Recomendado para você

F1: Cadillac revelará pintura do carro de 2026 no intervalo do Super Bowl

F1: Cadillac revelará pintura do carro de 2026 no intervalo do Super Bowl

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revelará pintura do carro de 2026 no intervalo do Super Bowl
EXCLUSIVA: Novato em 2026, Lindblad comenta sonho da F1 e promessa a Norris

EXCLUSIVA: Novato em 2026, Lindblad comenta sonho da F1 e promessa a Norris

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
EXCLUSIVA: Novato em 2026, Lindblad comenta sonho da F1 e promessa a Norris
OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
Últimas notícias

Kanaan prevê prova de sobrevivência em Indianápolis

Fato de ninguém ter competido com o carro novo por horas seguidas, aliado ao calor, faz brasileiro crer que qualquer um pode vencer

Tony Kanaan a bordo do novo carro da Indy, o DW12

Único piloto na centenária história da Indy 500 a liderar voltas em sete edições consecutivas do evento, Tony Kanaan antevê uma corrida de sobrevivência neste domingo.

“Está tudo muito aberto”, resume o piloto baiano. “São carros novos, motores novos.... Vai ser a primeira corrida em pista oval no ano. Das equipes, nenhuma têm experiência no oval ainda com a durabilidade do carro. A gente ainda não fez uma corrida de 500 milhas com esses motores, então é uma coisa que qualquer um vai ter chance de ganhar”, disse Tony aos jornalistas brasileiros presentes no media day em Indianápolis.

A edição deste ano das 500 Milhas terá um gostinho diferente até para o piloto mais experiente do grid, por conta do novo equipamento utilizado a partir deste ano. O DW12, desenvolvido por Dan Wheldon, possui um desenho aerodinâmico que "gruda" o carro no chão e o impede de decolar voo e atingir as cercas de proteção a mais de 300km/h, principal fragilidade do modelo antigo que, curiosamente, provocou o acidente fatal de Wheldon.

Além disso, a entrada da Honda e da Lotus ao lado da Chevrolet na parte dos motores torna ainda mais indecifrável o jogo de adivinhação sobre o favoritismo, que em Indianápolis tem a tradição de ser imprevisível. "Está tudo muito aberto. Carros novos, motores novos, primeira corrida em ovais. Ninguém tem experiência da durabilidade do carro, do motor. É uma corrida que qualquer um terá chance de ganhar", atesta Tony.

Mesmo enfatizando o fator imprevisibilidade, o piloto do carro #11 se diz otimista. “O carro está bom. A gente trabalhou bastante no acerto de corrida durante o mês.” Ele antecipou ainda que vai usar a última oportunidade antes da bandeira verde para aprimorar alguns detalhes. “Tenho algumas ideias para o treino de amanhã visando a corrida”, acrescentou, sobre o carb day desta sexta-feira.

Outro fator de “sobrevivência” destacado por Tony é alta temperatura esperada em Indianápolis na hora da prova –a previsão indica que pode superar 35ºC.  “Vai ser um dia muito quente. O calor influencia em tudo, na performance do motor, o ar fica um pouco mais fino, o carro perde um pouco de pressão aerodinâmica, os pneus vão gastar mais rápido...”

Dentro desse cenário, ele já sabe o que precisa fazer para tentar sua primeira vitória no evento: “A gente vai ter que ter muita cabeça para guardar bem o equipamento até o último pit-stop e daí pra frente falar “agora é a hora de ir”. Realmente não é um clima favorável”.

Do ponto de vista físico, ele aponta até que pode tirar proveito dessa situação, uma vez que é um dos competidores de melhor preparo físico na categoria. “Mas outros pilotos sem a mesma condição vão sofrer mais.”

O brasileiro finaliza citando a solução mais óbvia –e a mais eficaz para lidar com o calor: “Não é segredo pra ninguém. Muita hidratação. Já estou começando hoje, quando vocês me viram o dia inteiro com uma garrafinha de água. Porque vamos perder de três a quatro quilos durante a corrida só de liquido. Isso durante uma prova longa, de quase 3h30, pode dar um pouco de câimbra, algumas coisas que podem influenciar na performance”.

 

Artigo anterior Barrichello: "Foi legal ganhar de F-1, mas Indy pra mim começa agora"
Próximo artigo Pilotos da F-1 de olho na estreia de Barrichello na Indy 500

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros