Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Entenda o que realmente está sendo analisado na polêmica dos pneus da Stock Car; laudo já tem data para sair

Processo físico pode estar por trás da análise dos pneus confiscados após quali chuvoso no Velopark; confira todos os detalhes no Motorsport.com

A polêmica que cresce a cada dia na Stock Car Pro Series é a que envolve os pneus da categoria em 2024. Como você viu com exclusividade no Motorsport.com há exatamente um mês (18/09), as equipes co-irmãs TMG e Crown tiveram seus pneus de chuva confiscados pela Hankook, fornecedora oficial da categoria, e levados para a sede da companhia, na Coreia do Sul, junto com amostras de outras equipes para uma análise detalhada sobre mudanças em sua composição a fim de melhora de desempenho.

No início, entendia-se que uma substância, vulgarmente chamada de ‘meleca’, era utilizada para se ter maior aderência, especialmente nas primeiras voltas da classificação. As suspeitas vinham desde o ano passado, mas culminaram no ‘confisco’ dos pneus do Velopark, circuito gaúcho no qual foram usados compostos de chuva que até então estavam à disposição das equipes durante toda a temporada - diferentemente dos slicks, cujo uso é liberado somente na iminência de uma sessão de pista.

O editor recomenda:

O Motorsport.com soube que a expectativa recai sobre a publicação do laudo da Hankook, documento que pode - ou não - trazer algum tipo de punição às equipes, se algo ilegal for detectado. A reportagem apurou que até o fim deste mês um relatório deve ser enviado para a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e para a Vicar, promotora da Stock Car.

Além disso, a suspeita inicial do uso da meleca vem perdendo força. Acredita-se agora que o que pode estar ocorrendo não se trata de um processo químico, mas envolvendo a física. Explica-se: os pneus Hankook, mais duros que os compostos da fornecedora anterior, a Pirelli, podem ter sido ‘amaciados’ de maneira mecânica.

Como? De maneira que com o atrito de um rolete de ferro no pneu mude a disposição molecular da borracha, por meio de uma gestão mecânica e térmica dos compostos. Assim, na ida à pista, as gomas ficam hipoteticamente mais macias. Fazendo um paralelo com a Fórmula 1, é como se um pneu médio fosse ‘massageado’ a fim de fazer com que ele tivesse a mesma aderência do macio.

Valeria a pena? Isto é, tal processo poderia reduzir a vida útil dos pneus? No caso de uma equipe optar por fazer o dito processo, o cálculo ótimo por trás do método pode trazer o benefício da aderência sem alterar significativamente o desgaste do pneu. Este procedimento não seria o de ‘vulcanização’ - nem galvanização -, mas sim de têmpera, algo conhecido nas competições de kart.

A 'técnica' pode ser detectada pelo laboratório da Hankook, mas, para efeitos imediatos em um fim de semana de competição, é praticamente impossível de se observar, já que os pneus parecem inalterados a ‘olho nu’. A categoria, então, fica na expectativa de mais informações, que devem chegar após a próxima etapa do campeonato, disputada nos dias 25 e 26 de outubro em El Pinar, no Uruguai.

Red Bull ADMITE TER PEÇA INVESTIGADA pela FIA: Piastri ACUSA "QUEBRA DE REGRAS"! Polêmica pré-Austin

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Confira a classificação da Stock Car após a etapa de Buenos Aires, com Massa na liderança
Próximo artigo Stock Car: Confira horários e como assistir à estreia da etapa de El Pinar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros