Recomendado para você

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin
Últimas notícias

Em despedida, Kaesemodel tenta vitória inédita em Curitiba

Piloto curitibano, líder da Porsche GT3, tenta vitória na categoria pela primeira vez e fala do sentimento ao fazer última prova no circuito que está prestes a ser extinto

Lico Kaesemodel e seu pai, Buko Kaesemodel

A Porsche GT3 Cup vai para Curitiba pela segunda vez no ano, mas com clima que contrasta do habitual. Será a última passagem pela capital paranaense, já que o Autódromo Internacional de Curitiba será fechado nos próximos meses. 

Líder do campeonato, Lico Kaesemodel nunca venceu em casa pela categoria da fabricante alemã e espera quebrar o jejum justamente na despedida.

"Estou indo para essa etapa com um sentimento de muita tristeza por saber que será a última vez que vou correr nesse autódromo. Sou curitibano, foi aqui que dei meus primeiros passos no automobilismo, quando andei pela primeira vez durante um teste com um Fórmula Chevrolet." 

"Depois me direcionei para carros de turismo e desde 2004 disputei dezenas de provas aqui. Guardo muitas lembranças, tanto do autódromo como do kartódromo, o Raceland, onde treino até hoje." 

"Nesse fim de semana meu desejo é poder me despedir com a melhor lembrança possível, que seria uma vitória e me manter na liderança", disse.

A história da família Kaesemodel com o automobilismo começou pouco antes de 1995, quando Lico passou a se interessar pelo kart. Seu pai, Buko Kaesemodel, um amante do esporte, ao perceber o verdadeiro interesse do filho, foi em busca de um local para que o menino, então com 12 anos, pudesse aprender. 

"Em São José dos Pinhais tinha o Kart Clube Curitibano, mas era uma pista abandonada, muito perigosa, com muitas arvores e manilhas, o Lico treinava lá. Fui procurar o administrador do kartódromo e investi na reforma do local. Em 1995 o Lico estreou numa corrida lá com vitória", relembra Buko.

 

Lico Kaesemodel lidera prova da Copa do Brasil de Kart
Lico Kaesemodel lidera prova da Copa do Brasil de Kart

Tempos depois, Buko foi procurado Jaunival de Oms, o Peteco, dono do autódromo de Curitiba. 

"Ele me procurou e como sabia do meu envolvimento com o automobilismo e com a reforma do Kart Clube Curitiba, me fez a seguinte proposta: 'vamos fazer um kartódromo ao lado do autódromo? Faremos em quatro sócios, eu, você, o Roberto Beltrão de Almeida e o Paulo Roberto Marques'. Porém, quando as obras começaram, dois sócios saíram e ficamos só eu e o Peteco. Terminamos a obra do Raceland em 1999 e na corrida de inauguração o Lico ganhou, sendo campeão da Copa do Brasil de Kart", conta Buko.

Buko lamenta muito o fim do autódromo: "o que sinto é uma tristeza enorme em ver que o Autódromo de Curitiba e o Raceland vão acabar. Essa pista sempre foi uma das melhores do Brasil, quem viu o auge sabe bem disso. Uma pena..."

 

Pódio da Copa do Brasil de Kart - Lico Kaesemodel vencedor
Pódio da Copa do Brasil de Kart - Lico Kaesemodel vencedor e Sérgio Jimenez o segundo colocado
Artigo anterior Gini e Daniel Paludo vencem bateria final na Argentina
Próximo artigo Paludo e Piquet comandam grids da Porsche em Curitiba

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros