Relato da corrida
Indy Indianapolis Road Course

Indy: Palou vence prova no misto de Indianápolis marcada por "embate das estratégias"; Fittipaldi é 14º

Espanhol aproveita corrida de recuperação de Herta para assumir liderança

Alex Palou, Chip Ganassi Racing Honda

No aquecimento oficial das 500 Milhas, a Indy entregou uma corrida de estratégias neste sábado no misto de Indianápolis. E quem levou a melhor foi o bicampeão Álex Palou, que terminou com uma boa vantagem para Will Power em segundo.

Após liderar a primeira parte da prova, Christian Lundgaard foi o terceiro, com Scott Dixon em quarto e Marcus Armstrong em quinto. Já Pietro Fittipaldi foi o 14º.

Leia também:

Palou não fez a melhor das largadas e, mesmo mantendo a liderança na primeira curva, a frenada do bicampeão criou uma grande confusão na parte inferior do pelotão, com vários pilotos precisando escapar da pista para evitar batidas.

Pouco depois, Lundgaard assumiu a liderança, com Palou em seguindo e Power, Dixon e Newgarden completando o top 5, enquanto Pietro subia uma posição ao final da primeira volta, indo para 10º. Líder do campeonato, Herta era apenas o 25º.

Mais atrás, confusão interna da Andretti. Herta e Ericsson dividiram curva e o sueco acabou forçando o líder do campeonato para fora da pista.

Aos poucos, os primeiros colocados começaram a descolar do restante do pelotão. Na quinta volta, de um total de 85, Lundgaard abria 0s5 para Palou, que já tinha 2s para Power, que estava 1s5 à frente de Dixon. Newgarden já ficava a mais 2s de distância.

A partir da volta 10 a janela de paradas foi aberta, mas os ponteiros esticaram seus stints. Power foi o primeiro a parar apenas na volta 18, trocando os duros por macios, seguido de Newgarden. Líder e vice-líder entraram juntos no fim do 19º giro.

Com os dois invertendo estratégias, eles voltaram na mesma ordem, mas com Power colado na traseira de Palou. Aproveitando o pneu já aquecido, Power conseguiu assumir o segundo lugar virtual.

Esticando sua parada, Pietro assumiu a liderança da prova na volta 23, ocupando a primeira posição pela primeira vez desde sua estreia na categoria. Neste momento ele vinha com 17s para Lundgaard, com Power, Palou e Dixon completando o top 5. Ao fazer seu primeiro pit, o brasileiro retornou em 11º.

Com a ordem restaurada, Lundgaard liderava com quase 2s de vantagem para Power na volta 30, com Palou a mais 2s de distância e Dixon a 4s do bicampeão. Armstrong completava o top 5

Na volta 35 os pilotos iniciaram a segunda janela de pits. Neste momento, Lundgaard via sua liderança ameaçada, com Power baixando aos poucos a vantagem, de 2s para pouco mais de 0s5. Para atrapalhar, o dinamarquês se viu com retardatários à frente. Mas, buscando uma estratégia diferente, Power foi para o undercut. Lá atrás, Fittipaldi colava em O'Ward para avançar mais uma posição.

Para responder, Lundgaard entrou nos boxes já na volta seguinte. Ele conseguiu voltar à frente de Power, graças a Ericsson, que segurou o bicampeão. Quem se deu bem foi Palou, que parou na sequência e retornou à frente dos dois. Mesmo com pneu aquecido, o dinamarquês não conseguiu retomar a liderança virtual.

Após assumir a ponta, Palou conseguiu se manter na frente e abrir, chegando a mais de 3s. Mas, aos poucos, Lundgaard começou a se aproximar após a volta 55, baixando para menos de 2s logo na sequência. O dinamarquês apertava o ritmo em meio à pressão de Power, que estava a apenas 0s5.

A última janela de boxes foi aberta na volta 60 de 85 e, na 63ª, Palou, Lundgaard, Power e Dixon entraram simultaneamente. Palou voltou confortavelmente à frente, com Power à frente de Lundgaard.

Para mudar o jogo, a amarela veio pela primeira vez na volta 66 após Ghiotto ficar parado na pista,  após rodar. Neste momento, Palou liderava à frente de Power, Lundgaard, Dixon e Armstrong. Pietro vinha em 12º.

A relargada veio na volta 69. Power tentou a manobra, mas acabou esticando a trajetória na primeira curva e, com isso, deixou a porta aberta para o avanço de Lundgaard enquanto o espanhol pôde abrir. Um pouco mais atrás, Rossi e Herta vinham trocando posições. Já Pietro caía para 14º.

Na prova onde as estratégias de paradas tiveram um papel central, Álex Palou superou os rivais para vencer com calma e assumir a liderança do campeonato. Will Power foi o segundo, com Christian Lundgaard em terceiro, Scott Dixon em quarto e Marcus Armstrong em quinto. Pietro Fittipaldi foi o 14º

O grid da Indy tira os próximos dias de folga, mas ainda durante a semana começam os treinos livres das 500 Milhas de Indianápolis, antes da classificação no próximo fim de semana.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo Mph Pits Pontos Abandono
1 Spain A. Palou Chip Ganassi Racing 10 85

1:45'27.2320

  122.793 3    
2 Australia W. Power Team Penske 12 85

+6.6106

1:45'33.8426

6.6106 120.920 3    
3 Denmark C. Lundgaard Rahal Letterman Lanigan Racing 45 85

+8.0900

1:45'35.3220

1.4794 121.489 3    
4 New Zealand S. Dixon Chip Ganassi Racing 9 85

+13.4262

1:45'40.6582

5.3362 120.291 3    
5 New Zealand M. Armstrong Chip Ganassi Racing 11 85

+13.8978

1:45'41.1298

0.4716 120.255 3    
6 New Zealand S. McLaughlin Team Penske 3 85

+14.2746

1:45'41.5066

0.3768 120.904 3    
7 United States C. Herta Andretti Global with Curb-Agajanian 26 85

+18.8554

1:45'46.0874

4.5808 121.683 3    
8 United States A. Rossi Arrow McLaren 7 85

+20.1638

1:45'47.3958

1.3084 121.093 3    
9 United States G. Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing 15 85

+22.1556

1:45'49.3876

1.9918 119.865 3    
10 Sweden F. Rosenqvist Michael Shank Racing 60 85

+26.3424

1:45'53.5744

4.1868 120.943 3    
11 United States K. Kirkwood Andretti Global 27 85

+27.4572

1:45'54.6892

1.1148 119.935 3    
12 France R. Grosjean Juncos Hollinger Racing 77 85

+29.3108

1:45'56.5428

1.8536 120.950 3    
13 Mexico P. O'Ward Arrow McLaren 5 85

+31.2388

1:45'58.4708

1.9280 120.358 3    
14 Brazil P. Fittipaldi Rahal Letterman Lanigan Racing 30 85

+31.8872

1:45'59.1192

0.6484 120.441 3    
15
K. Simpson Chip Ganassi Racing
4 85

+32.2895

1:45'59.5215

0.4023 120.840 3    
16 Sweden M. Ericsson Andretti Global 28 85

+34.6582

1:46'01.8902

2.3687 120.059 3    
17 France T. Pourchaire Arrow McLaren 6 85

+36.5679

1:46'03.7999

1.9097 117.977 3    
18 United States J. Newgarden Team Penske 2 85

+36.9649

1:46'04.1969

0.3970 117.772 3    
19 United Kingdom J. Harvey Dale Coyne Racing 18 85

+38.0124

1:46'05.2444

1.0475 119.954 3    
20
C. Rasmussen Ed Carpenter Racing
20 85

+39.4219

1:46'06.6539

1.4095 118.846 3    
21 Argentina A. Canapino Juncos Hollinger Racing 78 84

+1 Lap

1:45'45.1182

1 Lap 121.629 3    
22
R. Robb A.J. Foyt Enterprises
41 84

+1 Lap

1:45'52.9639

7.8457 121.031 3    
23 United Kingdom T. Blomqvist Michael Shank Racing 66 84

+1 Lap

1:45'55.0611

2.0972 120.914 4    
24 Sweden L. Lundqvist Chip Ganassi Racing 8 84

+1 Lap

1:46'00.9419

5.8808 120.525 3    
25 Italy L. Ghiotto Dale Coyne Racing 51 84

+1 Lap

1:46'07.4016

6.4597 119.213 3    
26 Netherlands R. Kalmthout Ed Carpenter Racing 21 84

+1 Lap

1:46'13.0203

5.6187 120.414 5    
27 United States S. Ferrucci A.J. Foyt Enterprises 14 55

+30 Laps

1:10'12.3291

29 Laps 49.087 3   Mechanical

DETALHES da oferta da MERCEDES a Sainz, o PLANO B da Audi e o PRAZO da decisão. 'Retorno' de Bottas?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #281 - Vitória muda Norris de patamar na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior IndyCar: Palou supera Lundgaard e é pole do GP de Indianápolis; Fittipaldi é P11 e Herta só P24 em erro da Andretti
Próximo artigo Palou assume a liderança e Herta cai para quarto; confira a situação da Indy após a etapa do misto de Indianápolis

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil