Relato da corrida
MotoGP GP de Portugal

Bagnaia brilha e vence sprint de Portugal, a primeira da história da MotoGP

Corrida com metade da duração da prova de domingo é a principal mudança para a temporada 2023

Francesco Bagnaia, Ducati Team

A MotoGP deu início a uma nova era da categoria neste sábado (25), com a realização da primeira sprint da história do esporte. E na prova de curta duração no circuito de Portimão, tivemos uma corrida emocionante, marcada também por diversas quedas. Mas, no final, quem levou a melhor foi o atual campeão, Francesco Bagnaia.

Jorge Martín e Marc Márquez ficaram com as outras duas posições do pódio. Fecharam o top 9 da zona de pontuação: Jack Miller, Maverick Viñales, Aleix Espargaró, Miguel Oliveira, Johann Zarco e Álex Márquez

Leia também:
Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Entenda o novo formato

A introdução das corridas sprint é a principal novidade da MotoGP para a temporada 2023. Diferentemente da Fórmula 1, as provas de curta duração acontecerão em todas as etapas do campeonato, sempre aos sábados.

Isso trouxe uma modificação no formato do fim de semana, com a redução de uma sessão de treinos livres. Como consequência, a formação dos grupos da classificação passa a ser determinado pela combinação dos tempos dos TLs 1 e 2, que acontecem na sexta-feira.

O grid de largada tanto da sprint quanto do GP é definido pela classificação, que manteve o formato Q1/Q2 e que passa a acontecer mais cedo no sábado. A ordem de saída é a mesma em ambas as provas, sem alterações ou inversões. Com isso, temos Marc Márquez na pole nas duas corridas.

Com metade da duração de um GP tradicional, a sprint também distribui metade dos pontos, com 12 para os vencedores, seguindo até o nono colocado, que recebe um.

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

A corrida

Na largada da corrida de 12 voltas, Márquez se posicionou corretamente para manter a ponta, enquanto Bagnaia, Martín e Bastianini brigavam pela segunda posição logo atrás. 

 

Ainda na primeira volta, bandeira amarela devido a uma queda de Mir, enquanto Márquez era engolido pelas Ducatias na reta principal, perdendo posições para Bagnaia e Martín. Logo no giro seguinte, mais uma amarela no segundo setor. Marini acabou tocando em Bastianini, com ambos indo ao chão. O italiano da Ducati foi encaminhado ao centro médico com dores no braço.

Aos poucos, Bagnaia, Martín e Márquez começaram a abrir para os demais. Lá atrás, Quartararo vivia uma corrida complicada, caindo para o fundo do grid após se livrar por pouco de uma queda. 

 

Pouco depois, foi a vez de Martín atacar Bagnaia pela liderança, rapidamente abrindo 0s2 de diferença. Com mais potência na reta, Miller e Oliveira também conseguiram superar facilmente Márquez na reta, com o hexacampeão caindo para a quinta posição. 

A cinco voltas do fim, era Martín quem liderava, mas com Miller em sua cola. Bagnaia e Oliveira também estavam em uma disputa própria pela terceira posição, mas sem descolar de Márquez em quinto. Junto desse pelotão, a dupla da Aprilia se aproximava, com Aleix à frente de Viñales.

 

Em momentos emocionantes, a dupla da Aprilia protagonizou uma disputa intensa, enquanto Márquez deu o bote em Oliveira e Miller, subindo de P5 para P3 de uma vez.

 

No final, Francesco Bagnaia aproveitou um erro de Jorge Martín na última volta para dar o bote e conquistar a vitória na primeira corrida sprint da história da MotoGP. E em uma bela disputa, Marc Márquez completou o pódio.

Fecharam o top 9: Jack Miller, Maverick Viñales, Aleix Espargaró, Miguel Oliveira, Johann Zarco e Álex Márquez

Como mencionado anteriormente, o resultado da sprint não interfere no grid de largada da corrida. Então no domingo o GP de Portugal terá uma primeira fila formada por Marc Márquez, Francesco Bagnaia e Jorge Martín.

A MotoGP volta à pista de Portimão no domingo para o GP de Portugal, etapa de abertura da temporada 2023. A largada está prevista para 10h, horário de Brasília, com transmissão da ESPN e do Star+. No Motorsport.com você acompanha a cobertura completa da principal categoria da motovelocidade mundial.

Confira o resultado final da corrida sprint de Portugal da MotoGP:

Volte em instantes para conferir a tabela completa!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Pol Espargaró deve ter recuperação plena após grave acidente em Portimão, diz chefe da Tech3
Próximo artigo MotoGP: Bastianini sofre fratura em queda na sprint e está fora dos GPs de Portugal e da Argentina

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil