NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
Alfredinho Ibiapina e Victor Andrade foram os dois 'finalistas' do NASCAR Driver Development Experience que contou com a presença do bicampeão Gabriel Casagrande nos Estados Unidos
Depois de viver a experiência da NASCAR Driver Development Experience diretamente dos Estados Unidos, os jovens pilotos da NASCAR Brasil descobriram nesta sexta-feira, direto do Velocitta, quem são os dois finalistas/vencedores do programa.
Alfredinho Ibiapina, Felipinho Tozzo, Gui Backes, Tito Giaffone e Victor Andrade viveram uma imersão nos bastidores da NASCAR no início de outubro e passaram por mais uma fase do programa que premiará o líder e vice líder com a oportunidade de disputar provas oficiais da Pro Late Model em 2026 com investimento equivalente a quase meio milhão de reais.
Victor Andrade e Alfredinho Ibiapina foram os selecionados, mas só saberão quem ficou em primeiro lugar e quem foi o vice na terça-feira durante a premiação do Capacete de Ouro. Em entrevista ao Motorsport.com, os pilotos da Full Time celebraram a conquista e contaram um pouco mais sobre a experiência.
"Estou muito contento, foi uma experiência incrível que nós jovens pilotos da categoria tivemos a oportunidades de participar. Estou muito feliz também que foram dois da mesma equipe, da Full Time, mostrando a força do nosso time", destacou Ibiapiana.
"Foi muito diferente, a gente pôde viver e presenciar como que é o automobilismo americano. É muito diferente do que a gente tem aqui no Brasil, eles realmente estão a um nível acima da gente, mas isso fica de lição, fica de aprendizado que um dia a gente pode chegar naquele nível. Eu aprendi bastante, sinto que voltei um piloto e uma pessoa melhor. Estou feliz de ter conseguido, isso mostra que eu estou no caminho certo, estou trabalhando bem e vou seguir trabalhando desse jeito", comentou Andrade.
"Eles tinha vários critérios diferentes. A gente fez preparo físico, psicotécnico. Teve também o media training, que teve um peso grande e a pista foi onde vimos os pilotos que estavam mais rápidos, mais bem preparados e esses foram os maiores critérios que eles usaram para fazer essa escolha", finalizou Andrade.
Victor Andrade; Alfredinho Ibiapina; NASCAR Brasil
Sobre os desafios enfrentados, a comunicação em outra língua foi um dos pontos mais destacados entre os pilotos.
"Em pista em si foi complicado, porque a gente não sabia o comportamento do carro, por ser a primeira vez de todo mundo. E o inglês também, porque eu, particularmente, não sou fluente, mas eu tentei me virar com todo mundo, tentar conversar com todo mundo. Foi importante ter um convívio bom com a equipe", concluiu Ibiapina.
O 'mentor' Casagrande
Bicampeão da NASCAR Brasil, Gabriel Casagrande teve um papel importante na viagem junto com os jovens (de 16 a 21 anos). O experiente piloto, de 30 anos, acompanhou os mais novos como uma espécie de mentor durante a etapa nos Estados Unidos e, também em entrevista ao Motorsport.com, contou como foi exercer essa mentoria.
"Foi sensacional para mim também. Eu estou em constante aprendizado, tenho muito mais idade que eles, muito mais experiência dentro da pista, mas a gente bate roda, tanto que dá pra ver como eles são bons dentro da pista, que a gente está competindo de igual para igual. Foi uma viagem muito proveitosa para todos, não somente os dois vencedores. Todo mundo representou muito bem o nosso país, quis mostrar o quanto estava determinado a conquistar", iniciou Casagrande.
"Para mim foi muito legal porque eu nunca tinha passado essa experiência de ajudar alguém dentro da pista sem estar guiando um carro, sem estar metendo de verdade a mão na massa. Tive que ficar um pouquinho de longe. Foi muito bom de ter conhecido eles um pouquinho melhor. Então, só tenho a agradecer a todo mundo da NASCAR Brasil pelo convite, foi muito legal, muito proveitoso para mim", seguiu Gabriel.
"Desejo todo o sucesso do mundo, que eles tenham muitas coisas boas pela frente. Eles têm tempo e qualidade para isso e vão ter todo o apoio necessário, com certeza, para atingir o sucesso que eles tanto querem. E o que eles precisarem de mim, eu vou estar disponível para ajudar, não somente como um cara profissional que vai estar ajudando, mas como um torcedor que ao redor do mundo, aonde a gente tiver, a gente quer ver corrida sendo vencida por piloto brasileiro", finalizou.
NASCAR Brasil
Pelo lado dos mais jovens, a presença de um piloto experiente e grande referência do automobilismo brasileiro, deixou a viagem ainda mais única.
"Ele é um piloto experiente e com um baita sucesso aqui no Brasil, então a gente aprendeu bastante com ele. Eu acho que eu ainda vou precisar dele mais um pouquinho, algumas vezes, acho que ele vai estar lá, quem sabe a gente não vai lá junto...Mas estou super feliz de ter tido essa experiência com todos eles", enfatizou Andrade.
"Ter o Gabriel com a gente lá, nos ajudando, com certeza fez a gente amadurecer mais. Eu, até uns dias desses, estava torcendo para ele me seguir no Instagram, admiro ele para cacete, então, fiquei muito feliz de ter ele ali com a gente, nos ajudando. Ele é um dos melhores pilotos do Brasil hoje em dia, então foi muito especial para mim", arrematou Ibiapina.
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.