Por ameaça de chuva, MotoGP adianta largada em 1h30
Pilotos expressam preocupação com ondulações de Silverstone na chuva e direção de provas ajusta programação
O GP da Grã-Bretanha da MotoGP será realizado 90 minutos mais cedo do que o previsto originalmente neste domingo (26) devido à ameaça de chuvas fortes. Em vez de ser disputado às 13h locais (9h de Brasília), a corrida de Silverstone será realizada às 11h30 (7h30 de Brasília), antes das corridas da Moto2 e da Moto3, ainda sem horários determinados.
Depois de muita chuva antes da qualificação, durante o TL4, a pista causou a queda de vários pilotos na curva Stowe. Isso levou o espanhol da Avintia Ducati, Tito Rabat, a ser atropelado por outra moto e ser levado ao hospital com uma fratura tripla na perda direita.
Vários pilotos expressaram sua opinião após a qualificação de que a corrida não poderia ocorrer em condições semelhantes.
Piloto da Honda, Marc Márquez disse que a pista irregular e desgastada apresentou um problema particular no molhado, permitindo que água parada fique em partes incomuns do circuito.
O atual campeão disse: "eu não gosto de dizer isso, porque eu amo corridas, mas se as condições forem como as do TL4, não podemos correr. E amanhã a previsão é de muito mais água. A aquaplanagem era incrível”.
"O problema são as ondulações. A água entra nelas, então você tem aquaplanagem. Há muito mais água."
Cal Crutchlow sugeriu que o melhor seria adiar a corrida para segunda-feira, que é feriado no Reino Unido.
"Pode ser um desastre, porque hoje foi previsto menos de um milímetro de chuva", disse o piloto da LCR. "Amanhã tem previsão de 16, 15mm de chuva. Então, ou corremos na segunda-feira ou vamos nos ver em Misano.”
"Se você quer ver uma corrida, é feriado na segunda-feira, apenas fique aqui. Essa é a minha opinião, porque honestamente eu acho que não vamos poder andar em um circuito que está como a curva 7 esteve hoje. Não conseguiríamos dar uma volta."
Johann Zarco, da Tech3 Yamaha, que se classificou em terceiro lugar, avisou que a mudança no cronograma pode não ser suficiente para garantir que a corrida aconteça se a chuva persistir pela manhã na pista.
"Se estiver chovendo de manhã e continuar chovendo mesmo que não seja forte, mas durante todo o dia, não será possível pensar em correr, porque haverá muita água na pista", disse o francês.
"Estava chovendo, não sei, cinco ou dez minutos. Era uma grande nuvem e isso causava grandes problemas. Se amanhã tivermos chuva constante, acho que não será possível."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.