Recomendado para você

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia
ANÁLISE F1: McLaren explica 'falha' que impediu domínio no GP de Singapura

ANÁLISE F1: McLaren explica 'falha' que impediu domínio no GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: McLaren explica 'falha' que impediu domínio no GP de Singapura
Mit Cup: Confira todas as duplas que venceram em Canitar

Mit Cup: Confira todas as duplas que venceram em Canitar

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mit Cup: Confira todas as duplas que venceram em Canitar
F1 - Red Bull: Desenvolver carro de 2025 é “importante”, mesmo que impacte no projeto de 2026

F1 - Red Bull: Desenvolver carro de 2025 é “importante”, mesmo que impacte no projeto de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Red Bull: Desenvolver carro de 2025 é “importante”, mesmo que impacte no projeto de 2026
VÍDEO NASCAR: Chastain termina corrida de ré para evitar eliminação; Motorsport transmite categoria

VÍDEO NASCAR: Chastain termina corrida de ré para evitar eliminação; Motorsport transmite categoria

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Charlotte II
VÍDEO NASCAR: Chastain termina corrida de ré para evitar eliminação; Motorsport transmite categoria

MotoGP revela novo regulamento técnico para 2027, com adoção de motores 850cc

Categoria também adotará uma limitação drástica no uso da aerodinâmica

Marc Marquez, Gresini Racing

A MotoGP revelou nesta segunda-feira (06) os detalhes do novo regulamento técnico que será introduzido em 2027, com destaque para a adoção de motores 850cc.

Como revelado em novembro do ano passado pelo Motorsport.com, a MotoGP trata a redução na potência do motor, de 1000cc quatro tempos atuais para 850cc, como um pilar do novo regulamento, que estava sendo desenvolvido em conjunto com as montadoras.

Leia também:

A Comissão de GPs da categoria confirmou agora os detalhes do novo regulamento. A proposta para reduzir a potência dos motores pela primeira vez desde 2007 foi guiada por uma necessidade de reduzir a velocidade das motos para melhorar a segurança em várias das pistas atuais do calendário.

A MotoGP vem usando motores 1000cc desde 2012, se afastando do problemático regulamento de 800cc adotado em 2007. Antes disso, entre o começo da nova era de quatro tempos da MotoGP em 2002 e em 2006, o motor era de 990cc - assumindo no lugar dos 500cc dois tempos da era GP.

Outra mudança importante para 2027 é a redução da dependência aerodinâmica. Esse tem sido um dos principais campos de batalha da MotoGP nos últimos anos, mas ao custo de um efeito negativo no espetáculo.

Photo by: MotoGP/Dorna

Isso passará a ser controlado através de uma redução no tamanho permitido dos corpos aerodinâmicos na dianteira das motos, enquanto peças na traseira precisam ser homologadas como parte de toda a carenagem aerodinâmica. Cada equipe ainda terá direito a uma atualização por temporada.

Todos os dispositivos de ajuste de altura usados nas largadas, incluindo o holeshot, serão banidos. Isso segue uma proibição dos dispositivos dianteiros, introduzido neste ano.

Outras mudanças de menor escala incluem a redução no número de motores para um calendário de 20 corridas (de 7 para 6), ou para cronogramas de 21/22 GPs (9 para 7). O peso mínimo da moto cairá de 157 para 153kg, enquanto a capacidade do tanque de combustível será reduzido de 22 para 20 litros nos GPs  e de 12 para 11 nas sprints.

O sistema de concessões, reintroduzido em 2024, também será mantido para 2027. Todas as montadoras já presentes no grid começarão o novo ciclo com o ranking B. Com isso, as marcas terão um congelamento no desenvolvimento de motores, mas poderão contar com três pilotos wildcard ao longo do ano. Os testes de temporada com a presença dos pilotos titulares também serão proibidos.

Start action

Start action

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Já as novas montadoras que entrarem a partir de 2027 terão o ranking D, o mesmo de Honda e Yamaha hoje, permitindo desenvolvimento livre de motores e testes com os pilotos titulares, além de seis wildcards ao longo do ano. O ranking será reavaliado ainda na primeira metade de 2027.

Como anunciado anteriormente, o regulamento de 2027 inclui também o uso de combustíveis 100% sustentáveis. O primeiro passo foi dado já em 2024, com a adoção de uma mistura com 40% de origem não-fóssil.

A última grande mudança técnica da MotoGP veio em 2016 com a introdução do controle eletrônico, uma decisão tomada para reduzir a diferença entre as então dominantes marcas japonesas e o restante do grid. Isso ajudou a aumentar a presença das marcas na MotoGP, com a Suzuki e a Aprilia entrando em 2015 e a KTM em 2017.

Desde 2016, as três montadoras já venceram na categoria, enquanto a Ducati, que também se beneficiou da mudança no regulamento, se tornou a força dominante da categoria.

Nas últimas semanas, a BMW vem abrindo a porta para a possibilidade de entrar na MotoGP nos próximos anos, com a mudança de regras de 2027 sendo bem-vista pela marca. Porém, ela ainda não se compromete com o projeto.

Bagnaia 'MOSTRA QUEM MANDA' contra Márquez e Martín em Jerez: E AGORA, Ducati? MotoGP em ESTADO PURO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Pódio Cast #8: Bagnaia mostra quem manda contra Márquez e tudo sobre o GP da Espanha

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP: GP do Cazaquistão é adiado por causa de enchentes na região
Próximo artigo Novo motor, telemetria, concessões e proibições: entenda o regulamento técnico de 2027 da MotoGP

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros