Recomendado para você

F1: Bortoleto elogia carro e mostra confiança para próxima classificação

F1: Bortoleto elogia carro e mostra confiança para próxima classificação

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto elogia carro e mostra confiança para próxima classificação
F1: Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

F1: Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º
SEXTA-LIVRE AO VIVO: Veja debate sobre dia de quali em Interlagos

SEXTA-LIVRE AO VIVO: Veja debate sobre dia de quali em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
SEXTA-LIVRE AO VIVO: Veja debate sobre dia de quali em Interlagos
F1 - Stella discorda de Brown sobre preferir 'repetição' de 2007: Foco é o campeão estar na McLaren

F1 - Stella discorda de Brown sobre preferir 'repetição' de 2007: Foco é o campeão estar na McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Stella discorda de Brown sobre preferir 'repetição' de 2007: Foco é o campeão estar na McLaren
F1: Dois pit stops obrigatórios? Russell não vê como solução, Verstappen "tanto faz"

F1: Dois pit stops obrigatórios? Russell não vê como solução, Verstappen "tanto faz"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Dois pit stops obrigatórios? Russell não vê como solução, Verstappen "tanto faz"
Porsche Cup: Christian Hahn é o mais rápido da classificação da Carrera Cup

Porsche Cup: Christian Hahn é o mais rápido da classificação da Carrera Cup

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Christian Hahn é o mais rápido da classificação da Carrera Cup
MotoGP: Álex Márquez lidera sexta de treinos em Portugal

MotoGP: Álex Márquez lidera sexta de treinos em Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Álex Márquez lidera sexta de treinos em Portugal
MotoE: Zaccone conquista pole em pista molhada, Granado larga em P3

MotoE: Zaccone conquista pole em pista molhada, Granado larga em P3

MotoE
MotoE
MotoE: Zaccone conquista pole em pista molhada, Granado larga em P3
Conteúdo especial

Confira as diferenças técnicas entre F1 e Fórmula E

Temporada inaugural da Fórmula E termina nesse final de semana e o Motorsport.com preparou uma lista com diferenças entre a F1 e a categoria dos carros elétricos.

Loic Duval, Dragon Racing
Jaime Alguersuari, Virgin Racing
Amlin Aguri
Bruno Senna, Mahindra Racing
Antonio Garcia, China Racing
Daniel Abt, Audi Sport Team Abt
Nelson Piquet Jr., China Racing
Daniel Abt, Audi Sport Team Abt
Nick Heidfeld, Venturi

A Fórmula E apareceu para o mundo com um conceito novo no automobilismo mundial. A categoria teve sua primeira temporada iniciada em setembro de 2014. Além de ser a primeira categoria na qual os carros são movidos totalmente a eletricidade, o projeto visa desenvolver novas tecnologias para o futuro.

Apesar de diferir da F1 em muitos aspectos, a Fórmula E também é uma categoria de monopostos. Pela natureza similar, ex-pilotos da Fórmula 1 foram atraídos para o campeonato, incluindo três brasileiros: Lucas di Grassi, Nelsinho Piquet e Bruno Senna.

Às vésperas do encerramento da temporada inaugural da Fórmula E, neste final de semana (27 e 28) em Londres, confira quais são as principais diferenças técnicas entre a categoria elétrica e a Fórmula 1.

 

Carro da Fórmula E

Dimensões
5m x 1.8m.

Peso mínimo
896 kg (incluindo o piloto), sendo 320 kg só de bateria.

Potência Máxima
200kw, o equivalente a 270 cv.

Modo de corrida
150kw, o equivalente a 202.5 cv.

FanBoost
Durante a corrida os pilotos escolhidos por votação popular no site oficial recebem por um período de cinco segundos um aumento na potência máxima de 150kw a 180kw (aumento de 30kw / 40.5 cv).

Aceleração
0 a 100km/h em 3 segundos.

Velocidade máxima
225 km/h.

Unidade de potência
Bateria recarregável produzida pela Renault.
Os carros não contém controle de tração.

Chassi
Produzido pela Dallara

Câmbio
Câmbio borboleta (paddle shift).
Marchas sequenciais com cinco velocidades.

Freios
Sistema hidráulico com o material de livre escolha das equipes.

Som
O carro não emite som tradicional dos carros de corrida, pois é movido à bateria.
*O regulamento não permite o uso de telemetria.

 

Carros de Fórmula 1

Dimensões
5.2m x 1.8m.

Peso mínimo
702 kg (incluindo o piloto) – sem combustível.

Potência Máxima
760 cv, sendo 600 do motor a combustão e mais 160 do sistema de Recuperação de energia (ERS).
RPM
15 mil giros (as equipes usam um limitador para 12 mil giros nas corridas, para evitar quebras).

Sistema de Recuperação de Energia (ERS)
Os carros contêm um sistema de recuperação de energia que se recarrega nas freadas. Os pilotos podem usar por 33 segundos por volta, o que dá uma potência de 160 cv extra.

DRS – Drag Reduction System (asa móvel)
Nas retas autorizadas dos circuitos os pilotos podem apertar um botão que aciona um dispositivo na asa traseira que reduz o arrasto aerodinâmico e dá mais velocidade aos carros.

Aceleração
0 a 100km/h em 2,6 segundos.

Velocidade máxima
370 km/h.

Unidade de potência
Motor 1.6 L Turbo.

Chassis
Livre produção das equipes (com especificações no regulamento).

Câmbio
Câmbio borboleta (paddle shift).
Marchas sequenciais com oito velocidades.

Freios
Sistema ABS com o material de fibra de carbono de livre escolha das equipes.

Artigo anterior Patrocinador da equipe Aguri assina com rival para a próxima temporada da Fórmula E
Próximo artigo Entenda o porquê de rivalidade explosiva entre Nelsinho e di Grassi

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros