Ferrari 637: a história de um carro que mexeu com Indy, FIA e a política da Fórmula 1

compartilhar
comentários
Ferrari 637: a história de um carro que mexeu com Indy, FIA e a política da Fórmula 1
Por:
28 de abr de 2020 13:11

Enzo Ferrari ameaçou deixar a F1 em 1986 e pediu a Gustav Brunner um carro para disputar a CART; esta é a história de um carro que nunca chegou a ir à pista

A Ferrari está ligada à Fórmula 1 como um ser humano ao oxigênio, mas houve várias ocasiões em que a equipe do Cavalino Rampante ameaçaram deixar a maior categoria do automobilismo mundial para competir em outros campeonatos. Enzo Ferrari era mestre em jogar a carta da importância de sua equipe na F1, e seus seguidores seguiram o exemplo.

O último caso foi com Mattia Binotto, que disse recentemente que a Ferrari poderia mudar o foco de seus projetos de automobilismo caso a F1 reduzisse consideravelmente o teto orçamentário, falando sobre uma "alteração do DNA esportivo" da montadora.

Leia também:

Há um desejo de retornar às 24 Horas de Le Mans com um hipercarro e, no passado, "Il Commendatore" havia ameaçado a FIA de largar a F1 e se mudar para a CART, antigo nome da Indy, caso o regulamento sobre motores mudasse.

Ferrari 637

Ferrari 637

Photo by: Morio

Em meados da década de 80, Enzo solicitou a fabricação, secreta, do 637, um carro projetado por Gustav Brunner. O designer austríaco se inspirou no March 85C da equipe Truesport de Jim Trueman, com a qual a montadora se associaria para o gerenciamento da equipe nos Estados Unidos. O piloto da equipe na época era Bobby Rahal, vencedor das 500 Milhas de 1986, e o americano foi convidado para ir à Maranello explicar os segredos das corridas da CART.

Ele correu em Fiorano com o March 85C, dando 48 voltas e fazendo como melhor tempo 1min12s740, cerca de quatro segundos mais alto que o tempo médio de um F1. E, como lembra Nadia Alboreto, os italianos não entraram no carro de Rahal.

Obviamente, a Ferrari fez contatos com os organizadores da CART, que ficaram empolgados com a possibilidade de ter a montadora em seu campeonato. Enquanto isso, o desenvolvimento do 637 começou, com um motor V8 de 2,65 litros, seguindo as regras americanas.

O motor usado foi o que a Ferrari havia dado à Lancia para o Campeonato de Carros Esportivos na Classe LC2 para usar no campeonato de 1983.

Essa versão original foi que a Ferrari montou no 637, com uma turbina Garrett e uma injeção eletrônica Magneti Marelli, capaz de atingir uma potência de 690 cavalos a 12 mil rpm. Obviamente, o motor havia sido completamente revisado, porque o etanol era usado como combustível no campeonato.

A estrutura tinha uma composição mista: a parte inferior do monocoque era de alumínio de aeronaves, enquanto a parte superior era de materiais compósitos, com inserções de alumínio. Os dois elementos foram unidos por colagem e fixação mecânica.

No verão de 1986, Enzo Ferrari decidiu que havia chegado a hora de levar a Ferrari à CART. Diz a lenda que Michele Alborelo fez o lançamento oficial do 637 em Fiorano, em um teste para avaliar se tudo estava bem. Diz-se também que, nas primeiras voltas, ele provou ser muito melhor que o March 85C, projetado por um jovem Adrian Newey.

No entanto, Piero Ferrari garante que o motor foi ligado, mas que o carro nunca percorreu um único metro.

Assim, o Ferrari CART pode ser considerado apenas um exercício de vaidade. Útil para disputar uma guerra com a FIA. Uma guerra que Enzo venceu. O 637 é uma das jóias que os fãs podem admirar no Museu de Maranello.

Festa dei 90 anni della Scuderia a Milano: sul palco con le F1 c'era la 637 per Indy. Perché?

Festa dei 90 anni della Scuderia a Milano: sul palco con le F1 c'era la 637 per Indy. Perché?

Photo by: Ferrari

A boa notícia é que é um carro de 34 anos que nunca andou e que mantém não apenas um certo encanto, mas também um poder "político".

Na ocasião do 90º aniversário da Scuderia, celebrado pela Ferrari antes do GP da Itália de 2019 na Piazza del Duomo, em Mião, o 637 também apareceu no palco, junto com os F1s mais importantes da equipe. Um intruso?

Obviamente que não: foi o primeiro sinal que Mattia Binotto quis dar à Liberty, à FIA e à F1. Depois de atingir 38% dos prêmios de dividendos fixos que sairão do novo Pacto de Concórdia, o diretor da equipe começou a disputar a batalha entre o teto orçamentário e o novo regulamento técnico.

A mensagem ligeiramente subliminar não chegou a quem ela se destinava (sendo que, no palco, estavam Chase Carey, representando a F1, e Jean Todt, pela FIA), então Mattia já jogou outra pedra em um lago que, em vez de um leve respingo, causou um verdadeiro tsunami...

GALERIA: Os carros da Ferrari na F1

Galeria
Lista

1950: Ferrari 125

1950: Ferrari 125
1/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead

1950-1951: Ferrari 375

1950-1951: Ferrari 375
2/75

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi

1952-1953: Ferrari 500

1952-1953: Ferrari 500
3/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi

1953-1954: Ferrari 553 Squalo

1953-1954: Ferrari 553 Squalo
4/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon

1954-1955: Ferrari 625

1954-1955: Ferrari 625
5/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
6/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1956-1957: Lancia-Ferrari D50

1956-1957: Lancia-Ferrari D50
7/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips

1957: Lancia-Ferrari 801

1957: Lancia-Ferrari 801
8/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips

1958-1960: Ferrari 246

1958-1960: Ferrari 246
9/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips

1960: Ferrari 246P

1960: Ferrari 246P
10/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther

1961-1962: Ferrari 156

1961-1962: Ferrari 156
11/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips

1963: Ferrari 156/63

1963: Ferrari 156/63
12/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1964-1965: Ferrari 158

1964-1965: Ferrari 158
13/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella

1964-1965: Ferrari 1512

1964-1965: Ferrari 1512
14/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1966: Ferrari 246/66

1966: Ferrari 246/66
15/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti

1966-1967: Ferrari 312

1966-1967: Ferrari 312
16/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1967-1968: Ferrari 312/67

1967-1968: Ferrari 312/67
17/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams

1968-1969: Ferrari 312/68

1968-1969: Ferrari 312/68
18/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez

1969: Ferrari 312/69

1969: Ferrari 312/69
19/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez

1969-1971: Ferrari 312B

1969-1971: Ferrari 312B
20/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni

1971-1973: Ferrari 312B/2

1971-1973: Ferrari 312B/2
21/75

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni

1973: Ferrari 312B3-73

1973: Ferrari 312B3-73
22/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario

1974-1975: Ferrari 312B3-74

1974-1975: Ferrari 312B3-74
23/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1975-1976: Ferrari 312T

1975-1976: Ferrari 312T
24/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1976-1978: Ferrari 312T2

1976-1978: Ferrari 312T2
25/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

1978-1979: Ferrari 312T3

1978-1979: Ferrari 312T3
26/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1979: Ferrari 312T4

1979: Ferrari 312T4
27/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1980: Ferrari 312T5

1980: Ferrari 312T5
28/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1981: Ferrari 126CK

1981: Ferrari 126CK
29/75

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve

1982: Ferrari 126C2

1982: Ferrari 126C2
30/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve

1983: Ferrari 126C2B

1983: Ferrari 126C2B
31/75

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1983: Ferrari 126C3

1983: Ferrari 126C3
32/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1984: Ferrari 126C4

1984: Ferrari 126C4
33/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux

1985: Ferrari 156/85

1985: Ferrari 156/85
34/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson

1986: Ferrari 156/85

1986: Ferrari 156/85
35/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson

1987: Ferrari F1-87

1987: Ferrari F1-87
36/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1988: Ferrari F1-87/88C

1988: Ferrari F1-87/88C
37/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1989: Ferrari 640

1989: Ferrari 640
38/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell

1990: Ferrari 641

1990: Ferrari 641
39/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost

1991: Ferrari 642

1991: Ferrari 642
40/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost

1991: Ferrari 643

1991: Ferrari 643
41/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost

1992: Ferrari F92A

1992: Ferrari F92A
42/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini

1992: Ferrari F92AT

1992: Ferrari F92AT
43/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli

1993: Ferrari F93A

1993: Ferrari F93A
44/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1994: Ferrari 412T1

1994: Ferrari 412T1
45/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini

1994: Ferrari 412T1B

1994: Ferrari 412T1B
46/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1995: Ferrari 412T2

1995: Ferrari 412T2
47/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1996: Ferrari F310

1996: Ferrari F310
48/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1997: Ferrari F310B

1997: Ferrari F310B
49/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1998: Ferrari F300

1998: Ferrari F300
50/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1999: Ferrari F399

1999: Ferrari F399
51/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher

2000: Ferrari F1-2000

2000: Ferrari F1-2000
52/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2001-2002: Ferrari F2001

2001-2002: Ferrari F2001
53/75

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2002-2003: Ferrari F2002

2002-2003: Ferrari F2002
54/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2003: Ferrari F2003-GA

2003: Ferrari F2003-GA
55/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2004: Ferrari F2004

2004: Ferrari F2004
56/75

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2005: Ferrari F2005

2005: Ferrari F2005
57/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2006: Ferrari 248F1

2006: Ferrari 248F1
58/75

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher

2007: Ferrari F2007

2007: Ferrari F2007
59/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2008: Ferrari F2008

2008: Ferrari F2008
60/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2009: Ferrari F60

2009: Ferrari F60
61/75

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2010: Ferrari F10

2010: Ferrari F10
62/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2011: Ferrari F150

2011: Ferrari F150
63/75

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2012: Ferrari F2012

2012: Ferrari F2012
64/75

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2013: Ferrari F138

2013: Ferrari F138
65/75

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2014: Ferrari F14 T

2014: Ferrari F14 T
66/75

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen

2015: Ferrari SF-15T

2015: Ferrari SF-15T
67/75

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2016: Ferrari SF16-H

2016: Ferrari SF16-H
68/75

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2017: Ferrari SF70H

2017: Ferrari SF70H
69/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2018: Ferrari SF71H

2018: Ferrari SF71H
70/75

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2019: Ferrari SF90

2019: Ferrari SF90
71/75

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000
72/75

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000
73/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000
74/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000
75/75

Foto de: Ferrari

Charles Leclerc, Mattia Binotto e Sebastian Vettel

VÍDEO: Esnobado por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumacher

PODCAST - Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?

 
Próximo artigo
Victor Alves é o primeiro vencedor do Ultimate Drift Games

Artigo anterior

Victor Alves é o primeiro vencedor do Ultimate Drift Games

Próximo artigo

Domenicali: Temos que aproveitar a oportunidade para "remodelar" o esporte

Domenicali: Temos que aproveitar a oportunidade para "remodelar" o esporte
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Geral
Equipes Ferrari Compre Agora
Autor Franco Nugnes