ANÁLISE: O calendário reduzido da MotoGP não deve ameaçar o domínio de Marc Márquez
Apesar de um calendário reduzido diminuir a margem de erros, o retrospecto de Márquez nas pistas de 2020 o favorecem
Até o momento, a temporada 2020 da MotoGP é formada por 13 provas - que podem virar 17 caso as provas em Austin, Argentina, Tailândia e Malásia possam integras o campeonato - disputadas em oito circuitos. O calendário singular da Dorna pode, ao mesmo tempo, favorecer uns e prejudicar outros.
Os pilotos correrão 13 provas em 18 semanas, incluindo três rodadas triplas, deixando uma margem mínima para erros.
Fora do calendário ficaram circuitos como Sachsenring, onde Marc Márquez não sabe o que é perder desde sua chegada à MotoGP, e outros como o Red Bull Ring, onde ele ainda não sabe o que é vencer.
Nos oito circuitos que o campeonato visitará, Márquez acumula 21 vitórias nas sete temporadas disputadas na MotoGP, sendo que é no Motorland que ele tem seus melhores resultados, com 5 vitórias, contra o Red Bull Ring, com zero.
O campeão vem de um 2019 praticamente irretocável, onde seu abandono em Austin foi a única corrida onde terminou abaixo da segunda colocação. De 475 pontos possíveis, Márquez acumulou 420, o que levou a conquistar o título com quatro provas de antecedência, e uma média de 22,1 pontos por GP.
Mesmo com números menores, o #93 dominou com autoridade as temporadas anteriores, fazendo uma média de 17,8 e 16,5 em 2018 e 2017, respectivamente.
Por enquanto, o calendário projetado pode ser visto como uma oportunidade para que os rivais possam enfrentar Márquez, mas os números dizem o contrário. A regularidade de Márquez nas oito pistas é assombrosa, com o espanhol tendo apenas um zero em três temporadas (Le Mans, 2017). No resto, foi ao pódio em todos, com 13 vitórias em 24 GPs possíveis.
E isso não é tudo. O espanhol tem uma média ainda maior de pontos: 24,2 em 2019, 22,3 em 2018 e 19,7 em 2017.
Por isso, seus rivais precisam se preocupar ainda mais. Se bem que Andrea Dovizioso também teria garantido o vice nas últimas duas temporadas. Um dos poucos que seriam beneficiados seria Fabio Quartararo, que saltaria para terceiro em 2019.
Veja como teria acabado a temporada 2019 com o calendário de 2020
Jerez | Andaluzia | República Tcheca | Áustria | Estíria | San Marino | Emilia Romagna | Catalunha | Françaa | Aragão | Teruel | Europa | Valência | Total | ||
1 | Marc Márquez | 25 | 25 | 25 | 20 | 20 | 25 | 25 | 25 | 25 | 25 | 25 | 25 | 25 | 315 |
2 | Andrea Dovizioso | 13 | 13 | 20 | 25 | 25 | 10 | 10 | - | 20 | 20 | 20 | 13 | 13 | 202 |
3 | Fabio Quartararo | - | - | 9 | 16 | 16 | 20 | 20 | 20 | 8 | 11 | 11 | 20 | 20 | 171 |
4 | Maverick Viñales | 16 | 16 | 6 | 11 | 11 | 16 | 16 | - | - | 13 | 13 | 10 | 10 | 138 |
5 | Alex Rins | 20 | 20 | 13 | 10 | 10 | - | - | 13 | 6 | 7 | 7 | 11 | 11 | 128 |
6 | Valentino Rossi | 10 | 10 | 10 | 13 | 13 | 13 | 13 | - | 11 | 8 | 8 | 8 | 8 | 125 |
7 | Jack Miller | - | - | 16 | - | - | 7 | 7 | 11 | 13 | 16 | 16 | 16 | 16 | 118 |
8 | Danilo Petrucci | 11 | 11 | 8 | 7 | 7 | 6 | 6 | 16 | 16 | 4 | 4 | - | - | 96 |
9 | Franco Morbidelli | 9 | 9 | - | 6 | 6 | 11 | 11 | - | 9 | - | - | - | - | 61 |
10 | Cal Crutchlow | 8 | 8 | 11 | - | - | - | - | - | 7 | 10 | 10 | - | - | 54 |
Veja como teria acabado a temporada 2018 com o calendário de 2020
Jerez | Andaluzia | República Tcheca | Áustria | Estíria | San Marino | Emilia Romagna | Catalunha | França | Aragão | Teruel | Europa | Valência | Total | ||
1 | Marc Márquez | 25 | 25 | 16 | 20 | 20 | 20 | 20 | 20 | 25 | 25 | 25 | 25 | 25 | 291 |
2 | Andrea Dovizioso | - | - | 25 | 16 | 16 | 25 | 25 | - | - | 20 | 20 | - | - | 147 |
3 | Valentino Rossi | 11 | 11 | 13 | 10 | 10 | 9 | 9 | 16 | 16 | 8 | 8 | 11 | 11 | 143 |
4 | Danilo Petrucci | 13 | 13 | 10 | 11 | 11 | 5 | 5 | 8 | 20 | 9 | 9 | 13 | 13 | 140 |
5 | Johann Zarco | 20 | 20 | 9 | 7 | 7 | 6 | 6 | 9 | - | 2 | 2 | 20 | 20 | 128 |
6 | Andrea Iannone | 16 | 16 | 6 | 3 | 3 | 8 | 8 | 6 | - | 16 | 16 | 16 | 16 | 130 |
7 | Jorge Lorenzo | - | - | 20 | 25 | 25 | - | - | 25 | 10 | - | - | - | - | 105 |
8 | Maverick Viñales | 9 | 9 | - | 4 | 4 | 11 | 11 | 10 | 9 | 6 | 6 | 9 | 9 | 97 |
9 | Cal Crutchlow | - | - | 11 | 13 | 13 | 16 | 16 | 13 | 8 | - | - | - | - | 90 |
10 | Dani Pedrosa | - | - | 8 | 9 | 9 | 10 | 10 | 11 | 11 | 11 | 11 | - | - | 90 |
Veja como teria acabado a temporada 2017 com o calendário de 2020
Jerez | Andaluzia | República Tcheca | Áustria | Estíria | San Marino | Emilia Romagna | Catalunha | França | Aragão | Teruel | Europa | Valência | Total | ||
1 | Marc Márquez | 20 | 20 | 25 | 20 | 20 | 25 | 25 | 20 | - | 25 | 25 | 16 | 16 | 257 |
2 | Dani Pedrosa | 25 | 25 | 20 | 16 | 16 | 2 | 2 | 16 | 16 | 20 | 20 | 25 | 25 | 228 |
3 | Andrea Dovizioso | 11 | 11 | 10 | 25 | 25 | 16 | 16 | 25 | 13 | 9 | 9 | - | - | 170 |
4 | Maverick Viñales | 10 | 10 | 16 | 10 | 10 | 13 | 13 | 6 | 25 | 13 | 13 | 4 | 4 | 147 |
5 | Johann Zarco | 13 | 13 | 4 | 11 | 11 | 1 | 1 | 11 | 20 | 7 | 7 | 20 | 20 | 139 |
6 | Jorge Lorenzo | 16 | 16 | 1 | 13 | 13 | - | - | 13 | 10 | 16 | 16 | - | - | 114 |
7 | Valentino Rossi | 6 | 6 | 13 | 9 | 9 | 8 | - | 11 | 11 | 11 | 11 | 95 | ||
8 | Danilo Petrucci | 9 | 9 | 9 | - | - | 20 | 20 | - | - | - | - | 3 | 3 | 73 |
9 | Jonas Folger | 8 | 8 | 6 | - | - | 7 | 7 | 10 | 9 | - | - | 55 | ||
10 |
Cal Crutchlow |
- | - | 11 | 1 | 1 | 3 | 3 | 5 | 11 | - | - | 8 | 8 | 51 |
Raio-X de Hamilton: veja a metamorfose e as histórias inéditas do maior piloto da F1 na atualidade
PODCAST: F1 pronta para volta! Sérgio Sette Câmara explica como será protocolo detalhado
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.