Di Grassi passa por cima da concorrência e vence em Zurique
Brasileiro ultrapassou rivais depois de largar em sexto para triunfar pela primeira vez na temporada; líder do campeonato, Vergne fica em 10º, e Nelsinho abandona
Lucas di Grassi não tomou conhecimento da concorrência para conquistar sua primeira vitória na temporada 2017/2018 da Fórmula E, em Zurique, na Suíça.
O brasileiro da Audi, que partiu da sexta posição do grid, escalou o pelotão de maneira categórica até chegar à ponta. Primeiro, superou a dupla da Dragon para ir a sexto; em seguida, fez ultrapassagens em Sam Bird, André Lotterer e Mitch Evans, o pole position, para pular para primeiro.
Após assumir a liderança, na volta 18 (de 39 no total), Di Grassi começou a abrir vantagem para os demais, e uma troca de carros eficiente o deixou mais perto do triunfo. Sua situação ficou ainda mais confortável quando seus três rivais próximos – Lotterer, Evans e Sebastien Buemi – foram punidos com um drive-through por excesso de velocidade durante a bandeira amarela.
Assim, Di Grassi completou a prova com 7s5 de vantagem para Bird. Já Jerome D’Ambrosio completou o pódio, 16s atrás do brasileiro.
O líder do campeonato, Jean-Eric Vergne, teve prova complicada. Partindo de 17º no grid depois de uma atuação apagada na classificação, o francês da Techeetah escalou o pelotão com ultrapassagens agressivas – incluindo uma em que se tocou com Felix Rosenqvist.
O choque soltou uma peça do carro do sueco, o que provocou a intervenção por bandeira amarela, sendo que a punição aplicada a Lotterer, Evans e Buemi fez com que o francês temporariamente chegasse a uma surpreendente terceira posição.
Porém, pouco depois, ele próprio também foi punido por excesso de velocidade em bandeira amarela. Após seu drive-through, conseguiu terminar somente na 10º posição, salvando um ponto.
Nelsinho Piquet teve uma rodada para esquecer. Largando em 11º, o brasileiro se envolveu em um choque com Daniel Abt ainda nos metros iniciais e precisou ir aos boxes para fazer reparos. Dali em diante, sua corrida já estava comprometida, sendo que ele sequer chegou a completar.
Resultado - ePrix de Zurique:
| Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Aposentadoria | Pontos | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 1 | Lucas di Grassi |
Audi Sport Team Abt |
39 | - | 25 | |||||
| 2 | 2 | Sam Bird |
Virgin Racing |
39 | 7.542 | 7.542 | 7.542 | 18 | |||
| 3 | 7 | Jérôme d'Ambrosio |
Dragon Racing |
39 | 16.822 | 16.822 | 9.280 | 15 | |||
| 4 | 18 | Andre Lotterer |
Techeetah |
39 | 20.295 | 20.295 | 3.473 | 13 | |||
| 5 | 9 | Sébastien Buemi |
DAMS |
39 | 26.692 | 26.692 | 6.397 | 10 | |||
| 6 | 23 | Nick Heidfeld |
Mahindra Racing |
39 | 28.059 | 28.059 | 1.367 | 8 | |||
| 7 | 20 | Mitch Evans |
Jaguar Racing |
39 | 30.631 | 30.631 | 2.572 | 9 | |||
| 8 | 28 | Antonio Felix da Costa |
Andretti Autosport |
39 | 31.301 | 31.301 | 0.670 | 4 | |||
| 9 | 16 | Oliver Turvey |
NIO Formula E Team |
39 | 32.180 | 32.180 | 0.879 | 2 | |||
| 10 | 25 | Jean-Eric Vergne |
Techeetah |
39 | 32.833 | 32.833 | 0.653 | 1 | |||
| 11 | 5 | Maro Engel |
Venturi |
39 | 34.604 | 34.604 | 1.771 | ||||
| 12 | 6 | Jose Maria Lopez |
Dragon Racing |
39 | 35.206 | 35.206 | 0.602 | ||||
| 13 | 66 | Daniel Abt |
Audi Sport Team Abt |
39 | 46.222 | 46.222 | 11.016 | ||||
| 14 | 27 | Stéphane Sarrazin |
Andretti Autosport |
39 | 47.505 | 47.505 | 1.283 | ||||
| 15 | 19 | Felix Rosenqvist |
Mahindra Racing |
38 | 1 lap | 1 volta | 1 volta | ||||
| 16 | 36 | Alex Lynn |
Virgin Racing |
38 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | ||||
| dnf | 8 | Nicolas Prost |
DAMS |
31 | 8 laps | 8 voltas | 7 voltas | Abandonou | |||
| dnf | 68 | Luca Filippi |
NIO Formula E Team |
20 | 19 laps | 19 voltas | 11 voltas | Abandonou | |||
| dnf | 3 | Nelson Piquet Jr. |
Jaguar Racing |
20 | 19 laps | 19 voltas | 0.000 | Abandonou | |||
| dnf | 4 | Edoardo Mortara |
Venturi |
6 | 33 laps | 33 voltas | 14 voltas | Abandonou |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.