Ferrari 637: a história de um carro que mexeu com Indy, FIA e a política da Fórmula 1

Enzo Ferrari ameaçou deixar a F1 em 1986 e pediu a Gustav Brunner um carro para disputar a CART; esta é a história de um carro que nunca chegou a ir à pista

Ferrari 637: a história de um carro que mexeu com Indy, FIA e a política da Fórmula 1

A Ferrari está ligada à Fórmula 1 como um ser humano ao oxigênio, mas houve várias ocasiões em que a equipe do Cavalino Rampante ameaçaram deixar a maior categoria do automobilismo mundial para competir em outros campeonatos. Enzo Ferrari era mestre em jogar a carta da importância de sua equipe na F1, e seus seguidores seguiram o exemplo.

O último caso foi com Mattia Binotto, que disse recentemente que a Ferrari poderia mudar o foco de seus projetos de automobilismo caso a F1 reduzisse consideravelmente o teto orçamentário, falando sobre uma "alteração do DNA esportivo" da montadora.

Leia também:

Há um desejo de retornar às 24 Horas de Le Mans com um hipercarro e, no passado, "Il Commendatore" havia ameaçado a FIA de largar a F1 e se mudar para a CART, antigo nome da Indy, caso o regulamento sobre motores mudasse.

Ferrari 637

Ferrari 637

Photo by: Morio

Em meados da década de 80, Enzo solicitou a fabricação, secreta, do 637, um carro projetado por Gustav Brunner. O designer austríaco se inspirou no March 85C da equipe Truesport de Jim Trueman, com a qual a montadora se associaria para o gerenciamento da equipe nos Estados Unidos. O piloto da equipe na época era Bobby Rahal, vencedor das 500 Milhas de 1986, e o americano foi convidado para ir à Maranello explicar os segredos das corridas da CART.

Ele correu em Fiorano com o March 85C, dando 48 voltas e fazendo como melhor tempo 1min12s740, cerca de quatro segundos mais alto que o tempo médio de um F1. E, como lembra Nadia Alboreto, os italianos não entraram no carro de Rahal.

Obviamente, a Ferrari fez contatos com os organizadores da CART, que ficaram empolgados com a possibilidade de ter a montadora em seu campeonato. Enquanto isso, o desenvolvimento do 637 começou, com um motor V8 de 2,65 litros, seguindo as regras americanas.

O motor usado foi o que a Ferrari havia dado à Lancia para o Campeonato de Carros Esportivos na Classe LC2 para usar no campeonato de 1983.

Essa versão original foi que a Ferrari montou no 637, com uma turbina Garrett e uma injeção eletrônica Magneti Marelli, capaz de atingir uma potência de 690 cavalos a 12 mil rpm. Obviamente, o motor havia sido completamente revisado, porque o etanol era usado como combustível no campeonato.

A estrutura tinha uma composição mista: a parte inferior do monocoque era de alumínio de aeronaves, enquanto a parte superior era de materiais compósitos, com inserções de alumínio. Os dois elementos foram unidos por colagem e fixação mecânica.

No verão de 1986, Enzo Ferrari decidiu que havia chegado a hora de levar a Ferrari à CART. Diz a lenda que Michele Alborelo fez o lançamento oficial do 637 em Fiorano, em um teste para avaliar se tudo estava bem. Diz-se também que, nas primeiras voltas, ele provou ser muito melhor que o March 85C, projetado por um jovem Adrian Newey.

No entanto, Piero Ferrari garante que o motor foi ligado, mas que o carro nunca percorreu um único metro.

Assim, o Ferrari CART pode ser considerado apenas um exercício de vaidade. Útil para disputar uma guerra com a FIA. Uma guerra que Enzo venceu. O 637 é uma das jóias que os fãs podem admirar no Museu de Maranello.

Festa dei 90 anni della Scuderia a Milano: sul palco con le F1 c'era la 637 per Indy. Perché?

Festa dei 90 anni della Scuderia a Milano: sul palco con le F1 c'era la 637 per Indy. Perché?

Photo by: Ferrari

A boa notícia é que é um carro de 34 anos que nunca andou e que mantém não apenas um certo encanto, mas também um poder "político".

Na ocasião do 90º aniversário da Scuderia, celebrado pela Ferrari antes do GP da Itália de 2019 na Piazza del Duomo, em Mião, o 637 também apareceu no palco, junto com os F1s mais importantes da equipe. Um intruso?

Obviamente que não: foi o primeiro sinal que Mattia Binotto quis dar à Liberty, à FIA e à F1. Depois de atingir 38% dos prêmios de dividendos fixos que sairão do novo Pacto de Concórdia, o diretor da equipe começou a disputar a batalha entre o teto orçamentário e o novo regulamento técnico.

A mensagem ligeiramente subliminar não chegou a quem ela se destinava (sendo que, no palco, estavam Chase Carey, representando a F1, e Jean Todt, pela FIA), então Mattia já jogou outra pedra em um lago que, em vez de um leve respingo, causou um verdadeiro tsunami...

GALERIA: Os carros da Ferrari na F1

1950: Ferrari 125
1950: Ferrari 125
1/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
1950-1951: Ferrari 375
2/75

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
1952-1953: Ferrari 500
3/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
4/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
1954-1955: Ferrari 625
5/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
6/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
7/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
1957: Lancia-Ferrari 801
8/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
1958-1960: Ferrari 246
9/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
1960: Ferrari 246P
10/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
1961-1962: Ferrari 156
11/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
1963: Ferrari 156/63
12/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
1964-1965: Ferrari 158
13/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
1964-1965: Ferrari 1512
14/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
1966: Ferrari 246/66
15/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
1966-1967: Ferrari 312
16/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
1967-1968: Ferrari 312/67
17/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
1968-1969: Ferrari 312/68
18/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
1969: Ferrari 312/69
19/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
1969-1971: Ferrari 312B
20/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
1971-1973: Ferrari 312B/2
21/75

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
1973: Ferrari 312B3-73
22/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
1974-1975: Ferrari 312B3-74
23/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
1975-1976: Ferrari 312T
24/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
1976-1978: Ferrari 312T2
25/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
1978-1979: Ferrari 312T3
26/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
1979: Ferrari 312T4
27/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
1980: Ferrari 312T5
28/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
1981: Ferrari 126CK
29/75

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
1982: Ferrari 126C2
30/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
1983: Ferrari 126C2B
31/75

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
1983: Ferrari 126C3
32/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
1984: Ferrari 126C4
33/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
1985: Ferrari 156/85
34/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
1986: Ferrari 156/85
35/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
1987: Ferrari F1-87
36/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
1988: Ferrari F1-87/88C
37/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
1989: Ferrari 640
38/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
1990: Ferrari 641
39/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
1991: Ferrari 642
40/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
1991: Ferrari 643
41/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
1992: Ferrari F92A
42/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
1992: Ferrari F92AT
43/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
1993: Ferrari F93A
44/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
1994: Ferrari 412T1
45/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
1994: Ferrari 412T1B
46/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
1995: Ferrari 412T2
47/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
1996: Ferrari F310
48/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
1997: Ferrari F310B
49/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
1998: Ferrari F300
50/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
1999: Ferrari F399
51/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
2000: Ferrari F1-2000
52/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
2001-2002: Ferrari F2001
53/75

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
2002-2003: Ferrari F2002
54/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
2003: Ferrari F2003-GA
55/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
2004: Ferrari F2004
56/75

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
2005: Ferrari F2005
57/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
2006: Ferrari 248F1
58/75

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
2007: Ferrari F2007
59/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
2008: Ferrari F2008
60/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
2009: Ferrari F60
61/75

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
2010: Ferrari F10
62/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
2011: Ferrari F150
63/75

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
2012: Ferrari F2012
64/75

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
2013: Ferrari F138
65/75

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
2014: Ferrari F14 T
66/75

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
2015: Ferrari SF-15T
67/75

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
2016: Ferrari SF16-H
68/75

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
2017: Ferrari SF70H
69/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
2018: Ferrari SF71H
70/75

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
2019: Ferrari SF90
71/75

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
72/75

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
73/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
74/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
75/75

Foto de: Ferrari

Charles Leclerc, Mattia Binotto e Sebastian Vettel

VÍDEO: Esnobado por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumacher

PODCAST - Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?

 
compartilhar
comentários
Victor Alves é o primeiro vencedor do Ultimate Drift Games
Artigo anterior

Victor Alves é o primeiro vencedor do Ultimate Drift Games

Próximo artigo

Domenicali: Temos que aproveitar a oportunidade para "remodelar" o esporte

Domenicali: Temos que aproveitar a oportunidade para "remodelar" o esporte
Carregar comentários