Indy: Dixon usa estratégia perfeita, segura pressão de Rahal e vence em Indianápolis; Castroneves é 15º
Neozelandês completou 19 temporadas seguidas vencendo ao menos uma corrida na categoria
Correndo no traçado misto de Indianápolis, a Indy teve Scott Dixon como grande vencedor na tarde deste sábado. Depois de ser tocado na largada e rodar, o neozelandês aplicou uma estratégia impecável, superou os adversários e segurou a pressão feita por Graham Rahal na reta final da corrida levando a vitória para casa.
Com isso, o piloto da Chip Ganassi Racing completou 19 temporadas consecutivas vencendo ao menos uma corrida na categoria, sendo essa a primeira da temporada e a 54ª da carreira. Completaram o pódio Graham Rahal e Pato O'Ward. O brasileiro Hélio Castroneves cruzou a linha de chegada em 15º.
A corrida
Logo na largada, uma grande confusão quádrupla aconteceu: Palou, Armstrong, Newgarden e Grosejan se envolveram em um acidente. Palou tocou em Armstrong que rodou, ficou parado na pista e foi acertado pelo ex-F1. Na sequência, Newgarden não conseguiu desviar e parou em cima do carro de Armstrong perdendo o bico dianteiro do carro. A bandeira amarela foi acionada.
Dixon também foi atingido, rodou na pista e caiu para as últimas posições.
A relargada aconteceu na sétima volta e pouco depois da primeira curva, Rahal 'roubou' a liderança de Defrancesco. Quatro voltas depois, o ex-líder já tinha caído para o sexto lugar. Rahal, Rossi, O'Ward, Lundgaard e Rosenqvist formavam os cinco primeiros.
Na primeira janela de paradas, um desastre para Ferrucci. O cabo da pistola ficou embolado na parte inferior da asa dianteira e o norte-americano precisou parar no pitlane antes de retornar à pista para que fosse retirado.
Com a prova quase na metade, a situação estava tranquila na pista. Por conta do calor, os pilotos administravam os pneus para não desgastar de maneira exagerada. Nesta altura, as ultrapassagens deram uma 'freada' e a corrida estava em um momento mais tranquilo.
Exatamente com cinquenta por cento de prova, a segunda grande janela de paradas para troca de pneus aconteceu. Um breve incidente entre uma McLaren e Palou aconteceu, mas o toque foi evitado. Uma boa estratégia construída por Grosjean permitiu que o francês ocupasse o quinto lugar restando 34 voltas para o fim.
Assim como Grosjean, Dixon aplicou uma estratégia certeira de combustível e pneus em seus adversários e com 20 voltas para o fim, assumiu a liderança colocando lenha na fogueira. Na volta 70, fim de prova para Ronseqvist.
A dez do fim, a disputa entre Dixon e Rahal se intensificou, com o norte-americano com o gap de de 2s5 para o neozelandês e muitos retardatários embolando e complicando a vida do então P1. A briga foi ficando cada vez mais intensa, com a diferença caindo volta após volta.
Restando quatro voltas, o tempo entre eles já era de menos de 1s. Neste momento, a briga era limpa entre os dois primeiros colocados. No fim, Dixon conseguiu segurar a pressão e levar a vitória.
Cla | Nº | Driver | Car / Engine | Laps | Time | Delay |
1 | 9 | Scott Dixon | Dallara/Honda | 85 | 1:51'24.7579 | |
2 | 15 | Graham Rahal | Dallara/Honda | 85 | 1:51'25.2358 | 0.4779 |
3 | 5 | Patricio O'Ward | Dallara/Chevrolet | 85 | 1:51'32.8504 | 8.0925 |
4 | 45 | C.Lundgaard | Dallara/Honda | 85 | 1:51'34.0790 | 9.3211 |
5 | 7 | Alexander Rossi | Dallara/Chevrolet | 85 | 1:51'34.5514 | 9.7935 |
6 | 12 | Will Power | Dallara/Chevrolet | 85 | 1:51'39.4508 | 14.6929 |
7 | 10 | Alex Palou | Dallara/Honda | 85 | 1:51'42.4084 | 17.6505 |
8 | 3 | Scott McLaughlin | Dallara/Chevrolet | 85 | 1:51'46.9556 | 22.1977 |
9 | 27 | Kyle Kirkwood | Dallara/Honda | 85 | 1:51'48.1817 | 23.4238 |
10 | 8 | Marcus Ericsson | Dallara/Honda | 85 | 1:51'55.1536 | 30.3957 |
11 | 21 | R.van Kalmthout | Dallara/Chevrolet | 85 | 1:51'57.4307 | 32.6728 |
12 | 60 | Linus Lundqvist | Dallara/Honda | 85 | 1:51'59.8769 | 35.1190 |
13 | 26 | Colton Herta | Dallara/Honda | 85 | 1:52'07.1934 | 42.4355 |
14 | 30 | Jack Harvey | Dallara/Honda | 85 | 1:52'11.7876 | 47.0297 |
15 | 06 | H.Castroneves | Dallara/Honda | 85 | 1:52'12.9303 | 48.1724 |
16 | 18 | David Malukas | Dallara/Honda | 85 | 1:52'26.6992 | 1'01.9413 |
17 | 77 | Callum Ilott | Dallara/Chevrolet | 85 | 1:52'34.3544 | 1'09.5965 |
18 | 28 | Romain Grosjean | Dallara/Honda | 84 | 1:50'52.9235 | |
19 | 29 | D.Defrancesco | Dallara/Honda | 84 | 1:51'28.7685 | |
20 | 20 | Ryan Hunter-Reay | Dallara/Chevrolet | 84 | 1:51'30.6138 | |
21 | 78 | Agustín Canapino | Dallara/Chevrolet | 84 | 1:51'38.0810 | |
22 | 51 | Sting Ray Robb | Dallara/Honda | 84 | 1:51'53.0587 | |
23 | 14 | Santino Ferrucci | Dallara/Chevrolet | 84 | 1:52'16.5292 | |
24 | 11 | Marcus Armstrong | Dallara/Honda | 83 | 1:51'45.8749 | |
25 | 2 | Josef Newgarden | Dallara/Chevrolet | 83 | 1:52'13.2375 | |
26 | 55 | B.Pedersen | Dallara/Chevrolet | 79 | 1:51'45.0036 | |
27 | 6 | Felix Rosenqvist | Dallara/Chevrolet | 68 | 1:31'00.7320 |
Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?
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