Massa trabalha para acabar com “efeito Verstappen” no kart
Presidente da Comissão Internacional de Kart da FIA, piloto brasileiro acha “errado” pilotos jovens terem pressa na carreira












Desde que se afastou da Fórmula 1 no final do ano passado, Felipe Massa assumiu o cargo de presidente da Comissão Internacional de Kart da FIA.
Falando sobre seus planos durante a Conferência Esportiva da FIA nas Filipinas, nesta terça-feira, o brasileiro disse que quer uma estrutura internacional mais simplificada e uma mudança de mentalidade para que os jovens não sejam levados aos monopostos rápido demais.
"Acho que minha filosofia é, antes de mais nada, tentar tornar as coisas um pouco mais simples", explicou Massa.
"Quero tentar juntar todas as ASNs (Associações Nacionais de Automobilismo) para tentar simplificar as coisas – porque agora temos muitas categorias diferentes e muitos motores diferentes.”
"Em um país como o Brasil, por exemplo, com os mesmos motores e as mesmas categorias que temos aqui (na Ásia), preparamos os pilotos quando eles vão para a Europa, assim eles estarão guiando com o mesmo motor e o mesmo material que eles estarão usando em diferentes países.”
"Na minha opinião, sempre foi um pouco difícil entender por que existem tantas coisas diferentes no kart. Eu quero dar esta mensagem para todos das ASNs. Precisamos estar juntos, ser muito próximos e tornar as coisas mais fáceis do que são."
Efeito Verstappen
Além de querer criar uma estrutura melhor para o kart, Massa quer aumentar a conscientização nas várias categorias para impedir que os jovens sejam levados às pressas para os monopostos antes de estarem prontos.
Massa diz que a rápida ascensão de Max Verstappen à F1, apenas aos 17 anos, levou a uma corrida de garotos aos monopostos. Ele acha que muitos teriam se desenvolvido melhor se ficassem por mais tempo no kart.
"O kart é, na minha experiência, a melhor categoria para se comparar a F1", disse ele.
"Quando você dirige, é o mais semelhante em termos de sensação do piloto, reação, velocidade, força-G e frenagem para a F1. Definitivamente, o kart é muito importante para preparar os pilotos do jeito certo.”
"Nós vemos tantos pilotos agora com a mentalidade de que eles precisam ir o mais rápido que podem para os fórmulas. Isso é errado. Eu acho que você precisa ir quando estiver pronto. Você precisa estar pronto para mudar de categoria quando estiver 100% pronto em termos de experiência.”
"Nós vemos tantos pilotos de 14 anos de idade, 15 anos já pensando em monopostos. Precisamos mostrar também para os pilotos, até mesmo para os pais, que você tem o tempo certo para mudar.”
"Vimos Max Verstappen mudar um pouco a mentalidade de tantos pais depois de iniciar a F1 aos 17 anos de idade. Mas acho que você precisa se mudar na hora certa e precisa se preparar na hora certa.”
"Quando você mudar de categoria, você estará muito mais preparado para ganhar de imediato – o que realmente lhe dará a possibilidade de chegar o mais rápido possível à F1."

Como uma piloto de 11 anos é exemplo de superação
GALERIA: Relembre a carreira de Christian Fittipaldi

Últimas notícias
Destaques da Stock Car e Copa HB20 vencem corridas na Copa São Paulo KGV
Quarta etapa do campeonato no Kartódromo Granja Viana teve triunfo de Gaetano Di Mauro na KZ, enquanto Leonardo Reis ganhou na Pro500
Pilotos lançam academia inédita para formação de competidores e agentes do esporte a motor
One Racing Academy chega para oferecer formação completa, treinamento e profissionalização aos principais agentes da modalidade, incluindo pilotos, mecânicos, chefes de equipe, coaches, além de fãs da velocidade
Kartista russo é investigado pela FIA por saudação nazista durante Europeu de Kart
Piloto afirmou que estava apenas celebrando a vitória com familiares e amigos, enquanto sua equipe anunciou que encerrará o contrato com o russo
Kart: Gabriel Sano será o representante do Brasil no Troféu Academy da FIA
Campeão brasileiro na categoria Júnior Menor está confirmado para as disputas na Bélgica, Itália e França