Veloz e "desconhecida": grid da Stock Series estreia na pista de Tarumã
Apenas o experiente Gabriel Robe já competiu pela categoria no icônico (e exigente) traçado gaúcho
Menos de um mês depois da abertura da temporada 2023, em Interlagos, a Stock Series se prepara para a segunda etapa do ano. E será provavelmente uma das provas mais marcantes do calendário deste campeonato.
A categoria acelera no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre, em uma situação rara: de todos os pilotos inscritos, apenas o experiente Gabriel Robe já competiu pela divisão de acesso em Tarumã, uma pista não visitada pela Stock Series desde 2015.
Na ocasião, a equipe Motortech Competições — atual Garra Racing Team — cravou uma dobradinha com Gabriel Robe na segunda posição, logo atrás do seu então companheiro, Márcio Campos, também gaúcho.
A pista mantém os 3.039 metros originais, com nove curvas que combinam configurações de alta, média e baixa velocidades. Nos últimos anos, Tarumã passou por atualizações baseadas em adequações para aumentar a segurança, como nivelamentos da área de escape, correções nas barreiras de proteção e reconstrução de algumas zebras nesta primeira fase. O reasfaltamento da pista foi postergado para uma segunda etapa de obras no circuito em Viamão.
Todos contra o líder
Após as três provas que compuseram a primeira etapa em Interlagos, a divisão de acesso à Stock Car vive um clima de “todos contra Zezinho Muggiati”. O paranaense da W2 Racing ProGP foi o grande nome da etapa de abertura ao vencer as três corridas da rodada, cravar as duas poles e fazer as três voltas mais rápidas daquele fim de semana – literalmente, gabaritando o evento. Como resultado desse desempenho formidável, Muggiati soma 84 pontos na liderança.
O vice-líder é Pietro Rimbano (RKL Competições), que soma 72. Campeão de 2020 na Stock Series, Rimbano foi o principal rival de Muggiati em Interlagos, conquistando três pódios e finalizando as provas da rodada sempre na segunda posição.
O terceiro colocado na tabela é também o melhor ‘rookie’ do campeonato. Arthur Gama (Garra), com duas vitórias entre os estreantes e dois pódios no geral, tem 59 pontos. O porto-alegrense é seguido pelo companheiro de equipe Gabriel Robe, com 56. Mais jovem do grid da Stock Series em 2023, o paulista Enzo Bedani (W2 Racing ProGP) — de 15 anos — é o quinto do campeonato, com 43 pontos, sendo o segundo melhor ‘rookie’.
Também estreante na Series, a paranaense Kaká Magno (RTR Sport Team) é a sexta colocada da tabela. Ela soma 38 pontos, um a mais que Hugo Cibien (W2 Racing ProGP). Vinícius Papareli (RTR), Bruna Tomaselli (Garra) e Felipe Barrichello Bartz (W2 ProGP), todos ‘rookies’, fecham o top 10.
Fim de semana de muita velocidade
Quem não puder ir a Tarumã para acompanhar a prova poderá assistir à Stock Series em várias plataformas, sempre em transmissão ao vivo: pelo BandSports, canais SporTV, canais oficiais da Stock Car no YouTube, Facebook e TikTok, Motorsport.tv, Twitch da Tribo do Gaules e Portal High Speed, além da plataforma YouCast (para 100% dos clientes Americanet). Além da Stock Series, o final de semana em Tarumã incluirá também provas da Copa Shell HB20 e da Stock Car Pro Series.
Confira abaixo a pontuação da Stock Series e também o cronograma em Tarumã:
Classificação do campeonato após uma etapa:
1º - Zezinho Muggiati, 84 pontos 2º - Pietro Rimbano, 72 3º - Arthur Gama, 59 4º - Gabriel Robe, 56 5º - Enzo Bedani, 43 6ª - Kaká Magno, 38 7º - Hugo Cibien, 37 8º - Vinícius Papareli, 36 9ª - Bruna Tomaselli, 31 10º - Felipe Barrichello Bartz, 30 11º - Mathias de Valle, 29 12º - Felipe Papazissis, 12 Cronograma do final de semana Sexta-feira, 19 de maio 09h10 – Stock Series – Treino Livre 1 – Rookie 09h40 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Extra 10h10 – Stock Car – Shakedown 11h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 1 11h35 – Stock Series – Treino Livre 2 13h00 – Stock Car – Treino Livre 1 14h15 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 2 17h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 3 Sábado, 20 de maio 08h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 4 08h35 – Stock Series – Treino Livre 3 09h10 – Stock Car – Treino Livre 2 10h55 – Copa Shell Hyundai HB20 – Classificação 12h30 – Stock Series – Classificação 12h50 – Stock Car – Classificação 14h20 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) 15h50 – Copa Shell Hyundai HB20 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) Domingo, 21 de maio 09h15 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta) 09h55 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta) 10h40 – Visitação aos boxes 12h40 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) 13h20 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) 14h55 – Copa Shell Hyundai HB20 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) Stock Series, calendário da temporada 2023: 2ª etapa – Tarumã – 21 de maio 3ª etapa – Cascavel – 18 de junho 4ª etapa – Velopark – 17 de setembro 5ª etapa – Velocitta – 29 de outubro 6ª etapa – Interlagos – 17 de dezembroBinotto na Alpine? Ex-Renault, Rico Penteado comenta possibilidade e critica CEO da equipe
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #230 – Campeonato terá ‘revolução’ após começo da 'perna europeia' da F1 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.