Indy GP de Indianápolis Race II

Indy: Dixon usa estratégia perfeita, segura pressão de Rahal e vence em Indianápolis; Castroneves é 15º

Neozelandês completou 19 temporadas seguidas vencendo ao menos uma corrida na categoria

Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Honda

Correndo no traçado misto de Indianápolis, a Indy teve Scott Dixon como grande vencedor na tarde deste sábado. Depois de ser tocado na largada e rodar, o neozelandês aplicou uma estratégia impecável, superou os adversários e segurou a pressão feita por Graham Rahal na reta final da corrida levando a vitória para casa. 

 

Com isso, o piloto da Chip Ganassi Racing completou 19 temporadas consecutivas vencendo ao menos uma corrida na categoria, sendo essa a primeira da temporada e a 54ª da carreira. Completaram o pódio Graham Rahal e Pato O'Ward. O brasileiro Hélio Castroneves cruzou a linha de chegada em 15º.

Leia também:

A corrida

Logo na largada, uma grande confusão quádrupla aconteceu: Palou, Armstrong, Newgarden e Grosejan se envolveram em um acidente. Palou tocou em Armstrong que rodou, ficou parado na pista e foi acertado pelo ex-F1. Na sequência, Newgarden não conseguiu desviar e parou em cima do carro de Armstrong perdendo o bico dianteiro do carro. A bandeira amarela foi acionada.

Dixon também foi atingido, rodou na pista e caiu para as últimas posições.

 

A relargada aconteceu na sétima volta e pouco depois da primeira curva, Rahal 'roubou' a liderança de Defrancesco. Quatro voltas depois, o ex-líder já tinha caído para o sexto lugar. Rahal, Rossi, O'Ward, Lundgaard e Rosenqvist formavam os cinco primeiros. 

Na primeira janela de paradas, um desastre para Ferrucci. O cabo da pistola ficou embolado na parte inferior da asa dianteira e o norte-americano precisou parar no pitlane antes de retornar à pista para que fosse retirado.

 

Com a prova quase na metade, a situação estava tranquila na pista. Por conta do calor, os pilotos administravam os pneus para não desgastar de maneira exagerada. Nesta altura, as ultrapassagens deram uma 'freada' e a corrida estava em um momento mais tranquilo.

Exatamente com cinquenta por cento de prova, a segunda grande janela de paradas para troca de pneus aconteceu. Um breve incidente entre uma McLaren e Palou aconteceu, mas o toque foi evitado. Uma boa estratégia construída por Grosjean permitiu que o francês ocupasse o quinto lugar restando 34 voltas para o fim.

 

Assim como Grosjean, Dixon aplicou uma estratégia certeira de combustível e pneus em seus adversários e com 20 voltas para o fim, assumiu a liderança colocando lenha na fogueira. Na volta 70, fim de prova para Ronseqvist. 

A dez do fim, a disputa entre Dixon e Rahal se intensificou, com o norte-americano com o gap de de 2s5 para o neozelandês e muitos retardatários embolando e complicando a vida do então P1.  A briga foi ficando cada vez mais intensa, com a diferença caindo volta após volta. 

Restando quatro voltas, o tempo entre eles já era de menos de 1s. Neste momento, a briga era limpa entre os dois primeiros colocados. No fim, Dixon conseguiu segurar a pressão e levar a vitória.

Cla Driver  Car / Engine   Laps   Time   Delay 
9 Scott Dixon Dallara/Honda 85 1:51'24.7579  
15 Graham Rahal Dallara/Honda 85 1:51'25.2358 0.4779
5 Patricio O'Ward Dallara/Chevrolet 85 1:51'32.8504 8.0925
45 C.Lundgaard Dallara/Honda 85 1:51'34.0790 9.3211
7 Alexander Rossi Dallara/Chevrolet 85 1:51'34.5514 9.7935
12 Will Power Dallara/Chevrolet 85 1:51'39.4508 14.6929
10 Alex Palou Dallara/Honda 85 1:51'42.4084 17.6505
3 Scott McLaughlin Dallara/Chevrolet 85 1:51'46.9556 22.1977
27 Kyle Kirkwood Dallara/Honda 85 1:51'48.1817 23.4238
10  8 Marcus Ericsson Dallara/Honda 85 1:51'55.1536 30.3957
11  21 R.van Kalmthout Dallara/Chevrolet 85 1:51'57.4307 32.6728
12  60 Linus Lundqvist Dallara/Honda 85 1:51'59.8769 35.1190
13  26 Colton Herta Dallara/Honda 85 1:52'07.1934 42.4355
14  30 Jack Harvey Dallara/Honda 85 1:52'11.7876 47.0297
15  06 H.Castroneves Dallara/Honda 85 1:52'12.9303 48.1724
16  18 David Malukas Dallara/Honda 85 1:52'26.6992 1'01.9413
17  77 Callum Ilott Dallara/Chevrolet 85 1:52'34.3544 1'09.5965
18  28 Romain Grosjean Dallara/Honda 84 1:50'52.9235  
19  29 D.Defrancesco Dallara/Honda 84 1:51'28.7685  
20  20 Ryan Hunter-Reay Dallara/Chevrolet 84 1:51'30.6138  
21  78 Agustín Canapino Dallara/Chevrolet 84 1:51'38.0810  
22  51 Sting Ray Robb Dallara/Honda 84 1:51'53.0587  
23  14 Santino Ferrucci Dallara/Chevrolet 84 1:52'16.5292  
24  11 Marcus Armstrong Dallara/Honda 83 1:51'45.8749  
25  2 Josef Newgarden Dallara/Chevrolet 83 1:52'13.2375  
26  55 B.Pedersen Dallara/Chevrolet 79 1:51'45.0036  
27  6 Felix Rosenqvist Dallara/Chevrolet 68 1:31'00.7320

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #242 – O que a F1 2023 tem trazido de positivo, apesar da falta de vencedores diferentes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Palou rompe contrato e não se juntará à McLaren em 2024
Próximo artigo Indy: Ganassi rebate Brown e diz que McLaren está se vitimizando no caso Palou

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil