Fittipaldi vence 24 Horas de Daytona pela terceira vez
Cadillac DPI guiado pelo quarteto Felipe Nasr, Mike Conway, Eric Curran e Stuart Middleton completou a dobradinha brasileira na prova
    Filipe Albuquerque, Christian Fittipaldi e Joao Barbosa completaram um total de 808 voltas no # 5 Cadillac DPi-V.R, superando o recorde anterior de 762 voltas no layout atual da pista em 1992.
Isso também significou que o trio bateu o recorde de milhagem estabelecido em 1982 na configuração anterior de 3.84 milhas do Daytona International Speedway.
Após uma ação prematura nas primeiras horas, a corrida desenvolveu-se em uma disputa de duas vias entre os dois Cadillacs AXR e o os novos Acura ARX-05 da Penske.
Mas o desafio de Penske desmoronou na metade da corrida com um problema de alternador no carro #6 e uma entrada na garagem para o #7, quando Helio Castroneves fez contato com o Cadillac #31.
Isso deixou os dois carros da Action Express com uma grande vantagem, o que permitiu que ambos os carros atrasassem suas entradas nos pit para completar seus fluidos em meio a preocupações de superaquecimento.
O carro # 31 - compartilhado por Felipe Nasr, Mike Conway, Eric Curran e Stuart Middleton - emergiu de sua parada em uma luta pelo segundo com o # 54 CORE autosport Oreca de Colin Braun, Jon Bennett, Romain Dumas e Loic Duval.
Braun conseguiu neutralizar um intervalo de 40 segundos nos estágios de encerramento, enquanto Middleton assumiu o período final e teve que economizar combustível, mas acabou ficando 21 segundos à frente, quando Albuquerque trouxe para casa o # 5 carro 70 segundos à frente de Middleton.
A United Autosports ficou no quarto lugar com Ligier JS P217s, o carro #32 de Bruno Senna, Paul di Resta, Will Owen e Hugo de Sadeleer.
Eles conseguiram superar o #78 da Jackie Chan DCR Oreca dirigido por Alex Brundle, Ho-Pin Tung, Ferdinand Habsburg e Antonio Felix da Costa nas últimas duas horas da corrida.
Os dois outros carros das equipes, com as estrelas atuais da Fórmula 1, enfrentaram problemas.
O #23 United Ligier, de Fernando Alonso, deixou a disputa por um potencial lugar no pódio à noite com um problema de freio que forçou uma longa entrada na garagem para substituir um cilindro mestre, antes de perder mais tempo com um problema de aceleração e depois uma repetição do problema de freio.
Alonso e seus companheiros Lando Norris e Phil Hanson terminaram em 38º no geral, 91 voltas atrás do Cadillac de Fittipaldi e companhia.
No #37 DCR Oreca que foi compartilhado entre Daniel Juncadella, Robin Frijns e Felix Rosenqvist e Lance Stroll terminou em 15º no geral, a 32 voltas, depois de perder uma quantidade significativa de tempo para reparar a carroceria e danos de suspensão após uma batida.
A corrida da categoria Protótipo das 24 Horas de Daytona foi marcada por um grande número de baixas entre os principais competidores, incluindo os dois Cadillacs restantes da Spirit of Daytona Racing e da Wayne Taylor Racing.
O carro da Spirit of Daytona teve que retirar o carro #90 quando enfrentou uma falha no motor, enquanto a WTR finalmente se retirou seguindo uma onda de problemas na parte traseira direita que não conseguiu identificar adequadamente a causa.
Ambos ESM Nissan DPis também saíram durante a noite, a máquina #2 com uma falha da caixa de câmbio e o #22 com um turbo estourado.
Da mesma forma, nenhum dos Mazdas da Joest chegaram ao final. Ambos os carros #55 e #77 já estavam muitas voltas atrás quando se retiraram, devido a um incêndio e um problema elétrico recorrente, respectivamente.
GTLM: Ford insuperável
A Ford conseguiu uma dobradinha na categoria GT Le Mans, resultado que não foi ameaçado desde os primeiros estágios da corrida, quando os dois GTs da Chip Ganassi Racing correram rapidamente na pista.
Embora o melhor dos Corvetas tenha sido capaz de aproveitar as poucas bandeiras amarelas (apenas 4 em toda a corrida) para se aproximar, não conseguiu ameaçar os Fords nas relargadas.
O Ford #66 de Joey Hand, Dirk Muller e Sebastien Bourdais lideraram a maior parte da prova, mas o #67 GT de Ryan Briscoe, Scott Dixon e Richard Westbrook conseguiu avançar nas quatro últimas horas para receber a bandeira quadriculada 11 segundos na frente.
O Corvette #3 C7.R de Jan Magnussen, Antonio Garcia e Mike Rockenfeller estava a duas voltas atrás no final, uma volta à frente do carro #4 de Oliver Gavin, Tommy Milner e Marcel Fassler.
O melhor dos BMW M8s ficou sétimo na categoria, a dez voltas dos Fords, atrás da Ferrari 488 GTE #82 da Risi Competizione e o melhor dos Porsches, o #912.
O outro Porsche RTR 911, o #911, deixou a prova após um acidente um pouco antes da metade da prova, enquanto o segundo BMW também perdeu um tempo considerável depois que Bill Auberlen bateu no muro.
GTD: Lamborghini vence
As honras da classe GT Daytona foram para o Lamborghini Huracan GT3 #11 da Grasse Racing de Mirko Bortolotti, Franck Perera, Rolf Ineichen e Rik Breukers.
O carro teve que começar da parte de trás do grid depois de não passar na inspeção tecnológica pós-qualificação, mas voltou à disputa nas primeiras horas, ajudado por um forte período na molhada noite com Perera no comando.
Uma penalidade de cinco minutos para o Land Audi #29 incendiou a corrida na GTD, com o carro #11 terminando em uma luta de quatro vias com o Mercedes #33 da Team Riley, o Acura NSX # 86 da Michael Shank Racing e o Lamborghini #48 da Paull Miller Racing.
O homem de Mercedes, Jeroen Bleekemolen, se tomou a segunda posição de Bortolotti na meia hora final, mas teve que parar a apenas 13 minutos da bandeira quadriculada e caiu para quarto.
Isso deu o segundo lugar ao Acura #86 de Alvaro Parente, Katherine Legge, AJ Allmendinger e Trent Hindman, enquanto o terceiro foi para o Lamborghini #48, compartilhado por Bryan Sellers, Madison Snow, Andrea Caldarelli e Bryce Miller.
Confira o resultado da corrida:
| Cla | Class | Num | Piloto | Chassis | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | Aposentadoria | Pits | Pontos | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | P | 5 |   Christian Fittipaldi   Filipe Albuquerque   Joao Barbosa  | 
Cadillac DPi | 808 | - | 36 | |||||
| 2 | P | 31 |   Mike Conway   Eric Curran   Felipe Nasr   Stuart Middleton  | 
Cadillac DPi | 808 | 1'10.544 | 1'10.544 | 1'10.544 | 41 | |||
| 3 | P | 54 |   Loic Duval   Romain Dumas   Jon Bennett   Colin Braun  | 
ORECA LMP2 | 808 | 1'31.982 | 1'31.982 | 21.438 | 40 | |||
| 4 | P | 32 |   Bruno Senna   Paul di Resta   William Owen   Hugo Sadeleer  | 
Ligier LMP2 | 804 | 4 laps | 4 voltas | 4 voltas | 38 | |||
| 5 | P | 78 |   Ho-Pin Tung   Antonio Felix da Costa   Alex Brundle   Ferdinand Habsburg  | 
ORECA LMP2 | 804 | 4 laps | 4 voltas | 0.000 | 42 | |||
| 6 | P | 85 |   Simon Trummer   Austin Cindric   Robert Alon   Devlin DeFrancesco  | 
ORECA LMP2 | 798 | 10 laps | 10 voltas | 6 voltas | 38 | |||
| 7 | P | 99 |   Mikhail Goikhberg   Chris Miller   Stephen Simpson   Gustavo Menezes  | 
ORECA LMP2 | 798 | 10 laps | 10 voltas | 0.000 | 38 | |||
| 8 | P | 38 |   Joel Miller   James French   Kyle Masson   Pato O'Ward  | 
ORECA LMP2 | 796 | 12 laps | 12 voltas | 2 voltas | 42 | |||
| 9 | P | 7 |   Helio Castroneves   Graham Rahal   Ricky Taylor  | 
Acura DPi | 793 | 15 laps | 15 voltas | 3 voltas | 38 | |||
| 10 | P | 6 |   Juan Pablo Montoya   Simon Pagenaud   Dane Cameron  | 
Acura DPi | 793 | 15 laps | 15 voltas | 0.000 | 37 | |||
| 11 | GTLM | 67 |   Ryan Briscoe   Scott Dixon   Richard Westbrook  | 
Ford GT | 783 | 25 laps | 25 voltas | 10 voltas | 26 | |||
| 12 | GTLM | 66 |   Sébastien Bourdais   Joey Hand   Dirk Müller  | 
Ford GT | 783 | 25 laps | 25 voltas | 0.000 | 26 | |||
| 13 | GTLM | 3 |   Jan Magnussen   Antonio Garcia   Mike Rockenfeller  | 
Chevrolet Corvette C7.R | 781 | 27 laps | 27 voltas | 2 voltas | 28 | |||
| 14 | GTLM | 4 |   Marcel Fassler   Oliver Gavin   Tommy Milner  | 
Chevrolet Corvette C7.R | 780 | 28 laps | 28 voltas | 1 volta | 28 | |||
| 15 | P | 37 |   Robin Frijns   Daniel Juncadella   Felix Rosenqvist   Lance Stroll  | 
ORECA LMP2 | 777 | 31 laps | 31 voltas | 3 voltas | 40 | |||
| 16 | GTLM | 62 |   James Calado   Toni Vilander   Davide Rigon   Alessandro Pier Guidi  | 
Ferrari 488 GTE | 774 | 34 laps | 34 voltas | 3 voltas | 29 | |||
| 17 | GTLM | 912 |   Gianmaria Bruni   Earl Bamber   Laurens Vanthoor  | 
Porsche 911 RSR | 774 | 34 laps | 34 voltas | 0.000 | 28 | |||
| 18 | GTLM | 24 |   John Edwards   Jesse Krohn   Nick Catsburg   Augusto Farfus  | 
BMW M8 GTLM | 773 | 35 laps | 35 voltas | 1 volta | 29 | |||
| 19 | P | 52 |   Gustavo Yacaman   Nick Boulle   Roberto Gonzalez   Sebastian Saavedra  | 
Ligier LMP2 | 771 | 37 laps | 37 voltas | 2 voltas | 36 | |||
| 20 | GTLM | 911 |   Nick Tandy   Patrick Pilet   Frederic Makowiecki  | 
Porsche 911 RSR | 753 | 55 laps | 55 voltas | 18 voltas | 32 | |||
| 21 | GTD | 11 |   Rolf Ineichen   Mirko Bortolotti Rik Breukers   Franck Perera  | 
Lamborghini Huracan GT3 | 752 | 56 laps | 56 voltas | 1 volta | 28 | |||
| 22 | GTD | 86 |   A.J. Allmendinger   Alvaro Parente   Katherine Legge   Trent Hindman  | 
Acura NSX GT3 | 751 | 57 laps | 57 voltas | 1 volta | 29 | |||
| 23 | GTD | 48 |   Bryce Miller   Bryan Sellers   Madison Snow   Andrea Caldarelli  | 
Lamborghini Huracan GT3 | 751 | 57 laps | 57 voltas | 0.000 | 27 | |||
| 24 | GTD | 33 |   Jeroen Bleekemolen   Ben Keating   Adam Christodoulou   Luca Stolz  | 
Mercedes-AMG GT3 | 751 | 57 laps | 57 voltas | 0.000 | 30 | |||
| 25 | GTD | 64 |   Sam Bird   Townsend Bell   Frankie Montecalvo   Bill Sweedler  | 
Ferrari 488 GT3 | 751 | 57 laps | 57 voltas | 0.000 | 29 | |||
| 26 | GTD | 44 |   Markus Winkelhock   Andy Lally   Andrew Davis   John Potter  | 
Audi R8 LMS GT3 | 750 | 58 laps | 58 voltas | 1 volta | 28 | |||
| 27 | GTD | 29 |   Jeffrey Schmidt   Christopher Mies   Kelvin van der Linde   Sheldon Linde  | 
Audi R8 LMS GT3 | 749 | 59 laps | 59 voltas | 1 volta | 31 | |||
| 28 | GTD | 75 |   Kenny Habul   Maro Engel Thomas Jäger   Mikael Grenier  | 
Mercedes-AMG GT3 | 745 | 63 laps | 63 voltas | 4 voltas | 28 | |||
| 29 | GTD | 15 |   David Heinemeier Hansson  Jack Hawksworth   Dominik Farnbacher   Scott Pruett  | 
Lexus RC F GT3 | 744 | 64 laps | 64 voltas | 1 volta | 28 | |||
| 30 | GTD | 63 |   Jeff Segal   Cooper MacNeil   Gunnar Jeannette   Alessandro Balzan  | 
Ferrari 488 GT3 | 744 | 64 laps | 64 voltas | 0.000 | 33 | |||
| 31 | GTD | 93 |   Justin Marks   Lawson Aschenbach   Mario Farnbacher   Come Ledogar  | 
Acura NSX GT3 | 741 | 67 laps | 67 voltas | 3 voltas | 30 | |||
| 32 | GTD | 71 |   Kenton Koch   Loris Spinelli   Robby Foley   JC Perez  | 
Mercedes-AMG GT3 | 741 | 67 laps | 67 voltas | 0.000 | 30 | |||
| 33 | GTD | 19 | Christopher Lenz   Ezequiel Perez Companc   Christian Engelhart   Louis Machiels   Max Splunteren  | 
Lamborghini Huracan GT3 | 739 | 69 laps | 69 voltas | 2 voltas | 28 | |||
| 34 | GTD | 96 |   Cameron Lawrence   Don Yount   Jens Klingmann   Mark Kvamme   Martin Tomczyk  | 
BMW M6 GT3 | 733 | 75 laps | 75 voltas | 6 voltas | 32 | |||
| 35 | GTLM | 25 |   Bill Auberlen   Connor de Phillippi   Philipp Eng   Alexander Sims  | 
BMW M8 GTLM | 731 | 77 laps | 77 voltas | 2 voltas | 28 | |||
| 36 | GTD | 14 |   Kyle Marcelli   Bruno Junqueira   Dominik Baumann   Philipp Frommenwiler  | 
Lexus RC F GT3 | 719 | 89 laps | 89 voltas | 12 voltas | 30 | |||
| 37 | GTD | 69 |   Ryan Eversley   Sean Rayhall   John Falb   Chad Gilsinger  | 
Acura NSX GT3 | 719 | 89 laps | 89 voltas | 0.000 | 34 | |||
| 38 | P | 23 |   Fernando Alonso   Philip Hanson   Lando Norris  | 
Ligier LMP2 | 718 | 90 laps | 90 voltas | 1 volta | 34 | |||
| 39 | GTD | 82 |   Matt Griffin   Martin Fuentes   Santiago Creel   Ricardo Perez De Lara   Miguel Molina  | 
Ferrari 488 GT3 | 715 | 93 laps | 93 voltas | 3 voltas | 32 | |||
| 40 | GTD | 73 |   Jörg Bergmeister   Tim Pappas   Norbert Siedler   Patrick Lindsey  | 
Porsche 911 GT3 R | 675 | 133 laps | 133 voltas | 40 voltas | 25 | |||
| 41 | GTD | 58 |   Patrick Long   Christina Nielsen   Robert Renauer   Mathieu Jaminet  | 
Porsche 911 GT3 R | 666 | 142 laps | 142 voltas | 9 voltas | 30 | |||
| 42 | P | 20 |   Brendan Gaughan   Tomy Drissi   Alex Popow   Marc Drumwright   Eric Lux  | 
Multimatic/Riley LMP2 | 642 | 166 laps | 166 voltas | 24 voltas | 44 | |||
| 43 | dnf | GTD | 59 |   Sven Muller Matteo Cairoli Steve Smith   Hari Proczyk   Reinhold Renger  | 
Porsche 911 GT3 R | 637 | 171 laps | 171 voltas | 5 voltas | Aposentadoria | 34 | |
| 44 | GTD | 51 |   Pedro Lamy   Paul Dalla Lana   Mathias Lauda   Daniel Serra  | 
Ferrari 488 GT3 | 571 | 236 laps | 237 voltas | 66 voltas | 23 | |||
| 45 | dnf | P | 10 |   Jordan Taylor   Ryan Hunter-Reay   Renger van der Zande  | 
Cadillac DPi | 555 | 252 laps | 253 voltas | 16 voltas | Aposentadoria | 27 | |
| 46 | dnf | P | 55 |   Harry Tincknell   Spencer Pigot   Jonathan Bomarito  | 
Mazda DPi | 541 | 258 laps | 267 voltas | 14 voltas | Aposentadoria | 29 | |
| 47 | dnf | P | 77 |   Oliver Jarvis   René Rast   Tristan Nunez  | 
Mazda DPi | 530 | 269 laps | 278 voltas | 11 voltas | Aposentadoria | 33 | |
| 48 | dnf | P | 22 |   Pipo Derani   Johannes van Overbeek   Nicolas Lapierre  | 
Nissan DPi | 438 | 361 laps | 370 voltas | 92 voltas | Aposentadoria | 22 | |
| 49 | dnf | P | 2 |   Scott Sharp   Ryan Dalziel   Olivier Pla  | 
Nissan DPi | 338 | 461 laps | 470 voltas | 100 voltas | Aposentadoria | 18 | |
| 50 | dnf | P | 90 |   Matt McMurry   Tristan Vautier   Eddie Cheever III  | 
Cadillac DPi | 291 | 508 laps | 517 voltas | 47 voltas | Aposentadoria | 14 | 
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.