Recomendado para você

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria
Conteúdo especial

MotoGP estuda criar comissão para supervisionar recapeamentos

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, confirma que vão agir depois do que aconteceu no último GP da Grã-Bretanha

Wet track

No último final de semana, a MotoGP foi forçada a cancelar o GP da Grã-Bretanha, que seria disputado em Silverstone, que substituiu Salzburgring em 1980, quando uma neve enorme impediu que as corridas fossem disputadas na pista austríaca.

Naquela época, a Dorna, cuja entrada aconteceu em 1992, ainda não administrava a categoria. Desde então, a melhoria da segurança tem sido uma prioridade e as circunstâncias apenas como excepcionais como o furacão Ike de 2008, em Indianpolis ou o acidente Marco Simoncelli, em 2011, forçaram a suspensão de uma corrida.

Na verdade, o que aconteceu no circuito britânico foi resultado de uma tentativa de melhorar as condições da pista, que foi reasfaltada pela empresa Aggregate Industrie. Os responsáveis pelo campeonato e o encarregado pela segurança nas corridas, Franco Uncini, chegaram a verificar o resultado das obras em fevereiro e Cal Crutchlow andou na pista em maio, confirmando o bom estado do asfalto.

Leia também:

No entanto, as condições do asfalto mudaram radicalmente a partir daquele momento e os pilotos criticaram o resultado desde o primeiro treino livre da sexta-feira. No sábado, a chuva apareceu, o que revelou ainda mais as deficiências, e no domingo o desastre foi consumado. Uma tempestade, como tantas que caem na Grã-Bretanha, impediu a realização da corrida.

"A culpa é claramente da empresa responsável pelo asfalto [Aggregate Industrie]", explicou o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta.

O atual campeão da categoria, Marc Márquez, confirmou as informações adiantadas pelo Motorsport.com sobre a reunião convocada pelos pilotos no domingo para que uma decisão sobre as corridas fosse tomada.

"Foi uma reunião porque eles [os pilotos] começaram a aparecer no caminhão da IRTA, eles nos ligaram e fomos", disse. "Não era uma Comissão de Segurança. Foi uma reunião improvisada que nos chamaram e fomos. Não havia a necessidade para a reunião com os pilotos, porque sabíamos que se o circuito permanecia nessas condições e não iríamos correr. A vontade deles prevaleceria, mas eles não precisavam nos convencer, porque pensamos exatamente a mesma coisa."

Além disso, em vista do que aconteceu e para evitar a sua repetição no futuro, Ezpeleta anuncia que considera nomear um representante para ser o responsável por dar o aval para cada pista que seja reasfaltada.

"Temos que pensar se nomeamos alguém para quando um circuito for reasfaltado. Tem que ser um especialista em asfalto que verá como ele foi feito. Temos que pensar se valeria a pena ter um ou vários homologados pela FIM e que esse senhor coloque o selo atestando que este asfalto é bom em qualquer condição", afirmou.

Artigo anterior Ducati critica reunião “espontânea” de pilotos em Silverstone
Próximo artigo Silverstone deve ser reasfaltado para se manter na MotoGP

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros