Últimas notícias

Michelin busca "pneu perfeito" para início da temporada

Com o fim dos testes de pré-temporada da MotoGP, equipes ainda não sabem que tipo de borracha vão encontrar quando voltarem ao Catar para a primeira etapa do campeonato

Michelin engineers
Dani Pedrosa, Repsol Honda Team
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Team Suzuki MotoGP
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Maverick Viñales, Team Suzuki MotoGP
Michelin engineers
Michelin engineers
Michelin engineers

A partir da última quarta-feira a Michelin acreditava que o composto a ser utilizado nos dianteiros iria progredir, mas os dados recebidos nos três dias finais de testes a fizeram repensar sobre este avanço.

O fator dessa mudança foi a mudança de comportamento da especificação da borracha 34 em apenas duas semanas. Este tipo era de agrado dos pilotos de fábrica, dos poucos que testaram na Malásia em fevereiro. 

"De qualquer forma, temos melhorado muito a esse respeito, ", disse Piero Taramasso, chefe da Michelin na MotoGP ao Motorsport.com. "Enquanto a rodam a um bom ritmo e sua temperatura não cai, não há problema."

Após os testes completados em Sepang, com aqueles que aprovaram que o número 34, a Michelin decidiu começar a produzir em maior escala para levá-lo à corrida.

O problema surgiu quando menos de duas semanas mais tarde, no Catar, o composto 34 transmitiu incertezas. No último dia de teste foram acumuladas 13 quedas quando a temperatura do asfalto despencou. E enquanto outro foi testado, batizado como número 36 e com um perfil diferente, teve maior aceitação.

O que acontece é que em Losail grande parte da grid é melhor com a especificação mais macia, o 36, apesar de quase ninguém ser capaz de utilizar por muitas voltas o pneu sem destruir seu flanco direito.

"Aqui, o 36 foi bem para alguns pilotos, mas não para outros por ser muito macio. A Michelin nos disse que certamente irá trazer um novo, mais duro, mas não tanto como o 34. Este deve ser o pneu perfeito", disse Jorge Lorenzo nesta sexta-feira.

"O que faremos é trazer uma especificação do 34 e uma evolução do 36, com pouco mais de borracha do lado direito", confirma Taramasso, consciente de que há pouco tempo disponível até o início do campeonato.

"Será em cima da hora, mas vamos conseguir."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Lorenzo domina último teste de pré-temporada no Catar
Próximo artigo Pedrosa não vê Honda “super pronta” para temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil