MotoGP: Martín vence GP do Japão encerrado antes da hora por conta da chuva
Bandeira vermelha decretou o fim da prova por conta da falta de visibilidade; Bagnaia e Márquez completaram o pódio
Fim de semana perfeito para Jorge Martín! O espanhol da Pramac, que conquistou a pole no Japão e venceu a sprint no sábado, também levou para casa a corrida principal da MotoGP deste domingo.
A corrida em Motegi foi encerrada com apenas as metades das voltas completadas por conta da falta de visibilidade causada pela forte chuva que acometeu a pista logo após a largada. Por terem completado 50% da prova, a pontuação foi computada de maneira completa.
Com a vitória, a diferença para o líder Francesco Bagnaia caiu para apenas três pontos. O pódio, por fim, foi completado por Bagnaia e Marc Márquez - que estavam em segundo e terceiro na volta 12, metade da corrida, antes da bandeira vermelha encerrar momentaneamente a prova para posteriormente ser uma decisão definitiva.
A corrida
Diferente da sprint, a largada foi marcada por queda. Vinãles logo no início da prova passou direto e foi ao chão. Além disso, a chuva - que 'ensaiou' cair antes da prova - pegou os pilotos de surpresa e fez com que eles fossem chamados aos boxes para fazer a troca de moto com pneus de chuva.
O retorno à pista deixou o grid completamente bagunçado em relação às posições iniciais. Apenas cinco pilotos não fizeram a troca, com Quartararo entre eles. Ainda na segunda volta, Martín errou sozinho, saiu da pista e acabou perdendo bastante posições.
A chuva apertou e a pista escorregadia fez com que Zarco escapasse do traçado. A moto do francês voou na brita, dando vários 'mortais' ficando completamente destruída.
Com 12 voltas para o fim, os comissários decidiram 'abanar' a bandeira vermelha por conta das condições climáticas que foi piorando cada vez mais em relação à largada. Nesta altura, Martín já tinha recuperado as posições perdidas e era o líder novamente seguido por Bagnaia e Márquez.
O procedimento de relargada - rápido - foi iniciado e alguns minutos depois da paralisação, os pilotos já estavam seguindo rumo à reta de largada. O grid foi montado de acordo com a ordem que estava na volta 12, antes da bandeira vermelha.
Contudo, a chuva continuou caindo de forma torrencial, a pista estava sem visibilidade alguma e por isso, os comissários decidiram encerrar a prova.
DRIVER INFO |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | J. MARTINAlma Pramac Racing | 89 | 12 | 24'06.314 | 143.4 | 25 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | F. BAGNAIADucati Team | 1 | 12 | +1.413 | 1.413 | 143.2 | 20 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | M. MARQUEZRepsol Honda Team | 93 | 12 | +2.013 | 0.600 | 143.2 | 16 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | M. BEZZECCHITeam VR46 | 72 | 12 | +2.943 | 0.930 | 143.1 | 13 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | A. ESPARGAROAprilia Racing Team Gresini | 41 | 12 | +3.181 | 0.238 | 143.0 | 11 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | J. MILLERRed Bull KTM Factory Racing (MXGP) | 43 | 12 | +6.837 | 3.656 | 142.7 | 10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | A. FERNANDEZTech 3 | 37 | 12 | +7.587 | 0.750 | 142.6 | 9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | F. DI GIANNANTONIOGresini Racing | 49 | 12 | +8.602 | 1.015 | 142.5 | 8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | R. FERNANDEZRNF Racing | 25 | 12 | +11.229 | 2.627 | 142.2 | 7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | F. QUARTARAROMovistar Yamaha MotoGP | 20 | 12 | +12.244 | 1.015 | 142.1 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | T. NAKAGAMILCR Honda | 30 | 12 | +14.714 | 2.470 | 141.9 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | J. MIRRepsol Honda Team | 36 | 12 | +14.924 | 0.210 | 141.9 | 4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | C. CRUTCHLOWMovistar Yamaha MotoGP | 35 | 12 | +16.057 | 1.133 | 141.8 | 3 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | S. BRADLLCR Honda | 6 | 12 | +17.253 | 1.196 | 141.7 | 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | P. ESPARGAROTech 3 | 44 | 12 | +24.921 | 7.668 | 140.9 | 1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | M. PIRRODucati Team | 51 | 12 | +33.962 | 9.041 | 140.1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | F. MORBIDELLIMovistar Yamaha MotoGP | 21 | 12 | +1'14.934 | 40.972 | 136.3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | M. OLIVEIRARNF Racing | 88 | 11 | +1 Lap | 1 Lap | 132.1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | M. VIÑALESAprilia Racing Team Gresini | 12 | 11 | +1 Lap | 1'54.585 | 122.3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | J. ZARCOAlma Pramac Racing | 5 | 12 | +6.191 | 142.7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | B. BINDERRed Bull KTM Factory Racing (MXGP) | 33 | 5 | +7 Laps | 7 Laps | 136.9 |
TABELA de PREJU FAKE? Rico Penteado fala sobre supostos GASTOS de SARGEANT por batidas na WILLIAMS
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast debate tensão interna na Mercedes e até quando Pérez 'sobrevive' na Red Bull
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte também do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.