Ducati perde benefícios dados a fábricas menores em 2016
Dorna revisa concessões técnicas para nova temporada e acaba com pneus mais macios e mais combustível para times de segundo escalão
A MotoGP anunciou a revisão das concessões técnicas para as fábricas menores para a temporada de 2016 nesta quinta-feira (7). Tendo como objetivo fazer com que as equipes do fundo do grid melhorem seu desempenho sem ser injusta com as fábricas maiores, a Dorna mudou em alguns pontos suas permissões.
Outro ponto revelado foi que a Ducati, após ter feito duas poles e conquistado sete pódios em 2015, não terá mais direito às concessões neste ano – assim como Honda e Yamaha.
As concessões deste ano serão menores do que as tidas até o ano passado. Os times menores não terão mais direito a pneus mais macios e nem a mais combustível no tanque ante as principais montadoras.
O limite de 12 motores tido até o ano passado frente aos apenas cinco das montadoras maiores também não existe mais. Agora, as equipes grandes podem usar sete motores, enquanto que as com concessões nove.
Para entender melhor, confira a tabela:
Concessões | Motores | Desenvolvimento do motor congelado | Teste privados | Combustível no tanque | Pneus | ECU* | |
Yamaha Honda Ducati |
Não | 7 | Sim | 5 dias | 22 litros | Iguais | Iguais |
Suzuki Aprilia |
Sim | 9 | Não | Ilimitados | 22 litros | Iguais | Iguais |
*Central eletrônica do motor
Para que uma equipe deixe de ter as concessões (como a Ducati de 2015 para 2016) são necessários seis pontos de concessão durante um ano. Esses pontos são somados por pódios na seguinte ordem: 1º lugar - 3 pontos, 2º lugar – 2 pontos e 3º lugar – 1 ponto.
Caso Honda, Yamaha e Ducati não consigam um pódio, elas passarão a contar com as concessões da Dorna em 2017.
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