Rowland vê Buemi errar e conquista pole na China; Di Grassi larga em 10º
Inglês foi o mais rápido durante superpole e contou com erro de piloto suíço no momento decisivo do treino de classificação
Oliver Rowland surpreendeu e conquistou a pole position para o ePrix de Sanya, na China, nesta madrugada. O britânico fez 1min07s945 durante a superpole, o suficiente para garantir a melhor posição do grid para a corrida de logo mais.
O piloto da Nissan viu seu companheiro de equipe, Sebastien Buemi errar na curva 3 durante sua tentativa decisiva, chegando a bater na barreira de proteção. Jean-Eric Vergne completa a primeira fila. Antonio Felix da Costa e Daniel Abt estarão na segunda linha.
Os brasileiros não foram bem. O melhor deles foi Lucas di Grassi, que entrou na pista no primeiro grupo e não fez um tempo bom o suficiente para avançar à superpole. O piloto paulista largará em 10º. Felipe Massa também teve rendimento discreto e será o 15º no grid, enquanto que Felipe Nasr largará em 18º. Nelsinho Piquet continua em má fase e será o último.
O Treino
Terceiro colocado no campeonato, Lucas di Grassi fez parte do primeiro grupo e com o seu 1min08s468, ficou em terceiro entre os cinco primeiros que entraram na pista ainda sem a aderência ideal. Antonio Felix da Costa foi o mais rápido da primeira turma, com 1min07s951.
O português se manteve à frente após o segundo grupo, mas o brasileiro caiu para o sexto posto.
Felipe Massa entrou na sequência e fez como melhor marca 1min08s585, que lhe renderia naquele momento apenas o 13º tempo. Sebastien Buemi superava Felix da Costa com 1min07s670, enquanto que di Grassi saía do grupo de promovidos para a superpole, caindo para 10º.
Nelsinho Piquet e Felipe Nasr entraram por último e tiveram rendimento semelhantes. O vencedor das 12 Horas de Sebring na semana passada fez 1min08s823, o 18º, e o primeiro campeão da F-E marcou 1min09s399, na última posição (22º).
Os classificados para a superpole foram Buemi, Felix da Costa, Sims, Rowland, Vergne e Abt. Di Grassi manteve o 10º e Massa largará em 15º.
Abt foi o primeiro a tentar a pole. O companheiro de di Grassi na Audi fez 1min08s331. O atual campeão, Jean-Eric Vergne, entrou na pista na sequência e superou o melhor tempo do alemão em 0s286.
O terceiro a dar volta rápida da superpole também chegou à primeira colocação. Oliver Rowland cravou 1min07s945, um décimo mais veloz que Vergne. Com problemas em seu carro, Alexander Sims sequer foi à pista.
Antonio Felix da Costa cometeu pequenos erros durante sua volta rápida e não conseguiu chegar à frente, ficando em terceiro, até então. Se foi ruim para o português, ficou pior para Buemi, que passou reto durante sua tentativa, chegando a encostar na barreira de proteção.
Com isso, Oliver Rowland conquistou a pole para o ePrix de Sanya, na China, que acontece às 4h, horário de Brasília.
Grid de largada
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 22 | Oliver Rowland | DAMS | 2 | 1'07.945 | 125.042 | |||
2 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 2 | 1'08.045 | 0.100 | 0.100 | 124.858 | |
3 | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 2 | 1'08.122 | 0.177 | 0.077 | 124.717 | |
4 | 66 | Daniel Abt | Audi Sport Team Abt | 3 | 1'08.331 | 0.386 | 0.209 | 124.335 | |
5 | 23 | Sébastien Buemi | DAMS | 2 | 1'34.036 | 26.091 | 25.705 | 90.348 | |
6 | 27 | Alexander Sims | Andretti Autosport |
7 | 36 | Andre Lotterer | Techeetah | 2 | 1'08.371 | 0.701 | 0.013 | 124.263 | |
8 | 64 | Jérôme d'Ambrosio | Mahindra Racing | 3 | 1'08.372 | 0.702 | 0.001 | 124.261 | |
9 | 94 | Pascal Wehrlein | Mahindra Racing | 3 | 1'08.455 | 0.785 | 0.083 | 124.110 | |
10 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 2 | 1'08.468 | 0.798 | 0.013 | 124.087 | |
11 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 2 | 1'08.504 | 0.834 | 0.036 | 124.021 | |
12 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 3 | 1'08.546 | 0.876 | 0.042 | 123.945 | |
13 | 5 | Stoffel Vandoorne | HWA AG | 3 | 1'08.560 | 0.890 | 0.014 | 123.920 | |
14 | 7 | Jose Maria Lopez | Dragon Racing | 3 | 1'08.568 | 0.898 | 0.008 | 123.906 | |
15 | 19 | Felipe Massa | Venturi | 3 | 1'08.585 | 0.915 | 0.017 | 123.875 | |
16 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 3 | 1'08.641 | 0.971 | 0.056 | 123.774 | |
17 | 8 | Tom Dillmann | NIO Formula E Team | 3 | 1'08.800 | 1.130 | 0.159 | 123.488 | |
18 | 6 | Felipe Nasr | Dragon Racing | 3 | 1'08.823 | 1.153 | 0.023 | 123.447 | |
19 | 16 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 3 | 1'08.923 | 1.253 | 0.100 | 123.267 | |
20 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 3 | 1'08.955 | 1.285 | 0.032 | 123.210 | |
21 | 17 | Gary Paffett | HWA AG | 3 | 1'09.072 | 1.402 | 0.117 | 123.002 | |
22 | 3 | Nelson Piquet Jr. | Jaguar Racing | 3 | 1'09.399 | 1.729 | 0.327 | 122.422 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.