Últimas notícias

Burgess: Rossi só volta a ser campeão se "vencer corridas"

Jeremy Burgess, ex-chefe de mecânicos de Valentino Rossi, vê italiano em dificuldades para chegar ao décimo título mundial e que piloto não perdeu título de 2015 nas últimas corridas, mas porque não venceu o suficiente

Podium: second place Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Podium: second place Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Podium: second place Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Marc Marquez, Repsol Honda Team

Valentino Rossi precisa vencer mais corridas se quiser chegar ao décimo título no Mundial de Motovelocidade. Quem crava é Jeremy Burgess, ex-chefe de mecânicos do italiano nas sete conquistas de Rossi na categoria principal - o primeiro, nas 500cc, e os outros seis na MotoGP. 

No fim de 2013, o primeiro do italiano no retorno à Yamaha, Rossi se desligou de Burgess e contratou Silvano Galbusera, que ocupa o cargo até hoje.

Burgess esteve em Phillip Island no último final de semana para colaborar com a organização da prova em alguns aspectos e conversou com o Motorsport.com, abordando o momento atual do campeonato.

Uma vez aposentado, Burgess revela que leva uma vida tranquila após ter trabalhado com nomes como Rossi, Freddie Spencer, Wayne Gardner e Mick Doohan. "Passo o dia jogando golfe ou tênis e vejo as corridas pela televisão", disse.

O australiano é, provavelmente, uma das vozes com mais propriedade para comentar a trajetória de Rossi nos últimos tempos e para falar sobre assuntos gerais, como o tricampeonato de Marc Márquez.

“Valentino pode não ser o mais rápido em uma volta, mas segue sendo um dos mais fortes nas corridas. É verdade que ele não voltou a ser campeão, mas chegou muito perto em 2015. Do meu ponto de vista - e diferente do que muitos pensam - ele não perdeu aquele título nas últimas três corridas, mas muito antes", afirmou.

"Ele fixou como objetivo acumular pódios e assim abordou as corridas, mas hoje isso não é suficiente para ser campeão, é preciso vencer corridas", acrescentou Burgess, que se mostrou surpreso com a quantidade de erros cometidos pelo italiano neste ano, sobretudo os que levaram Rossi ao chão em algumas etapas.

“Vale cometeu muitos erros neste ano. Chamaram a minha atenção os da Holanda e do Japão. O de Assen é muito raro, pois ele não costuma cair quando está na liderança", disse, para em seguida comentar um aspecto no qual a idade, pelo menos na visão de Burgess, começa a pesar negativamente para Rossi.

“Marc é capaz de salvar as quedas porque é muito ágil. Valentino, com o passar do tempo, tem ficado mais lento em relação aos reflexos", completou.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Randy Mamola: Lorenzo precisa superar medos urgentemente
Próximo artigo Honda confirma Aoyama no lugar de Pedrosa na Malásia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil