Button: Pilotar no escuro é definitivamente mais desafiador
Campeão da Fórmula 1 de 2009, Jenson Button descreveu sua primeira experiência de pilotar nas 24 Horas de Le Mans durante a noite como um “choque”
![#11 SMP Racing BR Engineering BR1: Mikhail Aleshin, Vitaly Petrov, Jenson Button](https://cdn-3.motorsport.com/images/amp/YEMDO8DY/s1000/lemans-24-hours-of-le-mans-2018-11-smp-racing-br-engineering-br1-mikhail-aleshin-vitaly-pe-8562100.jpg)
![#11 SMP Racing BR Engineering BR1: Jenson Button](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/YBrglXWY/s300/lemans-24-hours-of-le-mans-2018-11-smp-racing-br-engineering-br1-jenson-button.jpg)
![#11 SMP Racing BR Engineering BR1: Vitaly Petrov, Mikhail Aleshin, Jenson Button](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/24NXBdN6/s300/lemans-24-hours-of-le-mans-2018-11-smp-racing-br-engineering-br1-vitaly-petrov-mikhail-ale.jpg)
![#11 SMP Racing BR Engineering BR1: Jenson Button](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/24NXB7z6/s300/lemans-24-hours-of-le-mans-2018-11-smp-racing-br-engineering-br1-jenson-button.jpg)
![#11 SMP Racing BR Engineering BR1: Mikhail Aleshin, Vitaly Petrov, Jenson Button](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/YKgVrj8Y/s300/lemans-24-hours-of-le-mans-2018-11-smp-racing-br-engineering-br1-mikhail-aleshin-vitaly-pe.jpg)
![Keita Sawa, Jenson Button](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/YKgV1wOY/s300/lemans-24-hours-of-le-mans-2018-keita-sawa-jenson-button.jpg)
![#11 SMP Racing BR Engineering BR1: Mikhail Aleshin, Vitaly Petrov, Jenson Button](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/YMVRAgm6/s300/lemans-24-hours-of-le-mans-test-day-2018-11-smp-racing-br-engineering-br1-mikhail-aleshin.jpg)
![#11 SMP Racing BR Engineering BR1: Jenson Button](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/YBr7m37Y/s300/lemans-24-hours-of-le-mans-test-day-2018-11-smp-racing-br-engineering-br1-jenson-button.jpg)
![#11 SMP Racing BR Engineering BR1: Jenson Button](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/2wAJwb86/s300/lemans-24-hours-of-le-mans-test-day-2018-11-smp-racing-br-engineering-br1-jenson-button.jpg)
![#11 SMP Racing BR Engineering BR1: Jenson Button](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/01KEagrY/s300/lemans-24-hours-of-le-mans-test-day-2018-11-smp-racing-br-engineering-br1-jenson-button.jpg)
Jenson Button estreia no BR Engineering BR1, da SMP Racing, em Le Mans neste fim de semana, quando começa sua participação em tempo integral no WEC, após perder a etapa de abertura do campeonato no mês passado.
O britânico completou as cinco voltas noturnas obrigatórias na pista na quarta-feira e quinta-feira na # 11 BR1 que ele divide com Vitaly Petrov e Mikhail Aleshin.
Descrevendo suas experiências no escuro em la Sarthe, Button admitiu que a seção de curvas Porsche foram um desafio em particular, pois parecia que estava andando a "500km/h" no final da reta Arnage.
“Nas chicanes tudo bem porque tem essas grandes marcas de freadas. As Curvas Porsche que são um choque para o sistema, porque é uma sequência rápida de curvas, mas à noite... é como se você estivesse fazendo 500 km/h.”
"Eu dei duas voltas que estava realmente escuro, as outras estavam com o sol se pondo", lembrou Button. "Eu não tenho muita experiência no escuro, mas vou dizer que é definitivamente mais desafiador.”
“Tentar fazer a entrada nas Curvas Porsche é complicado. Então você tem as duas esquerdas, onde tem uma grande propaganda [banner] no lado direito, é tão brilhante. Isso é algo para se acostumar, e acho que vai acontecer com o tempo.”
“Mas também as bandeiras azuis, porque há muitas luzes de bandeiras azuis, e elas são tão grandes e tão brilhantes. Isso é um choque. É só se acostumar com as luzes, a escuridão e tudo, com seus olhos e seu cérebro se acostumando com as diferenças do dia.”
Button marcou o tempo mais rápido na classificação para o carro #11 da equipe, 3min21s304, quase seis segundos abaixo do tempo de pole do piloto da Toyota Kazuki Nakajima e um pouco menos de dois segundos atrás de Stephane Sarrazin na irmã # 17 SMP BR1.
"Fiquei muito feliz com minha última corrida no treino. Encontrei um ritmo, que é o que você precisa por aqui, e fiquei feliz com os tempos de volta.”
"A classificação não deu certo para nós, já que às vezes não acontece com o tráfego, mas isso não é importante. É [sobre] consistência, entender o tráfego e até onde você pode acelerar o carro, porque você não vai fazer uma volta de classificação a cada volta com o tamanho das curvas aqui.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.