Rossi: Nova regra de pitlane não resolve problema

Italiano crê que novos procedimentos para corridas afetadas pela chuva não solucionam possíveis problemas de segurança

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

As mudanças nas regras de pitlane para troca de motos em corridas "flag-to-flag" foram discutidas após o GP da República Tcheca, quando houve o incidente entre Andrea Iannone e Aleix Espargaro.

A categoria testou uma nova regra após segundo treino livre em Silverstone e, posteriormente, decidiu adotá-la para a corrida. A novidade especifica onde os pilotos devem parar sua moto em relação à segunda máquina e que um mecânico com um "pirulito" deve controlar quando o piloto pode sair.

Enquanto Rossi afirma que está feliz em usar o novo sistema, ele considera que não resolverá o problema a que foi proposto.

"Estou curioso para falar com os outros pilotos na Comissão de Segurança e entender suas ideias", disse Rossi em Silverstone.

"Estou feliz com os dois modos, mas se essa regra foi feita para resolver o problema do incidente entre Iannone e Espargaro, para mim não conserta nada. Ainda não vemos as outras motos, de qualquer maneira."

"É possível usá-la, não é um problema, mas não resolve o problema."

Outras opiniões

Andrea Dovizioso disse que o fato dos pilotos estarem espalhados no final do TL2 significava que o teste não era uma representação precisa de uma situação de corrida.

"Não houve muitos pilotos no mesmo ponto, então foi fácil", disse o italiano. "É muito difícil encontrar uma maneira realmente segura de fazer a troca de moto, mas temos que encontrar a melhor solução."

Cal Crutchlow, que disse que se mantinha contra a mudança, concordou que o ângulo em que os pilotos se aproximam dos pits poderia resultar em "membros de equipes sendo atingidos" caso dê errado.

Dovizioso acrescentou que apoiou a ideia de cada piloto ser instruído quando fosse seguro deixar os pits, enquanto seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo, não está convencido de que o ganho de segurança seja suficientemente grande com a nova proposta.

"Se é mais seguro, é apenas um pouco", disse Lorenzo. "Eu não acho que melhoramos muito porque o espaço é muito próximo para 24 pilotos e há muitas pessoas lá."

"Minha opinião é que eles não deveriam fazer o "flag-to-flag", mas não acho que essa seja a solução."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Márquez se diz cansado com tantas quedas
Próximo artigo Márquez quebra recorde e é pole em Silverstone; Rossi é 2º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil