Dovizioso é pole no Japão e vê Márquez largar na segunda fila
Piloto da Ducati comandou sessão e viu líder do campeonato não ter o mesmo ritmo em Motegi

Andrea Dovizioso deu o primeiro passo se quiser evitar mais um título mundial de Marc Márquez. Neste sábado ele garantiu a pole position do GP do Japão em Motegi. O piloto da Ducati cravou 1min44s590 no Q2 e se garantiu na frente.
Johann Zarco chegou a fazer uma última tentativa veloz, mas perdeu rendimento no último setor da pista japonesa, garantindo a segunda posição. Jack Miller conseguiu o último lugar da primeira fila.
Marc Márquez, que caiu durante o TL4, fez uma participação discreta e conseguiu apenas a sexta colocação no grid. Valentino Rossi, que chegou a liderar por alguns minutos, voltou à realidade da Yamaha em 2018 e vai largar em nono.
O Treino
No Q1, Alvaro Bautista e Takaaki Nakagami garantiram passagem ao Q2, em sessão que teve a queda de Franco Morbidelli na curva 12. O piloto ítalo-brasileiro terá que largar na 17ª posição.
Na decisão, Valentino Rossi fez 1min45s804 e saiu na frente logo no início. Em sua segunda tentativa de volta rápida, Cal Crutchlow bateu a marca do italiano, com 1min44s909. Ao final da primeira metade do Q2, Dovizioso era o segundo, seguido de Iannone, Márquez, Rossi e Zarco.
Enquanto todos foram para os pits, o líder do campeonato roubou o segundo melhor tempo de ‘Dovi’.
Nos minutos finais, Dovizioso conseguiu tomar a ponta, com 1min44s590, seguido de Miller, Crutchlow , Zarco e Márquez.
Com o cronômetro zerado, Zarco chegou perto da pole, mas ficou a 0s068 do piloto da Ducati
A pole position no Japão ficou mesmo com Dovizioso, seguido de Zarco, Miller, Crutchlow, Iannone e Márquez, fechando a segunda fila. Rossi começará na nona posição.
A prova da MotoGP em Motegi acontece na madrugada de sábado para domingo, às 2h, horário de Brasília.
Grid de largada
Cla | # | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 4 | Ducati | 8 | 1'44.590 | 165.250 | ||||
2 | 5 | Yamaha | 7 | 1'44.658 | 0.068 | 0.068 | 165.143 | ||
3 | 43 | Ducati | 8 | 1'44.727 | 0.137 | 0.069 | 165.034 | ||
4 | 35 | Honda | 7 | 1'44.820 | 0.230 | 0.093 | 164.888 | ||
5 | 29 | Suzuki | 8 | 1'44.832 | 0.242 | 0.012 | 164.869 | ||
6 | 93 | Honda | 8 | 1'44.889 | 0.299 | 0.057 | 164.779 | ||
7 | 25 | Yamaha | 7 | 1'45.140 | 0.550 | 0.251 | 164.386 | ||
8 | 42 | Suzuki | 8 | 1'45.225 | 0.635 | 0.085 | 164.253 | ||
9 | 46 | Yamaha | 7 | 1'45.265 | 0.675 | 0.040 | 164.191 | ||
10 | 19 | Ducati | 8 | 1'45.396 | 0.806 | 0.131 | 163.987 | ||
11 | 26 | Honda | 8 | 1'45.519 | 0.929 | 0.123 | 163.796 | ||
12 | 30 | Honda | 6 | 1'46.168 | 1.578 | 0.649 | 162.794 |
13 | 38 | KTM | 7 | 1'45.722 | 0.293 | 0.066 | 163.481 | 300 | |
14 | 44 | KTM | 7 | 1'45.742 | 0.313 | 0.020 | 163.450 | 305 | |
15 | 9 | Ducati | 7 | 1'45.759 | 0.330 | 0.017 | 163.424 | 306 | |
16 | 55 | Yamaha | 7 | 1'45.765 | 0.336 | 0.006 | 163.415 | 305 | |
17 | 21 | Honda | 6 | 1'45.969 | 0.540 | 0.204 | 163.100 | 301 | |
18 | 17 | Ducati | 8 | 1'46.072 | 0.643 | 0.103 | 162.942 | 303 | |
19 | 41 | Aprilia | 7 | 1'46.183 | 0.754 | 0.111 | 162.771 | 303 | |
20 | 89 | Yamaha | 8 | 1'46.441 | 1.012 | 0.258 | 162.377 | 304 | |
21 | 45 | Aprilia | 5 | 1'46.571 | 1.142 | 0.130 | 162.179 | 302 | |
22 | 10 | Ducati | 8 | 1'46.573 | 1.144 | 0.002 | 162.176 | 299 | |
23 | 12 | Honda | 8 | 1'46.817 | 1.388 | 0.244 | 161.805 | 302 | |
24 | 50 | Suzuki | 7 | 1'47.106 | 1.677 | 0.289 | 161.369 | 304 | |
15 | 81 | Ducati | 8 | 1'47.147 | 1.718 | 0.041 | 161.307 | 305 |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.