Mentor de Alonso, De Ferran garante: “Ele será competitivo”

Ao Motorsport.com, brasileiro, que será conselheiro do espanhol nas 500 Milhas de Indianápolis, elogiou a atitude e as habilidades do bicampeão mundial: “Um dos melhores da história”

Mentor de Alonso, De Ferran garante: “Ele será competitivo”
Fernando Alonso
Fernando Alonso press conference
Mark Miles, Michael Andretti, Andretti Autosport team owner, Fernando Alonso, Zak Brown press conference
Gil de Ferran, Fernando Alonso on the grid
Fernando Alonso
Gil de Ferran, Zak Brown, McLaren CEO, Fernando Alonso on the grid
Gil de Ferran
Fernando Alonso sits in the car of Marco Andretti
Fernando Alonso sits in the car of Marco Andretti
Fernando Alonso sits in the car of Marco Andretti
Fernando Alonso sits in the car of Marco Andretti
Fernando Alonso and Michael Andretti
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren

Gil de Ferran, que será conselheiro de Fernando Alonso durante as 500 Milhas de Indianápolis, no próximo mês, se mostrou certo de que o espanhol, a quem considera ser um dos melhores pilotos de todos os tempos, será competitivo na tradicional corrida americana.

Alonso ficará de fora do GP de Mônaco de F1 para buscar a vitória em Indianápolis. Para isso, o bicampeão mundial contará com o auxílio do ex-piloto brasileiro, duas vezes campeão da Indy e vencedor da prova em 2003.

Consultor da Honda nos Estados Unidos e ex-diretor da fabricante japonesa na F1, De Ferran será o responsável por passar todas as dicas necessárias a Alonso. “Vou ficar 'mano a mano' com ele, em todas as reuniões, acompanhando passo a passo todos os treinos, nessa fase preparatória para as 500 Milhas. Vou ficar muito próximo do Fernando de hoje até o dia da corrida”, contou o brasileiro, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.

Como será a primeira participação de Alonso em uma corrida em circuito oval, De Ferran adianta que o espanhol deverá se acostumar com várias novidades. “São muitas coisinhas. Uma coisa é muito similar: guiar um carro no limite é sempre guiar um carro no limite. Mas é um ambiente diferente – você está cercado de paredes, andando muito rápido, perto dos outros... O carro é muito assimétrico, então isso dá um sensação diferente”, pontua.

“Mas é um cara como o Fernando, que não só é um dos melhores pilotos que já vi, como também um dos melhores que já existiu. Ele tem um talento muito acima do normal. Acho que é mais o caso de tentar acelerar esse aprendizado, trazer atenção a alguns detalhes e acompanhar a evolução para a acelerá-la o mais rápido possível.”

Acelerando o aprendizado

Ao todo, Alonso deverá contar com apenas seis dias de treino (um privado mais cinco coletivos) até a sessão que definirá o grid para as 500 Milhas de Indianápolis. Mesmo com uma preparação curta, De Ferran está seguro de que o espanhol estará apto a mostrar um bom rendimento.

“Bem, não vou especular, mas estamos falando de um dos melhores pilotos da história. Só por causa disso eu tenho certeza de que ele vai ser competitivo. O que já deu para ver é que ele é um cara muito dedicado, que está prestando atenção em tudo e tentando absorver ao máximo todas as informações que estão vindo em sua direção”, comentou.

Alonso compareceu à etapa do Alabama da Indy, no último domingo (23), para já começar a se familiarizar com o método de trabalho da categoria. Para De Ferran, o piloto da McLaren conta com a atitude e a estrutura ideais para ter sucesso, já que estará sob a supervisão do veterano Michael Andretti.

Ele está muito aberto, supermotivado, muito empolgado. Ele está pilotando para uma ótima equipe. A minha expectativa é de que a Honda tenha uma boa corrida, então está tudo andando de acordo no momento. O Michael tem uma ótima equipe. São três equipes que vêm dominando o esporte nos últimos anos: Penske, Ganassi e Andretti. O Michael também correu na Europa, conhece a cultura, conhece muitas pessoas. Tudo isso ajuda”, lembra o brasileiro.

A 101ª edição das 500 Milhas de Indianápolis será realizada no dia 28 de maio. A prova americana compõe a chamada tríplice coroa do automobilismo ao lado das 24 Horas de Le Mans e do GP de Mônaco de F1 – esta última, já vencida por Alonso por duas vezes.

compartilhar
comentários
GALERIA: Alonso tem primeiro contato com a Indy
Artigo anterior

GALERIA: Alonso tem primeiro contato com a Indy

Próximo artigo

Alonso descarta mudança definitiva para a Indy no futuro

Alonso descarta mudança definitiva para a Indy no futuro
Carregar comentários