NASCAR Brasil Interlagos II

NASCAR Brasil: Pirelli encara o último desafio da temporada 2023

Rodada dupla em Interlagos consagra os campeões do ano e encerra o calendário brasileiro de automobilismo da Pirelli

NASCAR Brasil

Chegou a hora de decisão na NASCAR Brasil Sprint Race. A categoria disputa em Interlagos, neste fim de semana, a última rodada dupla do ano, que marcará também o derradeiro desafio para os pneus Pirelli nas pistas do Brasil em 2023.

As atividades se iniciam na sexta-feira (8), enquanto no sábado ocorrem as classificações e a primeira corrida. O campeonato será encerrado com a corrida 2, disputada no domingo.

Leia também:

Com 4.309 metros de extensão, o tradicional Autódromo José Carlos Pace possui 13 curvas, de alta, baixa e média velocidade, o que torna Interlagos a pista mais completa do país. Outro fator de destaque é o asfalto.

“O asfalto em Interlagos oferece uma alta aderência, que é muito importante na retomada das curvas. Com isso, os carros conseguem tracionar melhor, sem perder velocidade. Isso ocasiona um esforço maior para os pneus, mas faz também com que Interlagos seja a pista favorita de muitos dos pilotos”, explica Fabio Magliano, gerente de Produtos Car e Motorsport Pirelli para a América Latina.

As condições climáticas que mudam com frequência também podem ser determinantes nas estratégias dos pilotos.

“Interlagos é tradicional pelas mudanças climáticas que podem acontecer ao longo do dia. Podemos ter o primeiro treino sob sol forte e a sessão seguinte ser marcada pela chuva, com a classificação novamente em pista seca. Ou seja, os pneus têm de estar preparados para os desafios que podemos enfrentar em qualquer condição de pista, e esse é um dos diferenciais da Pirelli”, acrescenta Magliano.

“O trabalho desenvolvido ao longo do ano também é uma característica muito importante para nós. Assim, podemos fazer comparações entre pistas, acompanhar o trabalho da equipe da categoria e colher informações que podem se transformar em melhorias para a próxima temporada”, finaliza o executivo da Pirelli

O clássico autódromo paulista recebe a categoria pela segunda vez no atual campeonato e o BandSports exibe a última corrida de domingo ao vivo. O canal oficial da categoria no YouTube transmite ao vivo as duas provas, assim como o treino classificatório de sábado.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):

Abrasividade da pista: 4

Força lateral: 4

Pneu mais exigido: traseiro direito

PNEUS DISPONÍVEIS

Pista seca: P Zero na medida 265/645-18

Pista molhada: Cinturato na medida 265/645-18

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO E CINTURATO:

Cambagem recomendada dianteira: -3,5°

Cambagem recomendada traseira: -3,0°

Calibragem recomendada a frio: 24 PSI

Programação de pista:

Sexta-feira, 8 de dezembro:

08h00 – Shakedown

14h30 – Treino extra

Sábado, 9 de dezembro:

08h45 – Treino livre 1

13h00 – Treino livre 2

15h45 – Classificação 

Domingo, 10 de dezembro:

08h30 – Corrida 1

13h45 – Corrida 2

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
NASCAR Brasil
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Bortoluzzi quer fechar temporada com vitória na NASCAR Brasil
Próximo artigo Seid encara o Match Point da NASCAR Brasil de olho no bicampeonato

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros