Fórmula E
22 nov
-
22 nov
Evento encerrado
R
ePrix de Santiago
17 jan
-
18 jan
Próximo evento em
31 dias
R
ePrix da Cidade do México
14 fev
-
15 fev
Próximo evento em
59 dias
R
ePrix de Marraquexe
27 fev
-
29 fev
Próximo evento em
72 dias
R
ePrix de Sanya
20 mar
-
21 mar
Próximo evento em
94 dias
R
ePrix de Roma
03 abr
-
04 abr
Próximo evento em
108 dias
R
ePrix de Paris
17 abr
-
18 abr
Próximo evento em
122 dias
R
ePrix de Seul
02 mai
-
03 mai
Próximo evento em
137 dias
R
ePrix de Jacarta
05 jun
-
06 jun
Próximo evento em
171 dias
R
ePrix de Berlim
20 jun
-
21 jun
Próximo evento em
186 dias
R
ePrix de Nova York
10 jul
-
11 jul
Próximo evento em
206 dias
R
ePrix de Londres
25 jul
-
25 jul
Próximo evento em
221 dias

Di Grassi busca novo título na F-E e lembra pioneirismo na categoria: "Hoje é a 2ª mais importante"

compartilhar
comentários
Di Grassi busca novo título na F-E e lembra pioneirismo na categoria: "Hoje é a 2ª mais importante"
Por:
, Editor
21 de nov de 2019 10:50

Piloto brasileiro falou sobre a expectativa e as mudanças da categoria ao Motorsport.com

Não é exagero relacionar o rosto de Lucas di Grassi à Fórmula E, que começa sua sexta temporada neste fim de semana, com corrida dupla na Arábia Saudita, na sexta e no sábado. Afinal, o brasileiro contribuiu para o pioneirismo da categoria, ajudando a criá-la nos primórdios.

Leia também:

"Eu ajudei a criar a categoria no começo, quando não tinha ninguém, era praticamente só uma ideia. A primeira pista da F-E fui eu que desenhei, uma em Paris também. Ajudei a definir algumas regras esportivas, a convidar pilotos de nome como Buemi e vários outros, Trulli, Villeneuve… No meu cartão de trabalho da F-E eu era 'special advisor' para o CEO e trabalhei nessa função nos dois anos iniciais", contou di Grassi ao Motorsport.com.

"Eu me sinto muito orgulhoso de ter acreditado numa startup e de ter apoiado tudo no início enquanto todo mundo falava mal, inclusive vários jornalistas que não creditavam no sucesso da categoria. Hoje em dia é a segunda mais importante do automobilismo", completou.

Di Grassi é um dos pilotos com mais história na Fórmula E. Ele não só foi o vencedor da primeira corrida, em 2014, em Pequim, como foi o campeão da temporada 2016-17.

Mais do que isso, o brasileiro disputou todas as cinco temporadas da história da F-E e sempre brigou pelo título, tendo dois vices e dois terceiros em seus outros anos na categoria.

Relembre todas as 10 vitórias de di Grassi na F-E

Galeria
Lista

Pequim, 14-15

Pequim, 14-15
1/10

Foto de: FIA Formula E

Putrajaya, 15-16

Putrajaya, 15-16
2/10

Foto de: Jun Qian

Long Beach, 15-16

Long Beach, 15-16
3/10

Foto de: James Holland

Paris, 15-16

Paris, 15-16
4/10

Foto de: Adrien Clement

México, 16-17

México, 16-17
5/10

Montreal, 16-17

Montreal, 16-17
6/10

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Zurique, 17-18

Zurique, 17-18
7/10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Nova York, 17-18

Nova York, 17-18
8/10

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

México, 18-19

México, 18-19
9/10

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Berlim, 18-19

Berlim, 18-19
10/10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

E o objetivo para 2019-20 é "modesto", conforme brincou o brasileiro: "Nossa expectativa é ganhar todas as corridas, fazer todas as poles e voltas mais rápidas (risos). Mas a gente sabe que isso não é realístico. A F-E, do jeito que a classificação ocorre… Nosso objetivo realista é tentar disputar o título e pra isso a gente vai precisar ser bastante consistente porque está todo mundo muito parecido".

Piloto da Audi, di Grassi também falou da expectativa para receber a concorrência de outras montadoras alemãs na categoria, que agora tem a Mercedes e a Porsche, além da BMW. "É a primeira vez que tem todas as montadoras alemãs numa categoria, então vai ser interessante ver essa briga, o pessoal está bem animado. Na F-E está todo mundo muito perto, então com certeza vai ter pelo menos uns 10 pilotos ganhando corrida".

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

As novidades nas regras

Para a nova temporada, a Fórmula E terá algumas mudanças de regra, explicadas por di Grassi: "As regras são muito parecidas, o regulamente técnico é exatamente o mesmo, só tem algumas mudanças pequenas. O modo ataque tem 10kw a mais, agora é 235kw, e também durante o safety car neste ano você é obrigado a diminuir a quantidade de energia, então o safety car tem menos influência na corrida do que no ano passado".

Sonho de prova no Brasil

Para esta temporada, a Fórmula E ainda não terá uma corrida no Brasil. Di Grassi sempre mostrou interesse em ajudar no que for possível para trazer uma prova para as terras tupiniquins e falou sobre o atual status deste sonho.

"Sinceramente, eu ainda acho difícil. Eu trabalhei bastante, agora acho que a probabilidade de vir para o Brasil é 20, 30%, depende muito de uma série de variáveis, como data, lugar, investimento no Brasil… Uma série de coisas que precisam ser discutidas. Porém, tenho escutado boatos de que o Rio de Janeiro quer receber uma prova… Tomara que tenha. O que eu puder ajudar, vou fazer".

A saga brasileira na F-E

O Brasil não fará parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile deve ser o único representante sul-americano para o próximo campeonato. Confira a saga brasileira na categoria:

Galeria
Lista

O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso

O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
1/8

Foto de: IndyCar Series

Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a Fórmula E

Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a Fórmula E
2/8

Assim como Punta del Este e...

Assim como Punta del Este e...
3/8

Foto de: Fabian Lujan/ASN Media

Santiago, no Chile

Santiago, no Chile
4/8

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera

Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
5/8

Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...

Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
6/8

Foto de: FIA Formula E

E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história

E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
7/8

Foto de: Molly Darlington / Motorsport Images

Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente.

Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente.
8/8

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Próximo artigo
Com montadoras e estrelas, Fórmula E ganha protagonismo no mundo da velocidade

Artigo anterior

Com montadoras e estrelas, Fórmula E ganha protagonismo no mundo da velocidade

Próximo artigo

GALERIA: Veja os carros e pilotos da sexta temporada da Fórmula E

GALERIA: Veja os carros e pilotos da sexta temporada da Fórmula E
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula E
Pilotos Lucas di Grassi
Autor Gustavo Faldon