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Queda de Pirro em Mugello faz MotoGP mudar regra

Sem airbag devido a permissão especial, piloto italiano deslocou o ombro e teve concussão em acidente a quase 300 km/h

Michele Pirro, Ducati Team

Michele Pirro, Ducati Team

Gold and Goose / Motorsport Images

O grande acidente piloto de testes da Ducati, Michele Pirro, nos treinos para o GP da Itália, levou a MotoGP a reforçar as regras relativas ao uso do airbag. Pirro sofreu uma concussão e um ombro deslocado quando foi lançado ao ar a quase 300 km/h enquanto se aproximava da primeira curva de Mugello depois de a roda dianteira de sua Ducati travar.

As regras da MotoGP exigem que todos os pilotos permanentes usem um sistema de airbags funcional dentro de seus macacões, mas havia uma isenção para pilotos wildcards em suas duas primeiras aparições em GPs em uma temporada.

A FIM decidiu agora que os pilotos wildcards devem seguir as mesmas regras de airbag que os participantes da temporada completa, com efeito imediato para a MotoGP e valendo a partir do GP da Áustria para Moto2 e Moto3.

Um comunicado da Comissão de Grandes Prêmios disse que as mudanças ocorrem "na sequência de um incidente no GP de Mugello, onde um wildcard que não usava airbag sofreu ferimentos graves".

O piloto da Aprilia, Aleix Espargaró, expressou sua insatisfação com a antiga liberdade dos wildcards.

"É a pior regra que já vi na minha vida. É inacreditável", disse Espargaró em Mugello. "Um wildcard não pode correr com menos proteção do que o resto dos pilotos”.

"Eu nem sabia. Temos um campeonato realmente profissional, e eu nem sabia disso."

Os pilotos substitutos ainda terão permissão para andar sem um airbag no primeiro GP de uma temporada, mas devem usá-lo no segundo.

As regras da MotoGP exigem que os pilotos tenham um airbag em todas as sessões, mas como o TL4, Q1 e Q2 ocorrem consecutivamente, eles são considerados uma sessão nos regulamentos.

A declaração da Comissão de Grandes Prêmios adicionou uma nova recomendação de airbag para essas sessões, particularmente para pilotos que caíram.

"Por questões de segurança, é altamente recomendável que qualquer piloto que sofra uma queda com o sistema de airbag mude de macacão antes de voltar para a pista", afirma.

Reportagem adicional por William Zinck

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