Newgarden passa Ericsson na última volta e vence Indy 500 pela primeira vez
Piloto da Penske consegue fugir de sueco na última volta após relargada insana
A Indy realizou neste domingo a 107ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Josef Newgarden finalmente conquistou uma das jóias da coroa do automobilismo, após superar Marcus Ericsson, que liderava e buscava o bi.
O piloto da Penske passou o ex-F1 e conseguiu driblar o troco, tirando o vácuo no restante da volta. Santino Ferrucci foi o terceiro colocado, seguido de Alex Palou e Alexander Rossi, fechando o top 5.
Helio Castroneves foi o melhor brasileiro da corrida, com a 15ª posição. Tony Kanaan, que fez a sua última Indy 500, terminou uma colocação atrás de seu compatriota, em 16º.
Como sempre, a corrida foi marcada por bandeiras amarelas – e vermelhas – após fortes acidentes. O primeiro aconteceu na volta 92, com Sting Ray Robb, que bateu no muro, após ‘encontro’ com Graham Rahal.
Nas paradas durante a amarela, Rinus Veekay perdeu o controle na saída dos pits e acertou Alex Palou, um dos favoritos.
Na volta 150, o ex-F1, Romain Grosjean foi para o muro, trazendo a segunda amarela.
A partir da volta 187, de 200, os acidentes foram mais fortes, começando com Felix Rosenqvist, que rodou, bateu no muro e coletou Kyle Kirkwood, que capotou. Um dos pneus sobrevoou as grades de proteção e atingiu um carro que estava no estacionamento da pista, não atingindo nenhum torcedor.
Na relargada, Marcus Ericsson e Pato O’Ward brigavam pela segunda posição, com um encontro entre os dois e O’Ward levando a pior, batendo no muro. Mais atrás, Scott McLaughlin bateu em Simon Pagenaud, o que acabou coletando o argentino Agostin Canapino, que terminou seu acidente também batendo em O’Ward.
Na relargada, com quatro voltas para o final, o fim do pelotão causou mais uma neutralização, com Benjamin Pedersen, Graham Rahal e Ed Carpenter. Na sequência, a terceira bandeira vermelha.
Na relargada, a glória de Josef Newgarden em apenas uma volta em bandeira verde.
A Indy volta com a etapa de Detroit no próximo dia 4 de junho.
Resultado
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 200 | 2:58'21.9611 | 217.906 | 9 | ||||||
2 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 200 | 2:58'22.0585 | 0.0974 | 0.0974 | 215.942 | 9 | ||||
3 | 14 | Santino Ferrucci | A.J. Foyt Enterprises | 200 | 2:58'22.4884 | 0.5273 | 0.4299 | 216.600 | 9 | ||||
4 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 200 | 2:58'22.7249 | 0.7638 | 0.2365 | 215.558 | 10 | ||||
5 | 7 | Alexander Rossi | Arrow McLaren | 200 | 2:58'22.9545 | 0.9934 | 0.2296 | 215.408 | 9 | ||||
6 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 200 | 2:58'23.3927 | 1.4316 | 0.4382 | 217.141 | 9 | ||||
7 | 11 | Takuma Sato | Chip Ganassi Racing | 200 | 2:58'23.5381 | 1.5770 | 0.1454 | 221.464 | 10 | ||||
8 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | 200 | 2:58'23.8466 | 1.8855 | 0.3085 | 220.257 | 9 | ||||
9 | 26 | Colton Herta | Andretti Autosport | 200 | 2:58'24.1859 | 2.2248 | 0.3393 | 218.254 | 11 | ||||
10 | 21 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 200 | 2:58'25.2259 | 3.2648 | 1.0400 | 213.041 | 11 | ||||
11 | 23 | Ryan Hunter-Reay | Dreyer & Reinbold Racing | 200 | 2:58'25.3834 | 3.4223 | 0.1575 | 218.301 | 9 | ||||
12 | 77 | Callum Ilott | Juncos Hollinger Racing | 200 | 2:58'26.0081 | 4.0470 | 0.6247 | 210.241 | 9 | ||||
13 | 29 | Devlin DeFrancesco | Andretti Autosport | 200 | 2:58'26.7043 | 4.7432 | 0.6962 | 211.689 | 9 | ||||
14 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 200 | 2:58'26.9656 | 5.0045 | 0.2613 | 216.091 | 10 | ||||
15 | 06 | Helio Castroneves | Michael Shank Racing | 200 | 2:58'27.4242 | 5.4631 | 0.4586 | 208.500 | 10 | ||||
16 | 66 | Tony Kanaan | Arrow McLaren | 200 | 2:58'27.6769 | 5.7158 | 0.2527 | 212.691 | 11 | ||||
17 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta Autosport with Marco & Curb-Agajani | 200 | 2:58'30.9411 | 8.9800 | 3.2642 | 218.279 | 9 | ||||
18 | 30 | Jack Harvey | Rahal Letterman Lanigan Racing | 199 | 2:58'30.3550 | 1 Lap | 1 Lap | 209.946 | 10 | ||||
19 | 45 | Christian Lundgaard | Rahal Letterman Lanigan Racing | 198 | 2:58'30.7177 | 2 Laps | 1 Lap | 12.864 | 13 | ||||
20 | 33 | Ed Carpenter | Ed Carpenter Racing | 197 | 2:55'00.2474 | 3 Laps | 1 Lap | 56.259 | 9 | Acidente | |||
21 | 55 | Benjamin Pedersen | A.J. Foyt Enterprises | 196 | 2:52'20.4559 | 4 Laps | 1 Lap | 139.463 | 10 | Acidente | |||
22 | 24 | Stefan Wilson | Dreyer & Reinbold Racing | 195 | 2:52'16.7176 | 5 Laps | 1 Lap | 152.245 | 9 | ||||
23 | 12 | Will Power | Team Penske | 195 | 2:58'34.1167 | 5 Laps | 6'17.3991 | 198.356 | 9 | ||||
24 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren | 192 | 2:45'31.1750 | 8 Laps | 3 Laps | 102.466 | 8 | Acidente | |||
25 | 60 | Simon Pagenaud | Michael Shank Racing | 192 | 2:45'32.4536 | 8 Laps | 1.2786 | 112.361 | 7 | Acidente | |||
26 | 78 | Agustin Canapino | Juncos Hollinger Racing | 192 | 2:45'32.7600 | 8 Laps | 0.3064 | 120.190 | 7 | Acidente | |||
27 | 6 | Felix Rosenqvist | Arrow McLaren | 183 | 2:22'00.7768 | 17 Laps | 9 Laps | 217.692 | 5 | Acidente | |||
28 | 27 | Kyle Kirkwood | Andretti Autosport | 183 | 2:22'02.4174 | 17 Laps | 1.6406 | 218.835 | 5 | Acidente | |||
29 | 18 | David Malukas | Dale Coyne Racing | 160 | 2:10'02.4490 | 40 Laps | 23 Laps | 34.314 | 7 | Acidente | |||
30 | 28 | Romain Grosjean | Andretti Autosport | 149 | 1:52'57.3928 | 51 Laps | 11 Laps | 216.564 | 4 | Acidente | |||
31 | 51 | Ray Robb | Dale Coyne Racing | 90 | 1:04'01.1077 | 110 Laps | 59 Laps | 211.453 | 2 | Acidente | |||
32 | 50 | R.C. Enerson | Abel Motorsports | 75 | 1:00'08.6857 | 125 Laps | 15 Laps | 22.553 | 4 | Mechanical | |||
33 | 44 | Katherine Legge | Rahal Letterman Lanigan Racing | 41 | 46'34.9554 | 159 Laps | 34 Laps | 17.541 | 5 | Acidente |
VÍDEO: Os melhores e piores do GP de Mônaco
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.