MotoGP Emilia-Romagna GP

MotoGP - Bastianini se defende após polêmica ultrapassagem pela vitória em Misano: "No limite"

Manobra do piloto da Ducati dividiu opiniões no paddock, com Márquez defendendo punição ao italiano

Jorge Martin, Pramac Racing, Enea Bastianini, Ducati Team
Jorge Martin, Pramac Racing, Enea Bastianini, Equipa Ducati
Alex Rins, Yamaha Factory Racing
Francesco Bagnaia, Equipa Ducati
Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing
Francesco Bagnaia, Ducati Team, Enea Bastianini, Ducati Team, Marc Marquez, Gresini Racing, Jorge Martin, Pramac Racing
Francesco Bagnaia, Equipa Ducati
Franco Morbidelli, Pramac Racing
Aleix Espargaro, Aprilia Racing
Enea Bastianini, Equipa Ducati
Takaaki Nakagami, LCR Honda
Raparigas
Marc Marquez, Gresini Racing
Raparigas
Francesco Bagnaia, Equipa Ducati
Fabio Di Giannantonio, Equipa de Corrida VR46
Maverick Vinales, Aprilia Racing
Jorge Martin, Pramac Racing
Jorge Martin, Pramac Racing
Marc Marquez, Gresini Racing
Francesco Bagnaia, Equipa Ducati
Francesco Bagnaia, Equipa Ducati
Francesco Bagnaia, Equipa Ducati
Francesco Bagnaia, Equipa Ducati
Jorge Martin, Pramac Racing
Francesco Bagnaia, acidente da Ducati Team
Francesco Bagnaia, acidente da Ducati Team
Francesco Bagnaia, acidente da Ducati Team
Francesco Bagnaia, acidente da Ducati Team
Francesco Bagnaia, acidente da Ducati Team
Francesco Bagnaia, acidente da Ducati Team
Francesco Bagnaia, moto da equipa Ducati
Francesco Bagnaia, acidente da Ducati Team
Enea Bastianini, Equipa Ducati
Marc Marquez, Gresini Racing
Jorge Martin, Pramac Racing
Johann Zarco, LCR Honda, Jack Miller, Red Bull KTM Factory Racing
Jorge Martin, Pramac Racing, Enea Bastianini, Equipa Ducati
Jack Miller, Red Bull KTM Factory Racing
Jorge Martin, Pramac Racing, Enea Bastianini, Equipa Ducati
Enea Bastianini, Equipa Ducati
Marc Marquez, Gresini Racing
Jorge Martin, Pramac Racing
Jorge Martin, Pramac Racing, Enea Bastianini, Ducati Team, Marc Marquez, Gresini Racing
Enea Bastianini, Equipa Ducati
Enea Bastianini, Equipa Ducati
Marc Marquez, Gresini Racing
Enea Bastianini, Equipa Ducati
Enea Bastianini, Equipa Ducati
Marc Marquez, Gresini Racing
Enea Bastianini, Equipa Ducati
Marc Marquez, Gresini Racing
Jorge Martin, Pramac Racing
Enea Bastianini, Equipa Ducati, Jorge Martin, Pramac Racing
Marc Marquez, Gresini Racing
55

Entre os momentos de destaque do GP da Emilia Romagna de MotoGP do último domingo, a polêmica ultrapassagem que deu a vitória a Enea Bastianini em cima de Jorge Martín é a que vem mais rendendo discussões no paddock. Mas o piloto da Ducati veio a público se defender, afirmando que sua manobra foi no limite.

Piloto da Ducati, Bastianini, vinha pressionando Martín nos estágios finais da corrida, finalmente lançando um ataque contra o líder do campeonato na curva 4 na última volta. Ao entrar na apertada curva à direita, Bastianini mandou sua Ducati por dentro contra o espanhol, fazendo com que os dois pilotos entrassem em contato e Martín saísse da pista.

Leia também:

O piloto da Pramac ficou visivelmente frustrado com a manobra do rival, que ele considerou injusta, enquanto Marc Márquez, da Gresini, também afirmou que o italiano deveria ter sido penalizado por ultrapassar a linha branca na saída da curva.

No entanto, Bastianini não vê nada de errado com a manobra que, no final das contas, não foi investigada pelos comissários, dizendo que ele tinha que fazer a ultrapassagem enquanto a vitória estava em jogo.

"Jorge certamente não estava feliz, mas ele diminuiu bastante a diferença quando o ultrapassei. Estava um pouco no limite, mas foi uma boa ultrapassagem", disse ele. "Quando você tem a chance de vencer a corrida, você tem que fazer isso. Sim, foi um pouco no limite, mas era a única opção. Vi a única chance de atacá-lo na última volta, na curva 4, e ele tentou fechar a linha. Eu estava um pouco no limite com a frente, depois fechei a curva e ganhei a corrida".

Enea Bastianini, Ducati Team

Enea Bastianini, Equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Martin ultrapassou o companheiro de equipe de Bastianini, Francesco Bagnaia, pela liderança na volta 4 de 27, antes de criar uma pequena vantagem sobre ele. Enea então despachou Pecco para assumir a segunda posição e começou a perseguir Martín, que não cometeu grandes erros na frente, exceto por um pequeno momento na volta 27.

Bastianini disse que o piloto da Pramac estava tão forte na segunda metade da volta que não lhe restou outra opção a não ser fazer uma ultrapassagem em bloco na freada para a curva 4.

"Jorge foi incrível desde a primeira volta, ele forçou muito. Na metade da corrida, ele se distanciou um pouco de mim, mas depois de duas ou três voltas eu voltei a diminuir a diferença", disse ele. Provavelmente foi a única oportunidade para mim, porque no setor 3, a partir da saída da curva 10, ele era o mais forte. Não sei por que, mas no final da longa reta [entre as curvas 6 e 8] eu estava sempre com 0,2s, 0,3s [de déficit]. Era a única oportunidade de tentar vencer a corrida".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST debate treta eterna entre Rossi e Márquez! Prévia do segundo GP em Misano e tudo do mundo do motocross

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Pane seca deixa Quartararo sem melhor resultado do ano em Misano
Próximo artigo GP da Indonésia de MotoGP: Horários e como assistir à etapa de Mandalika

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil