Relato da corrida
Indy Detroit

Indy: Dixon vence etapa caótica em Detroit marcada por oito amarelas; Fittipaldi é 13º

Em prova com impressionantes oito bandeiras amarelas em 100 voltas, a vitória ficou com a Honda na casa da Chevrolet

Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Honda

A Indy entregou neste domingo uma prova caótica em Detroit, complicada ainda mais por causa da chuva. E em meio às inúmeras bandeiras amarelas ao longo das 100 voltas de duração, Scott Dixon se saiu melhor, com Marcus Ericsson e Marcus Armstrong fechando o top 3.

Completaram o top 10: Kyle Kirkwood, Alexander Rossi, Will Power, Pato O'Ward, Felix Rosenqvist, Santino Ferrucci e Theo Pourchaire, enquanto Pietro Fittipaldi terminou em 13º.

Leia também:

Herta saiu bem e conseguiu se defender do avanço de Palou por fora. Mas a amarela foi imediatamente acionada. Power tomou um toque na primeira curva de Pourchaire, que o levou a rodar e bater de leve na barreira de proteção, deixando diversos carros represados. 

 

Com a amarela se prolongando, alguns pilotos que largaram de macios aproveitaram para fazerem suas primeiras paradas. A verde voltou na volta 4 de 100, com Herta à frente de Palou, McLaughlin, Kirkwood e Newgarden no top 5, enquanto Fittipaldi era o 14º e Castroneves 18º.

Com Herta disparando na frente, abrindo 3s na volta 10, Palou tornou-se alvo fácil, caindo de segundo para quinto em apenas algumas curvas. Com um desgaste dos pneus macios maior do que o esperado, o bicampeão foi forçado a parar já na volta 12, quando a previsão original era a partir da 20ª.

 

Na 16, a amarela voltou após Helinho e Simpson se envolverem em um toque, deixando os dois parados na pista. O replay mostrou que o brasileiro recebeu um toque na traseira de Ferrucci, rodando. Sem ter como desviar, Simpson acabou acertando asa com asa Castroneves. Ferrucci acabou punido com um stop and go pelo incidente.

A retomada é na volta 22, com Herta à frente de McLaughlin, Kirkwood, Newgarden e Dixon, enquanto Fittipaldi é 12º. Logo na sequência foi a vez de Rasmussen abandonar, com problemas no motor.

Com o drama da aproximação da chuva, a terceira amarela veio na 33, com McLaughlin perdendo o ponto de frenagem e batendo na barreira de pneus. Isso levou vários pilotos novamente aos boxes, mas no mesmo momento em que as câmeras começavam a mostrar a pista molhando.

Apesar da previsão de apenas 10% no começo da corrida, a chuva veio com tudo neste momento em certos pontos da pista. Por isso, alguns pilotos arriscaram para colocar os pneus de chuva, enquanto outros eram instruídos a ficarem na pista sob alegação de que seria apenas algo passageiro.

A verde mal havia sido acionada quando a amarela voltou após VeeKay ver seu carro morrer em um toque com Power. Isso levou todo mundo de volta aos boxes para colocar pneus slick novamente. Ela volta em definitivo na 46, com Kirkwood à frente de Dixon, Ericsson, Rossi e Grosjean, com Pietro em 16º.

 

Buscansdo recuperar posições, Herta tentou mergulhar com tudo com o pneu slick frio em um trecho molhado e quase acertou Palou e Vautier, indo parar fora da pista e causando a quinta amarela do dia.

Inimigos do entretenimento, a sexta amarela do dia veio já na 53. Power foi tentar ultrapassar um carro por dentro na curva 1, assim que a verde havia sido acionada, e acabou acertando Grosjean, que rodou. Neste momento, Kirkwood liderava com Ericsson em segundo e Rossi, Palou e O'Ward no top 5, enquanto Pietro se aproveitava do caos e já era o oitavo.

A sétima, igualando a marca do ano passado, veio na 65. McLaughlin tentou ultrapassar Robb em uma das curvas mais apertadas da pista e, ao dar um toque no rival, o carro da AJ Foyt ficou na barreira de pneus. Isso levou quase todo mundo aos boxes, com Dixon assumindo a ponta ao não parar, à frente de Armstrong, Vautier, Newgarden e Power. Kirkwood vinha em sexto, sendo o primeiro dos que haviam parado.

A oitava apareceu já na 70. Newgarden acabou dando um toque em Kirkwood no hairpin e, com isso rodou, levando Palou consigo.

Com 15 voltas para o fim, e em uma rara sequência sob bandeira verde, Dixon liderava com 2s4 para Armstrong, com Kirkwood, Ericsson e Rossi completando os cinco primeiros, enquanto Pietro vinha em 13º.

No final, Scott Dixon conseguiu se livrar do caos para vencer a prova, com Marcus Ericsson em segundo e Marcus Armstrong em terceiro. Completaram o top 10: Kyle Kirkwood, Alexander Rossi, Will Power, Pato O'Ward, Felix Rosenqvist, Santino Ferrucci e Theo Pourchaire, enquanto Pietro Fittipaldi terminou em 13º.

A Indy dá continuidade à temporada 2024 já na próxima semana, com Road America recebendo a sétima etapa do campeonato.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo Mph Pits Pontos Abandono
1 New Zealand S. Dixon Chip Ganassi Racing 9 100

2:06'07.9684

  92.177 2    
2 Sweden M. Ericsson Andretti Global 28 100

+0.8567

2:06'08.8251

0.8567 93.569 2    
3 New Zealand M. Armstrong Chip Ganassi Racing 11 100

+4.9129

2:06'12.8813

4.0562 89.220 4    
4 United States K. Kirkwood Andretti Global 27 100

+6.1249

2:06'14.0933

1.2120 91.894 2    
5 United States A. Rossi Arrow McLaren 7 100

+8.9532

2:06'16.9216

2.8283 91.540 4    
6 Australia W. Power Team Penske 12 100

+10.1045

2:06'18.0729

1.1513 90.616 7    
7 Mexico P. O'Ward Arrow McLaren 5 100

+11.4821

2:06'19.4505

1.3776 91.821 4    
8 Sweden F. Rosenqvist Michael Shank Racing 60 100

+15.4998

2:06'23.4682

4.0177 91.571 5    
9 United States S. Ferrucci A.J. Foyt Enterprises 14 100

+18.2882

2:06'26.2566

2.7884 92.324 6    
10 France T. Pourchaire Arrow McLaren 6 100

+18.8912

2:06'26.8596

0.6030 93.183 4    
11 Denmark C. Lundgaard Rahal Letterman Lanigan Racing 45 100

+23.3158

2:06'31.2842

4.4246 77.720 5    
12 Argentina A. Canapino Juncos Hollinger Racing 78 100

+27.3674

2:06'35.3358

4.0516 91.476 4    
13 Brazil P. Fittipaldi Rahal Letterman Lanigan Racing 30 100

+28.3686

2:06'36.3370

1.0012 91.313 4    
14 Netherlands R. Kalmthout Ed Carpenter Racing 21 100

+29.4122

2:06'37.3806

1.0436 90.893 4    
15 United States G. Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing 15 100

+30.1565

2:06'38.1249

0.7443 90.389 4    
16 Spain A. Palou Chip Ganassi Racing 10 100

+39.0438

2:06'47.0122

8.8873 90.520 5    
17 United Kingdom J. Harvey Dale Coyne Racing 18 100

+46.3377

2:06'54.3061

7.2939 91.836 5    
18 France T. Vautier Dale Coyne Racing 51 99

+1 Lap

2:06'20.3437

1 Lap 92.777 5    
19 United States C. Herta Andretti Global with Curb-Agajanian 26 99

+1 Lap

2:06'33.2229

12.8792 91.147 5    
20 New Zealand S. McLaughlin Team Penske 3 99

+1 Lap

2:06'40.7466

7.5237 90.213 5    
21
R. Robb A.J. Foyt Enterprises
41 99

+1 Lap

2:06'54.9977

14.2511 91.591 4    
22 Sweden L. Lundqvist Chip Ganassi Racing 8 99

+1 Lap

2:06'55.2725

0.2748 91.771 6    
23 France R. Grosjean Juncos Hollinger Racing 77 97

+3 Laps

2:06'39.1904

2 Laps 91.037 4    
24
K. Simpson Chip Ganassi Racing
4 96

+4 Laps

2:06'56.8918

1 Lap 90.911 8    
25 Brazil H. Castroneves Michael Shank Racing 66 95

+5 Laps

2:07'07.6110

1 Lap 89.357 6    
26 United States J. Newgarden Team Penske 2 94

+6 Laps

2:07'02.1853

1 Lap 93.250 8    
27
C. Rasmussen Ed Carpenter Racing
20 24

+76 Laps

1:52'14.4086

70 Laps 1.186 1   Mechanical

BRIATORE 'de volta' à Alpine, que pode ser COMPRADA POR CHINESES! Antonelli CHOCA, Yuki na Audi e +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast Motorsport.com debate: Verstappen e RBR ameaçados em 2024?

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Herta confirma favoritismo e faz pole em Detroit; Fittipaldi é 15º e Castroneves 25º
Próximo artigo Lenda do automobilismo americano, Parnelli Jones morre aos 90 anos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil