MotoGP: Álex Márquez vence a sprint do GP da Malásia com Martín em 2º e Bagnaia em 3º
Com isso, diferença entre os candidatos ao título cai para apenas 11 pontos com 99 ainda em jogo
Após uma classificação emocionante mais cedo em Sepang, a MotoGP fechou o sábado com a corrida sprint do GP da Malásia. Álex Márquez foi o vencedor, com Jorge Martín em segundo e Francesco Bagnaia em terceiro, ajudando a diminuir a diferença no Mundial para 11 pontos.
Enea Bastianini foi o quarto após fazer um bom trabalho como escudeiro do companheiro de equipe na reta final da prova. Brad Binder, Jack Miller, Marco Bezzecchi, Johann Zarco, Luca Marini e Maverick Viñales completaram o top 10.
Na classificação, realizada mais cedo, a Ducati dominou, fechando as duas primeiras filas do grid. Mas a disputa pela pole ficou entre Bagnaia e Martín, com os rivais trocando recordes da pista e o atual campeão levando a melhor para ficar com a pole.
Na largada da prova de apenas 10 voltas de duração, Bagnaia saiu melhor, com Bastianini se colocando em segundo. Martín não teve uma boa saída, caindo para quarto, atrás de Álex Márquez. O espanhol da Gresini ainda deu o bote para subir para segundo após as primeiras curvas. Lá atrás, Marc Márquez saltava de 20º para 13º.
Ao final da primeira volta, Márquez pressionava Bagnaia pela liderança, enquanto os dois abriam 0s5 para Martín, que subia para terceiro após ultrapassar Bastianini. Em um bom começo de prova, Miller era o quarto com Binder em quinto, enquanto o outro piloto da Ducati caía para sexto.
Em uma sequência dupla de erros ao tentar atacar Bagnaia, Márquez acabou cedendo a segunda posição para Martín, mas recuperando logo na sequência, o que permitiu ao líder do campeonato abrir 0s5 na frente. Outra boa briga que se formava era de Bastianini e Binder pela quinta posição. E, lá atrás, Marc Márquez caía novamente.
Quando a prova entrava em sua segunda metade, Bagnaia e Márquez andavam colados, com Martín a 0s4 e Bastianini, agora em quarto, se aproximando desse pelotão, com Miller e Binder em quinto e sexto.
Na sexta volta, Márquez aproveitou uma bobeira de Bagnaia para assumir a ponta e disparar na frente, abrindo imediatamente 0s5. Martín também foi pra cima e ultrapassou o rival, deixando o atual campeão para ser pressionado pelo companheiro de Ducati. As imagens da transmissão mostravam que havia algo preso na moto do italiano, que pode explicar a perda de rendimento.
No final, Álex Márquez garantiu sua segunda vitória em Sprint no ano com uma boa vantagem para Jorge Martín em segundo. Francesco Bagnaia foi o terceiro após Enea Bastianini fazer um bom trabalho de escudeiro na reta final da prova. Brad Binder, Jack Miller, Marco Bezzecchi, Johann Zarco, Luca Marini e Maverick Viñales completaram o top 10.
A MotoGP conclui a 18ª etapa da temporada 2023 na madrugada de sábado para domingo com a disputa do GP da Malásia. A largada está marcada para 04h, horário de Brasília, com transmissão da ESPN e do Star+.
Driver Info |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | A. Marquez Gresini Racing | 73 | Ducati | 10 |
19'58.713 |
166.4 | 12 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | J. Martin Alma Pramac Racing | 89 | Ducati | 10 |
+1.589 20'00.302 |
1.589 | 166.2 | 9 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | F. Bagnaia Ducati Team | 1 | Ducati | 10 |
+3.034 20'01.747 |
1.445 | 166.0 | 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | E. Bastianini Ducati Team | 23 | Ducati | 10 |
+3.242 20'01.955 |
0.208 | 166.0 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | B. Binder Red Bull KTM Factory Racing (MXGP) | 33 | KTM | 10 |
+3.310 20'02.023 |
0.068 | 166.0 | 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | J. Miller Red Bull KTM Factory Racing (MXGP) | 43 | KTM | 10 |
+4.318 20'03.031 |
1.008 | 165.8 | 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | M. Bezzecchi Team VR46 | 72 | Ducati | 10 |
+5.307 20'04.020 |
0.989 | 165.7 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | J. Zarco Alma Pramac Racing | 5 | Ducati | 10 |
+5.501 20'04.214 |
0.194 | 165.7 | 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | L. Marini Team VR46 | 10 | Ducati | 10 |
+6.420 20'05.133 |
0.919 | 165.5 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | M. Viñales Aprilia Racing Team Gresini | 12 | Aprilia | 10 |
+7.241 20'05.954 |
0.821 | 165.4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | F. Morbidelli Movistar Yamaha MotoGP | 21 | Yamaha | 10 |
+8.775 20'07.488 |
1.534 | 165.2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | A. Espargaro Aprilia Racing Team Gresini | 41 | Aprilia | 10 |
+9.995 20'08.708 |
1.220 | 165.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | F. Di Giannantonio Gresini Racing | 49 | Ducati | 10 |
+10.067 20'08.780 |
0.072 | 165.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | A. Fernandez Tech 3 | 37 | KTM | 10 |
+10.643 20'09.356 |
0.576 | 165.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | P. Espargaro Tech 3 | 44 | KTM | 10 |
+11.005 20'09.718 |
0.362 | 164.9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP | 20 | Yamaha | 10 |
+11.911 20'10.624 |
0.906 | 164.8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | R. Fernandez RNF Racing | 25 | Aprilia | 10 |
+13.591 20'12.304 |
1.680 | 164.6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | M. Oliveira RNF Racing | 88 | Aprilia | 10 |
+15.058 20'13.771 |
1.467 | 164.4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | T. Nakagami LCR Honda | 30 | Honda | 10 |
+16.015 20'14.728 |
0.957 | 164.2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | I. Lecuona LCR Honda | 27 | Honda | 10 |
+23.484 20'22.197 |
7.469 | 163.2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | M. Marquez Repsol Honda Team | 93 | Honda | 10 |
+24.930 20'23.643 |
1.446 | 163.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | A. Bautista Ducati Team | 19 | Ducati | 10 |
+36.501 20'35.214 |
11.571 | 161.5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23 | J. Mir Repsol Honda Team | 36 | Honda | 10 |
+40.594 20'39.307 |
4.093 | 161.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Motorsport Business #5 – GERALDO RODRIGUES: relação com pilotos, experiência com RUBINHO e F1 atual
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #255 – Qual a nota do GP de São Paulo de 2023, em Interlagos?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.