Últimas notícias

F-E esteve próxima de incluir 11ª equipe no início do ano

A possibilidade de uma 11ª equipe na F-E foi colocada em questão e esteve perto de se tornar realidade no primeiro semestre deste ano, segundo apurou o Motorsport.com

Sébastien Buemi, e.dams-Renault
Bruno Senna, Mahindra Racing
Nicolas Prost, e.dams-Renault
Bruno Senna, Mahindra Racing
Jean-Eric Vergne, Andretti Autosport
Nick Heidfeld, Venturi
Alex Fontana, Trulli
Fabio Leimer, Virgin Racing
Sakon Yamamoto, Amlin Aguri
Jérôme d'Ambrosio, Dragon Racing
Pedro de la Rosa, Team Aguri
Pedro de la Rosa, Team Aguri
Ação

A F-E esteve muito próxima de adicionar a 11ª equipe ao campeonato durante o primeiro semestre de 2015. O regulamento e os acordos comerciais do campeonato só permite dez equipes – que somam um total de 40 carros. Este limite foi estabelecido por questões de transporte e logística.

Entretanto, o Motorsport.com pode confirmar que no início deste ano foi discutida a entrada de mais uma equipe na categoria. Os dirigentes levaram a questão para os times, que fizeram considerações sobre o tema. Duas esquadras vetaram a adição de mais uma equipe para a segunda temporada.

O regulamento esportivo da F-E permite a existência de duas equipes reserva, mas não há ninguém ocupando estes lugares atualmente.

Qual seria a nova equipe?

Segundo o Motorsport.com pôde apurar, algumas opções tem sido avaliadas para fazer parte da F-E em um futuro próximo. A Jaguar Cars - uma divisão do grupo Jaguar Land Rover - é um dos nomes colocados na mesa de discussões.

A fabricante britânica possui uma rica história rica em competições, vencendo as 24 Horas de Le Mans sete vezes, além de corridas de carros de turismo e uma breve passagem pela Fórmula 1 entre os anos de 2000 e 2004.

Além disso, a Jaguar tem uma parceria técnica com a Williams para o fornecimento das baterias que atualmente equipam todos os carros do certame de monopostos elétricos.

Recentemente, a fabricante duplicou o pessoal no setor de desenvolvimento e inovações em Whitley, no Reino Unido, para trabalhar em projetos de baixo nível de emissões, o que inclui futuros lançamentos elétricos e híbridos.

A empresa, no entanto, negou planos para entrar no esporte. "Nós não temos nenhuma intenção de entrar em competições neste momento", disse um porta-voz da Jaguar ao Motorsport.com.

"Estamos totalmente comprometidos com nossos novos produtos (automóveis) neste ano. Recebemos muitas propostas interessantes e emocionantes, mas, não estamos pensando em nenhum projeto para as pistas agora", completou.

A Williams também esteve ligada aos rumores de um envolvimento maior na categoria, mas acredita-se que as negociações não deram em nada. O setor de engenharia da empresa é parceiro da Jaguar Land Rover em vários projetos, incluindo o Jaguar C-X75, o híbrido que aparecerá no novo filme de James Bond, ‘Spectre’.

Paul McNamara, diretor técnico do setor de engenharia da Williams, disse ao Motorsport.com, no mês passado: "Não é algo que buscamos agora olhando (ser uma equipe de F-E). Ninguém sabe o que pode acontecer daqui a cinco ou dez anos, mas isso não está em nossos planos no momento. Tenho certeza de que acabaria nos distraindo e atrapalhando o trabalho que estamos fazendo agora”, ressaltou.

Embora a Fórmula E Holdings Ltd não tenha se manifestado oficialmente sobre o tema, acredita-se que o acordo para a entrada da 11ª equipe chegou a um nível elevado de detalhes e extremamente próximo de ser concretizado.

Uma outra possibilidade para a provável nova equipe poderia ser a aquisição de um dos times atuais do certame. No entanto, segundo as informações obtidas pelo Motorsport.com, esta é uma possibilidade remota para o segundo ano da F-E.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Exclusivo: Dragon correrá com motor e transmissão da Venturi
Próximo artigo F-E anuncia lista de equipes para segunda temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil