Conteúdo especial

A década da MotoGP: Fim da era Rossi e ascensão de Márquez

Começando nossa série especial sobre a última década do esporte a motor, trazemos a você os últimos dez campeões mundiais da MotoGP

World Champion Marc Marquez, Repsol Honda Team celebrates with his team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Valentino Rossi terminou a temporada 2009 da MotoGP com seu sétimo título mundial e pela boa forma da Yamaha no início de 2010, era de se esperar que o 'doutor' seguisse dominando o esporte. No entanto, seu companheiro de equipe na época, Jorge Lorenzo, estava sedento para mostrar ao mundo que o tempo de Rossi havia acabado.

Leia também:

Após uma década*, Rossi jamais voltou a ser campeão, tendo três vice-campeonatos como melhores resultados, e, quando acreditava-se que Lorenzo pudesse iniciar um novo reinado no esporte, outro espanhol chegou à competição e deixou o mundo da motovelocidade de joelhos,  começava o domínio de Marc Márquez.

Enquanto a era Márquez parece longe de acabar, com o espanhol aspirando quebrar vários recordes na categoria, Lorenzo encerrou sua carreira, aposentando-se ao fim de 2019, mesmo caminho que Rossi deve tomar em 2020 ou nos próximos anos.

De forma análoga aos pilotos, nesses dez anos a Honda de Márquez e Casey Stoner superou a Yamaha de Rossi e Lorenzo em números, mantendo assim, ao lado também da Suzuki, a hegemonia das fabricantes japonesas, que venceram 44 dos últimos 45 mundiais.

Relembre quem foram os campeões das últimas dez temporadas da MotoGP:

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

2010: Jorge Lorenzo, Yamaha
2011: Casey Stoner, Honda
2012: Jorge Lorenzo, Yamaha
2013: Marc Marquez, Honda
2014: Marc Marquez, Honda
2015: Jorge Lorenzo, Yamaha
2016: Marc Marquez, Honda
2017: Marc Marquez, Honda
2018: Marc Marquez, Honda
2019: Marc Marquez, Honda
10

Ouça nossa retrospectiva 2019

O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.


*Vale destacar que embora a década tenha começado em 2011, consideramos a Fórmula 1 como padrão de referência para as demais competições, ou seja, com a década começando em 2010 e terminando em 2019, já que a primeira temporada da categoria foi disputada em 1950 e, desta forma, as décadas são completadas nos anos terminados em nove (1959, 1969 e etc). Essa padronização foi feita para facilitar a análise, uma vez que cada categoria começou em um ano diferente e, por isso, têm suas décadas completadas em anos diferentes.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Lorenzo admite receio de ficar paralisado antes de decidir por aposentadoria
Próximo artigo De Fórmula 1 à MotoGP: O que esperar do esporte a motor em 2020

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil