Etapa do SKB Paulista rende pegas emocionantes
Competidores alternaram pneus de chuva e slicks em traçado inédito na principal competição do kartismo nacional
A quinta e penúltima etapa do SKB Paulista foi realizada neste sábado, em Interlagos, com a programação completa em um único dia. No total, foram 20 baterias com disputas em traçado úmido e inédito na competição. A pista foi utilizada no sentindo inverso, com 'S' logo após a curva da balança e com os pilotos completando a volta na frente da torre.
Com garoa em alguns períodos do dia, pilotos e mecânicos tiveram bastante trabalho na escolha dos pneus e no acerto dos karts. O dia começou com a disputa da Cadete, com João Victor Camargo vencendo a primeira bateria após largar da terceira posição. Na segunda corrida da manhã, Rafael Câmara foi quem levou a melhor em um final emocionante. O piloto do kart #88 foi ultrapassado por Gabriel Crepaldi duas vezes na última volta e, no trecho final, conseguiu retomar a liderança, cruzando de lado a linha de chegada.
O troco de Crepaldi veio na bateria 3. Em outra prova bastante equilibrada, Câmara espalhou na última curva e a vitória ficou com Gabriel. Apesar do descuido na corrida 3, o título ficou mesmo com Câmara, ganhador da última corrida. Apesar do empate com Crepaldi nos 71 pontos, Rafael levantou o troféu de campeão por ter vencido a prova decisiva (a última do dia).
Na Jr Menor, Diego Ramos foi o destaque da manhã. Largando na primeira fila nas duas corridas, recebeu a bandeirada na primeira posição em ambas as provas. Com a pista mais seca na parte da tarde, o piloto do kart 13 não mudou sua tocada e levou mais uma bateria de ponta a ponta. Na prova final, quando praticamente já tinha o título em mãos, Ramos correu com o regulamento debaixo do braço e foi superado apenas por Matheus Morgatto, competidor que ficou com o vice-campeonato.
O grid da Graduados, Sênior e Super Sênior foi unificado nesta etapa. Nas baterias da manhã, Gaetano di Mauro e André Nicastro foram os principais protagonistas. Separados por apenas 4 milésimos na tomada, os pilotos dividiram várias curvas nas duas corridas. Na primeira, Nicastro largou na pole, mas viu seu rival tomar a frente e vencer com 0s6 de vantagem. A segunda foi ainda mais acirrada e o cenário se repetiu, desta vez no fechamento da penúltima volta. Di Mauro aproveitou um espaço na penúltima volta e tomou a frente por dentro na última curva que traz para a reta. Na sequência, manteve a liderança até o final.
Na parte da tarde, Gaetano vinha com boa vantagem na liderança da bateria 3 mas, faltando cinco voltas para o final, o kart 11 perdeu rendimento e Fernando Oizumi foi quem faturou a bateria, com Nicastro mais uma vez em segundo. Na última bateria da Graduados, novamente Di Mauro voltou a ser protagonista e venceu com boa vantagem para os demais competidores. O título ficou com Nicastro, que foi premiado com o desempenho constante na segunda posição.
Vencedor das provas da Super Sênior, o primeiro campeão paulista da temporada 2015, Ricardo Thomazi, ficou muito feliz com o título estadual antecipado na categoria. "Gostaria de agradecer a minha equipe. Fizemos um grande trabalho desde o início do ano. Foram dois segundos lugares e, com o SKB de hoje, foram três título só neste ano. Foi um ano maravilhoso logo na minha primeira temporada de Super Sênior. O título do SKB e o vice-campeonato no Brasileiro foram duas grandes realizações para mim", revela Thomazi.
Também competindo nas mesmas baterias da Graduados e Super Sênior, Daniel Lancaster foi quem levou o título da Sênior, pilotando o kart número 10. "Trabalhamos em todos os tipos de pista. A primeira (bateria) foi no molhado e as outras três foram no seco. A organização está de parabéns pela ideia do novo traçado. O circuito ficou muito bacana, principalmente porque o trecho travado aumentou ainda mais as ultrapassagens", diz Lancaster.
Personagem principal do dia na categoria Júnior e protagonista do evento neste sábado, Marcel Coletta mostrou que o título Brasileiro conquistado no Velopark (RS) só aumentou a confiança kartista número 77. Ele arrebatou as quatro provas deste sábado.
Outro destaque na Júnior foi Caio Collet. Pole na primeira bateria, ele teve problemas na segunda tomada e precisou largar em último para a terceira bateria. Sem desistir, Caio foi ultrapassando vários adversários e terminou a prova com o quarto lugar, ficando ainda com a volta mais rápida da bateria 3 (42s183). Na corrida 4 ele novamente mostrou muita combatividade, escalando o pelotão até o quinto posto.
Na Sprinter, o título ficou com Guido Cotta. O piloto do kart 58 venceu as quatro baterias e faturou pela segunda vez o SKB na temporada 2015. Guido foi outro que aprovou o fato de ter pilotado no traçado inédito que a organização do SKB Paulista escolheu para a etapa.
O SKB Paulista retorna para a última etapa em 27 e 28 de novembro.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.