F-E: Buemi bate Hughes e faz a pole do ePrix I de Diriyah; Di Grassi é 7º
Prova desta sexta-feira é a primeira de duas em solo saudita
A Fórmula E abre a rodada dupla da Arábia Saudita nesta sexta-feira. E na classificação que definiu o grid de largada do ePrix I de Diriyah, Sebastien Buemi levou a melhor cima de Jake Hughes na final para garantir a pole position.
Entre os pilotos brasileiros, Lucas di Grassi chegou ao mata-mata mas caiu nas quartas-de-final e larga em sétimo, enquanto Sérgio Sette Câmara ficou pela fase de grupos, garantindo uma vaga na sexta fila do grid.
Grupo A
Foram para a pista nessa primeira parte: Lucas di Grassi, Jake Dennis, Max Günther, Sasha Fenestraz, Jake Hughes, Edoardo Mortara, António Félix da Costa, Oliver Rowland, Dan Ticktum, Norman Nato e Nick Cassidy.
A sessão foi interrompida com sete minutos para o fim devido a uma batida de Günther na barreira de proteção. O treino foi retomado após cerca de 20 minutos de paralisação. Nos segundos finais, ainda mais problemas para a Maserati, com Mortara também colocando seu carro no muro, mas conseguindo sair para evitar mais interrupções.
No final, deu Hughes, que segue surpreendendo em seu ano de estreia. O piloto da McLaren marcou 01min10s269 para liderar com 0s331 de vantagem para Rowland. Ticktum e Di Grassi completaram os quatro classificados para o mata-mata.
Completaram a classificação: Nick Cassidy, Jake Dennis, António Félix a Costa, Norman Nato, Sasha Fenestraz, Edoardo Mortara e Max Günther
Grupo B
Nesta parte tivemos: Sérgio Sette Câmara, Kelvin van der Linde (que substitui Robin Frijns na ABT), Sam Bird, Mitch Evans, Sebastien Buemi, Andre Lotterer, Stoffel Vandoorne, Jean-Éric Vergne, René Rast, Pascal Wehrlein e Nico Müller.
Bird foi o mais rápido da sessão com 01min09s42, abrindo 0s289 de vantagem para Buemi. Evans e Rast completaram os quatro classificados.
Fecharam os demais da classificação: Pascal Wehrlein, Sérgio Sette Câmara, Jean-Éric Vergne, Andre Lotterer, Stoffel Vandoorne e Kelvin van der Linde. Já Nico Müller não chegou a marcar tempo.
Fase Final
Com a definição da fase de grupos, os confrontos das quartas de finais ficaram assim:
- Dan Ticktum x Oliver Rowland
- Jake Hughes x Lucas di Grassi
- Sebastien Buemi x Mitch Evans
- René Rast x Sam Bird
Três equipes conseguiram colocar seus dois pilotos no mata-mata: McLaren (Jake Hughes e René Rast), Mahindra (Oliver Rowland e Lucas di Grassi) e Jaguar (Sam Bird e Mitch Evans), enquanto a NIO 333 (Dan Ticktum) e a Envision (Sebastien Buemi) completaram o grid.
Ticktum levou a melhor sobre Rowland, batendo o piloto da Mahindra, enquanto Hughes superou Di Grassi para ir às semifinais. No outro lado da chave, Buemi bateu Evans e Bird triunfou sobre Rast.
Com isso, as semifinais ficaram definidas:
- Dan Ticktum x Jake Hughes
- Sebastian Buemi x Sam Bird
Em uma semifinal que se mostrou apertada ao longo de toda a volta, Hughes levou a melhor após Ticktum dar uma bela traseirada na entrada da reta principal. Na outra, deu Buemi contra Bird. Assim, a final ficou formada:
- Jake Hughes (McLaren) x Sebastien Buemi (Envision)
No final, Buemi levou a melhor e ficou com a pole, deixado Hughes com a segunda posição no grid de largada.
O grid da Fórmula E volta ao circuito de Diriyah logo mais, para o ePrix I de Diriyah, segunda etapa da temporada 2023. A largada está marcada para 14h, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports e do site da Band.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.