Azarado, Pedrosa é o mais bem-sucedido da MotoGP sem título
Números mostram a grandiosidade da carreira do espanhol na classe principal do Mundial de Motovelocidade
Dani Pedrosa revelou nesta quinta-feira (12) que irá se aposentar da MotoGP após o final desta temporada. O espanhol, campeão de 125cc em 2003 e bicampeão de 250cc em 2004 e 2005, chegou à MotoGP com pompa de futuro multicampeão em 2006.
No entanto, isso infelizmente nunca ocorreu. Ora por contusões, ora por azares, ora por suas próprias performances, o espanhol nunca encaixou uma temporada completa sendo vencedor e consistente.
Mesmo assim, Pedrosa se consolidou como o melhor piloto da história sem título por seus bons números acumulados desde 2006.
Confira alguns fatos de sua carreira:
- Pedrosa conquistou 31 vitórias, 112 pódios, 31 poles, 44 voltas mais rápidas e 2894 pontos até aqui. Em todos estes rankings ele é o piloto mais bem-sucedido sem um título mundial.
- O #26 está ao lado de Giacomo Agostini (oito vezes campeão de 500cc) como o piloto a ter mais temporadas com pelo menos uma vitória na MotoGP: 12. Valentino Rossi, por exemplo, só conseguiu vencer por 11 temporadas seguidas.
- Empatado com o tetracampeão Eddie Lawson em número de vitórias na MotoGP, ele tem mais vitórias que pilotos clássicos e renomados como Kevin Schwantz (25), Wayne Rainey (24), Kenny Roberts (22) e Freddie Spencer (20).
- Para se ter uma ideia de como Pedrosa foi mais efetivo que os outros pilotos que jamais foram campeões na MotoGP, basta dizer que os mais bem-sucedidos sem títulos são Randy Mamola e Max Biaggi, com 13 vitórias cada um.
- Em pódios, os 112 de Pedrosa dão a ele o segundo lugar na história da MotoGP. O único com mais troféus da categoria rainha que o espanhol é Valentino Rossi, com 195. O melhor piloto a não ser campeão nesta estatística atrás de Dani é Biaggi, com 58.
- Em pontos, seus 2894 lhe dão também o segundo lugar história apenas atrás dos 5032 de Valentino Rossi. O melhor piloto a não ser campeão nesta estatística atrás de do #26 é Loris Capirossi, com 1840.
- Vice-campeão em 2012, Pedrosa conquistou sete vitórias no ano frente às seis do campeão Jorge Lorenzo, se tornando o primeiro piloto desde Kevin Schwantz em 1989 a ter o maior número de vitórias sem vencer o campeonato.
- O único recorde que Pedrosa não terá no fim deste ano é o de maior número de corridas sem título, pertencente a Alexandre Barros (245 GPs). Dani, que ainda tem mais 10 provas pela frente, tem 206 corridas até hoje.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.