MotoGP - Em meio a rumores de saída da Honda, Marc Márquez elogia KTM: "Logo será a montadora número um"
Mas Pit Beirer, diretor-esportivo da marca austríaca, reafirmou que espanhol não correrá em 2024 pela marca, já que tem 5 pilotos contratados para 4 motos
Em meio a uma maré de rumores sobre seu possível futuro fora da Honda na MotoGP, Marc Márquez se desfez em elogios à KTM, que seria sua alternativa mais lógica para os próximos anos. Segundo o hexacampeão, a marca austríaca chegará ao topo da categoria "muito antes do que as pessoas pensam".
O espanhol foi o convidado especial do programa 'Sport and Talk' da ServusTV, emissora austríaca que pertence à Red Bull antes do GP da Áustria deste fim de semana. A atração contou ainda com o campeão Mick Doohan e Pit Beirer, diretor-esportivo da KTM.
Naquela que está sendo a pior temporada de sua carreira em rendimento desde a sua promoção à MotoGP em 2013, Márquez foi questionado sobre a associação que muitos fazem com a marca austríaca. Vale lembrar que Márquez é um piloto oficial da Red Bull, que tem na KTM "sua equipe" na MotoGP.
Inclusive, muitos apostam que isso poderia acontecer já em 2024, mesmo com o espanhol tendo contrato com a Honda até o fim do próximo ano. Mas esse cenário não é possível se a KTM não aumentar o número de motos no grid. Essa possibilidade no momento não parece viável.
Márquez, que voltou a reforçar seu compromisso com a Honda para o próximo ano, não deixou de elogiar a montadora rival.
"Quando a KTM começou, eles eram os últimos do grid. E, pouco a pouco, foram se aproxmando. Agora é a segunda melhor construtora do campeonato. Mas logo, antes do que as pessoas podem imaginar, será a montadora número um".
Não surpreende o argumento que o espanhol usou para justificar sua impressão, com base na ambição. É fácil interpretar que essa mensagem tem como destino a Honda, mesmo que de forma indireta.
"Na competição, a chave é a ambição. Se você tem ambição, chegará lá. A KTM está fazendo incorporações muito boas em termos de engenheiros, e também de pilotos", disse Márquez ao lado de Beirer.
O alemão agradeceu as palavras do rival e insistiu que, pelo menos para 2024, a KTM não tem condições de lhe oferecer uma RC16.
"É um elogio ver nosso nome associado a Marc e ouvi-lo dizer essas palavras", disse. "Mas já temos cinco pilotos para somente quatro motos disponíveis", explicou em referência ao overbooking gerado após exercer a opção de renovação de Augusto Fernández, que faz dupla com Pol Espargaró na GasGas e com Pedro Acosta pronto para estrear na categoria-rainha.
Na equipe oficial, tanto Jack Miller quanto Brad Binder têm acordos garantidos até dezembro do ano que vem.
"Temo que Marc não estará conosco ano que vem, porque ele já tem contrato. Comentamos e dissemos isso a ele claramente".
Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.