Relato da corrida

Fórmula E: De Vries supera Da costa na última volta e vence prova caótica em Valência

Piloto da Mercedes garante segundo triunfo da temporada após se aproveitar mau gerenciamento de energia de atual campeão

Nyck de Vries, Mercedes-Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

ATUALIZAÇÃO: Após a prova, a FIA puniu mais pilotos por terem usado mais energia do que permitido em seus carros. Com isso, Lucas di Grassi herdou a sétima posição.

 

A Fórmula E realizou neste sábado a primeira corrida da rodada dupla de Valência, a segunda vez que a categoria dos carros totalmente elétricos visitam um circuito permanente. Nyck de Vries foi o grande vencedor, após controlar a energia melhor do que António Félix da Costa, que havia liderado toda a prova, mas que não resistiu no último giro.

Leia também:

O atual campeão da F-E acabou na sétima posição. Uma série de pilotos também tiveram o mesmo drama de energia que o português, com uma série deles sendo punidos por utilizarem mais energia do que o permitido.

Com isso, Nico Muller foi o segundo colocado, à frente de Stoffel Vandoorne, que largou da última posição e chegou a ser punido em 5 segundos na corrida, mas conseguiu o terceiro posto.

Lucas di Grassi, aos trancos e barrancos foi o 10º. Sérgio Sette Câmara abandonou a corrida após ser tocado.

A Corrida

Antes mesmo da corrida, foi declarado que Stoffel Vandoorne perdeu a pole position que havia conquistado horas antes, por questões burocráticas dos pneus do piloto da Mercedes com a documentação oficial da prova. Com isso, o belga se viu obrigado a iniciar a corrida na última posição.

A largada foi sob safety car por causa da chuva fraca que assolava o autódromo, com todos os 24 carros em fila indiana. Lucas di Grassi entrou nos pits para pagar um stop-and-go, por ter trocado o câmbio entre o quali e a corrida.

António Félix da Costa, que herdou a pole position, se manteve à frente na largada, mas logo a bandeira amarela foi acionada, pelo toque de Andre Lotterer em Sebastien Buemi na curva 9. O suíço ficou estacionado no local do incidente, trazendo o período de precaução.

Até a saída do carro de segurança, da Costa liderava, seguido de Maximiliam Gunther e Alex Lynn. Sérgio Sette Câmara era o 17º e di Grassi o 23º.

No recomeço, o português conseguiu se manter à frente com tranquilidade, mas a briga atrás dele continuava forte. Nyck de Vries veio forte e chegou à segunda posição. Enquanto isso, di Grassi ‘passeava’ pela área de escape, prejudicado pela pista molhada do autódromo valenciano.

Com pouco menos de meia hora para o fim, o top-5 – da Costa, de Vries, Lynn, Rowland e Sims - acionava o primeiro modo ataque. Gunther protagonizava a entrada do safety car ao parar na brita na curva 2, em posição perigosa.

Ao mesmo tempo, eram anunciados os contemplados com o FanBoost: Vandoorne, da Costa, Cassidy, Bird e di Grassi.

Na relargada, o atual campeão da F-E manteve a liderança. Sette Câmara, que vinha em uma bela corrida de recuperação, na 12ª posição, foi tocado por Mitch Evans na curva 9 e trazia mais um safety car. Evans também abandonava a essa altura.

No retorno da ação, da Costa mantinha a ponta, mas a prova tinha nova interrupção, com Lotterer indo parar na caixa de brita. Vandoorne era punido em 5 segundos por ter ocasionado um toque em Muller.

Na relargada, o drama do gerenciamento de energia, com da Costa com apenas 2% e de Vries com 5% com apenas duas voltas para o fim. A ultrapassagem para a ponta e a vitória aconteceu na abertura da última volta. O português perdia rendimento e caia várias posições.

De Vries venceu, com Oliver Rowland em segundo e Sims na terceira posição, mas como muitos utilizaram mais energia do que o permitido, Muller foi o segundo colocado e Vandoorne fechou o pódio. Lucas di Grassi conseguiu salvar a 10ª posição.

A Fórmula E em Valência volta neste domingo com a corrida 2 do evento espanhol, que marca a terceira etapa da temporada.

Resultado final 

Cla   # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Abandono Pontos
1   17 Netherlands Nick de Vries Germany Mercedes 24 48'20.547          
2   6 Switzerland Nico Müller United States Dragon Racing 24 48'33.675 13.128 13.128      
3   5 Belgium Stoffel Vandoorne Germany Mercedes 24 48'45.433 24.886 11.758      
4   37 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Virgin Racing 24 48'57.450 36.903 12.017      
5   33 Germany René Rast Germany Audi Sport Team Abt 24 49'12.197 51.650 14.747      
6   4 Netherlands Robin Frijns United Kingdom Virgin Racing 24 49'13.532 52.985 1.335      
7   13 Portugal Antonio Felix da Costa China Techeetah 24 49'30.085 1'09.538 16.553      
8   94 United Kingdom Alex Lynn India Mahindra Racing 24 49'53.952 1'33.405 23.867      
9   10 United Kingdom Sam Bird United Kingdom Jaguar Racing 24 49'56.556 1'36.009 2.604      
10   11 Brazil Lucas di Grassi Germany Audi Sport Team Abt 24 50'32.493 2'11.946 35.937      
11   27 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport 24 51'27.608 3'07.061 55.115   Abandono  
12   25 France Jean-Eric Vergne China Techeetah 24 52'40.129 4'19.582 1'12.521   Abandono  
    8 United Kingdom Oliver Turvey United Kingdom NIO Formula E Team 24 50'18.889 1'58.342     Abandono  
    88 United Kingdom Tom Blomqvist United Kingdom NIO Formula E Team 24 50'21.837 2'01.290 2.948   Abandono  
    71 France Norman Nato Monaco Venturi 23 51'34.511 1 Lap 1 Lap   Abandono  
    48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Venturi 20 40'29.984 4 Laps 3 Laps   Abandono  
    99 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche Team 19 38'19.544 5 Laps 1 Lap   Abandono  
    36 Germany Andre Lotterer Germany Porsche Team 19 38'19.825 5 Laps 0.281   Abandono  
    20 New Zealand Mitch Evans United Kingdom Jaguar Racing 15 30'04.248 9 Laps 4 Laps   Abandono  
    7 Brazil Sergio Camara United States Dragon Racing 14 28'06.770 10 Laps 1 Lap   Abandono  
    28 Germany Maximilian Gunther United States Andretti Autosport 10 20'04.584 14 Laps 4 Laps   Abandono  
    23 Switzerland Sébastien Buemi France DAMS 1 2'17.213 23 Laps 9 Laps   Abandono  
    22 United Kingdom Oliver Rowland France DAMS 24 48'22.651 2.104 46'05.438   Abandono  
    29 United Kingdom Alexander Sims India Mahindra Racing 24 48'33.616 13.069 10.965   Abandono

 

Ex-companheiro de SENNA POLEMIZA sobre o que Ayrton acharia da F1 atual em ÍMOLA e cita RATZENBERGER

PODCAST: Por que a temporada de 2021 promete ser a mais equilibrada dos últimos anos?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Pilotos esperam que corrida em Valencia seja a mais difícil da história
Próximo artigo Fórmula E: FIA pune pilotos e Di Grassi herda sétimo lugar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil