Oliveira vence em Valência; 9º, Kent é campeão
Português fez prova precisa e chega à terceira vitória consecutiva, mas não foi o suficiente para bater Danny Kent, que finalmente se sagrou campeão da Moto3 em 2015

Danny Kent é o novo campeão da Moto3. Após perder algumas oportunidades de garantir a taça com antecipação, o piloto da Leopard Racing fez uma prova ‘com o regulamento debaixo do braço’ e terminou o GP de Valência, realizado neste domingo (8), em nono lugar.
O resultado foi mais do que suficiente para garantir o título - há 38 anos, desde Barry Sheene nas 500cc, a Grã-Bretanha não via um campeão mundial de motovelocidade - mesmo com a vitória de Miguel Oliveira, que se apresentou mais uma vez de maneira brilhante, chegando ao terceiro triunfo consecutivo.
Passadas as celebrações e resignações de Kent e Oliveira, nesta ordem, os dois juntarão os esforços e serão companheiros de equipe na temporada 2016 da Moto2, na Leopard Racing – que terá uma operação na categoria.
A corrida
Oliveira, mesmo saindo de quarto, pulou para primeiro já na largada, colocando-se na única posição possível para ter alguma chance de título. Danny Kent, entretanto, não queria dar chance ao português e na segunda volta o britânico já se colocou em 14º, colocação que já era suficiente para a conquista do campeonato.
Enquanto o português se mantinha na liderança, resistindo aos ataques de Romano Fenati, Efren Vazquez e Jorge Navarro, Kent escalou o pelotão até se estabelecer na 11ª posição, a sete voltas do final.
A duas voltas do fim, Oliveira chegou a ser superado por Navarro e Vazquez, mas recuperou a liderança. No giro final – e na última curva – porém, Niccolo Antonelli errou e levou Fenati e Vazquez para fora da pista.
Se Kent já estava garantindo o título com o 12º lugar, ser alçado para a nona posição facilitou ainda mais a vida do britânico, que finalmente se sagrou campeão mundial após perder algumas oportunidades de garantir a taça antecipadamente.
Oliveira coroou uma atuação precisa com a vitória, mas o esforço não foi suficiente para conquistar o título. Navarro foi o segundo e Jakub Kornfeil herdou o terceiro lugar após a queda de Antonelli, Fenati e Vazquez.

McPhee larga na frente em Valência; Oliveira é 4º e Kent 18º
Com cronômetro zerado, Fenati conquista pole em Losail

Últimas notícias
Moto3: Foggia vence na Indonésia; Moreira abandona com problemas
Piloto brasileiro deveria ter largado em segundo, mas problemas o forçaram a sair do fundo do grid
Moto3: Diogo Moreira garante vaga na primeira fila para o GP da Indonésia
Brasileiro faz sua temporada de estreia no Mundial e, no GP do Catar, fez grande prova, saindo de 21º para terminar em 6º
Moto3: Brasileiro Diogo Moreira estreia com 6º lugar em Losail
Vitória ficou com protegido de Valentino Rossi, Andrea Migno, que encerrou seca de quatro anos
Viñales aposta no brasileiro Diogo Moreira para título da Moto3 em 2022
Espanhol, atualmente na Aprilia, crê em título de Diogo Moreira, que faz estreia na Moto3 neste fim de semana