 | 1'23.962 | 33.398 | |||||
15 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 36 | 47'50.907 | 1'34.508 | 10.546 | |||||
16 | 19 | Felipe Massa | Venturi | 35 | 45'11.810 | 1 Lap | 1 Lap | |||||
17 | 36 | Andre Lotterer | Techeetah | 35 | 47'16.952 | 1 Lap | 2'05.142 | |||||
dnf | 6 | Maximilian Gunther | Dragon Racing | 28 | 36'40.363 | 8 Laps | 7 Laps | Abandono | ||||
dnf | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 27 | 35'24.978 | 9 Laps | 1 Lap | Abandono | ||||
dnf | 3 | Alex Lynn | Jaguar Racing | 18 | 22'12.568 | 18 Laps | 9 Laps | Abandono | ||||
dnf | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 15 | 19'08.181 | 21 Laps | 3 Laps | Abandono | ||||
dnf | 8 | Tom Dillmann | NIO Formula E Team | 1 | 1'29.282 | 35 Laps | 14 Laps | Abandono |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.