Indy - Castroneves presta homenagem a de Ferran: "Tivemos muitos momentos bons"

Helio Castroneves prestou homenagem ao seu companheiro de equipe de longa data na IndyCar e grande amigo Gil de Ferran, que faleceu aos 56 anos de idade no mês passado

The podium: Gil de Ferran and Helio Castroneves

Foto de: KOZ

Em uma coletiva de imprensa de pré-temporada no Indianapolis Motor Speedway, Helinho Castroneves falou sobre sua perda, a morte recente do amigo Gil de Ferran - enquanto ele próprio passa de piloto em tempo integral da IndyCar a coproprietário de equipe na Meyer Shank Racing em 2024.

Leia também:

"Sim, eu meio que perdi meu consultor, meu conselheiro por ser proprietário de uma equipe", disse Castroneves emocionado, enquanto lutava contra as lágrimas. "Certamente sentiremos falta dele, com certeza."

"Minhas lembranças de Gil são do início de nossa era com a Equipe Penske, quando tivemos nossa primeira reunião, que durou cerca de uma hora e 45 minutos, o que significa que Gil falou por uma hora e 40 minutos, e a minha foi de cinco minutos."

"Certamente, a personalidade dele era completamente diferente da minha. Mesmo que ele estivesse tentando ser engraçado, o que ele não era, tornou-se engraçado. Ele era um daqueles caras - com um grande coração, muito intenso, com um conhecimento incrível e, sim, tivemos muitos bons momentos, eu, Gil e [o presidente da equipe Penske, Tim] Cindric.

"Éramos chamados de Os Três Mosqueteiros. Nada podia nos deter."

Helio Castroneves and Gil de Ferran

Foto de: Walt Kuhn / Motorsport Images

Helio Castroneves e Gil de Ferran

Castroneves e de Ferran formaram uma equipe na Team Penske em 2000 e, desde então, até a aposentadoria de de Ferran da IndyCar em 2003, a dupla obteve 20 vitórias em corridas e 25 pole positions entre eles, com de Ferran conquistando campeonatos consecutivos da CART em 2000 e 2001.

Castroneves se tornou o primeiro piloto a vencer as 500 milhas de Indianápolis em suas duas primeiras largadas (2001 e 2002), e de Ferran venceu a edição de 2003 do "Maior Espetáculo da Corrida", fazendo com que a equipe Penske chegasse a três vitórias consecutivas na Indy.

"Com certeza foram muitas lembranças", acrescentou Castroneves. "Ele é o primeiro cara ou a primeira pessoa realmente tão próxima em minha vida que não estará mais comigo ou conosco."

"Mas sim, temos que continuar, e tenho certeza de que ele está lá em cima agora redesenhando os portões do céu, tentando fazer uma [versão] modernizada ou elétrica ou o que quer que seja. Tenho certeza de que ele está se divertindo lá em cima."

Castroneves parou de competir em tempo integral na Fórmula Indy no final do ano passado, pois a MSR mudou sua formação para colocar Tom Blomqvist e Felix Rosenqvist em 2024, mas continuará sua tentativa de se tornar o primeiro pentacampeão das 500 Milhas de Indianápolis em 26 de maio.

"A nova função será muito interessante, uma curva de aprendizado com a MSR", disse ele sobre seu novo acordo. "Já estamos trabalhando intensamente, nosso grupo. Na MSR, muitas pessoas dos carros esportivos [da IMSA] acabaram ficando do meu lado para o terceiro carro da Indy."

"As duas últimas 500 milhas foram basicamente interessantes. Senti que trabalhamos bem como equipe, mas infelizmente não fomos capazes de executar com velocidade. Não encontramos o que estávamos procurando, e sinto que agora estamos definitivamente no caminho certo, o que me deixa muito feliz."

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?
Próximo artigo Pagenaud atualiza status de recuperação após grave acidente em Mid-Ohio em 2023: "Não sei se volto em 2024"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil