Arthur Zanetti pilota Stock e fala da paixão por corridas
Campeão olímpico em 2012, ginasta visita Stock Car em Curitiba e se encanta com mundo da velocidade
Medalhista de prata nas argolas na Olimpíada do Rio de Janeiro neste ano e campeão olímpico na mesma modalidade no ano de 2012, Arthur Zanetti visitou a nona etapa da Stock Car, ocorrida neste último final de semana em Curitiba, Paraná.
A convite do piloto Átila Abreu, ele imergiu no mundo da velocidade, chegando a até mesmo pilotar um carro bem próximo do utilizado pelos pilotos profissionais na categoria.
Presença em alguns GPs do Brasil de Fórmula 1 nos últimos anos e acompanhando de perto a ação de pista em Curitiba desde a quinta-feira, Zanetti falou de seu amor paralelo pelos carros e pelas competições.
“Eu curto demais automobilismo”, disse ao Motorsport.com.
“Gosto muito de tudo que tem motor. Essa minha paixão vem desde criança. Meu pai sempre gostou muito de corrida, e o meu irmão é mecânico também. Conviver com eles aprofundou isso em mim. É um esporte diferente, tem uma adrenalina diferente. Admiro muito todos os pilotos, e a cada ano que passa essa paixão aumenta.”
“Sempre acompanhei Fórmula 1 e Stock Car. Obviamente com a minha atividade é difícil de estar vendo sempre, porque viajamos e precisamos manter a concentração. Mas, quando estamos em casa, pode até ser de madrugada, mas sempre vemos as corridas.”
Mas, para Arthur, a primeira paixão sempre foi a ginástica: “meus amores nunca rivalizaram.”
“A ginástica sempre foi a prioridade, e o esporte a motor sempre foi um hobby. Eu até gostaria quem sabe de guiar no futuro, mas por enquanto a gente sabe que não dá. A gente anda de carro às vezes, mas é só por brincadeira.”
“É mais pela brincadeira. Meu irmão trabalha em uma oficina em São Paulo. Eles fazem manutenção e preparação de carros. Quando estou livre, ele sempre me liga: ‘vem aqui porque trouxeram um Porsche, um Audi aqui’. Aí acabo indo lá rapidinho para dar uma olhada. Quando o carro vai para o dinamômetro é uma grande emoção.”
Depois de andar e pilotar um Stock Car, Zanetti diz que reconhece muito mais o esforço dos pilotos da categoria. “O respeito que eu tenho por quem corre aqui é total. Às vezes você acha que guiar é fácil, só virar o volante e trocar marchas.”
“O carro chega a 40°C, 50°C. Você faz sauna nesta temperatura e não aguenta. Só que aqui você sofre com essa temperatura por uma hora com o carro te jogando para todos os lados. Meu respeito por todos aqui é muito grande.”
Falando de seus ídolos no automobilismo, o atual vice-campeão olímpico disse que gosta bastante de ver vídeos antigos de Fórmula 1 na internet. “Gosto muito do Hamilton – acompanho a carreira dele há muito tempo. Obviamente também do Massa e do Barrichello.”
“Não os acompanhei muito porque tenho 26 anos, mas admiro muito Senna e Piquet também. Obviamente vejo os vídeos deles no YouTube. Daí a gente vê o quanto essas caras eram grandes.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.